A verdade sobre o Bacalhau A Páscoa se foi, mas você pode comer bacalhau toda hora. Sabia que a iguaria não é um peixe? Nosso chef explica gplus
   

A verdade sobre o Bacalhau

A Páscoa se foi, mas você pode comer bacalhau toda hora. Sabia que a iguaria não é um peixe? Nosso chef explica

Confira Também

Se te perguntarem o que é bacalhau, o que você responderia?
Ué! Bacalhau é um tipo de peixe, assim como salmão, atum, sardinha, robalo, badejo etc etc.....Certo? ERRADO! Bacalhau não é um tipo de peixe, bacalhau é um método de cura e conservação de peixe através da adição de sal. Portanto, não existe nenhum peixe chamado bacalhau, o que existe são peixes utilizados pra fazer bacalhau. Entendeu?

Agora façamos uma reflexão: se fazem bacalhau com vários tipos de peixe, devem existir bacalhaus melhores e bacalhaus piores, certo? CERTO.

Então como fazemos pra saber quais são os bacalhaus bons e ruins?

Seguinte: os melhores bacalhaus são de dois tipos, o Mohua e o Macrocéfalus, um do Atlântico Norte (Noruega e Canadá) e outro do Pacífico Norte (Alaska), respectivamente. Ambos são chamados "Bacalhau do Porto" porém, o Mohua (Atlântico) possui carne um pouco mais amarelada, enquanto que o Macrocéfalus (Pacífico) possui uma carne mais branca. Ambos são bastante bons, mas o Mohua é considerado por todos superior. Sendo assim, apenas ele é chamado BACALHAU DO PORTO IMPERIAL ao passo que o Macrocéfalus é chamado apenas de Bacalhau do Porto.

Existem mais quatro peixes que são encontrados no mercado, porém com sabor e textura bem inferiores aos descritos anteriormente. São eles o Pallock, Saithe, Ling e Zarbo. Normalmente, esses quatro peixes são utilizados pra fazer bolinhos ou pratos que demandem o peixe desfiado, pois sua textura e sabor não costumam agradar tanto.

Bom.....então agora vocês já sabem: BACALHAU NÃO É PEIXE E BACALHAU BOM SÓ SE FOR DO PORTO.


Ricardo Lorenzi