Tabacarias no eixo Rio - São Paulo Nem todo charuto caro é bom. AreaH consultou quem entende do assunto para você não tragar qualquer coisa por aí! gplus
   

Tabacarias no eixo Rio - São Paulo

Nem todo charuto caro é bom. AreaH consultou quem entende do assunto para você não tragar qualquer coisa por aí!

Confira Também

Imortalizado por nomes como Fidel Castro, Winston Churchill e J.F. Kennedy, nos dias de hoje os charutos são vistos com menos frequência nas ruas, porém os amantes da chamada arte de apreciá-lo estão por aí, em tabacarias, reuniões familiares ou em conversas com amigos. Mesmo sendo tão tradicional, ainda existem dúvidas acerca de onde encontrá-los, como selecionar marcas de qualidade e principalmente, quais os locais e momentos ideais para as tragadas de classe. Para estas e outras perguntas, Areah conversou com especialistas no assunto.

Ao falar sobre charutos, muitos remetem aos  famosos cubanos, tidos como os melhores do mundo. Segundo peritos no tema e consumidores, este título foi concedido pelo clima favorável de Cuba, já que para conservá-los a temperatura precisa estar em torno dos 18 graus e a umidade relativa do ar em mais ou menos 70%, o que se encaixa perfeitamente ao ambiente local. Outros fatores, como boas condições do solo e claro, símbolos como Ernesto Che Guevara e o próprio Fidel Castro contam muito. Estes motivos acabam exercendo influência no preço, por exemplo, uma caixa com 25 Alonso Menendez não sai por menos de R$ 542,00.

Dentre algumas das marcas mais conceituadas do mundo estão, por exemplo, Cohiba e Partagas, vistas como mitos pelos charuteiros mais tradicionais.  Cesar Adames, especialista em tabacos, também elege suas favoritas no mercado nacional. "No Brasil, as melhores são Monte Pascoal, Dona Flor e Alonso Menendez”. Ele ainda aconselha os iniciantes sobre qual charuto escolher. “O ideal é começar com os nacionais, mais suaves do que os cubanos. É interessante também iniciar com formatos mais curtos, como robuto ou petit corona". Vale um conselho, é sempre melhor optar pelo isqueiro com maçarico e gás para não interferir no sabor. Se for acender com fósforos, use os de palito e espere até a cabeça toda se queimar para evitar a ingestão de produtos químicos.

Existem discussões em torno da existência ou não de uma etiqueta ao fumar, porém, para Cesar Adames isso não passa de um mito. Ele também destaca que o melhor momento para apreciar um charuto é na companhia dos amigos ou simplesmente para relaxar. “Antes de mais nada, isso é dedicar um tempo para você. Nos dias atribulados que vivemos, o simples fato de parar e fumar um charuto é um prazer anti-stress. Outro ponto importante é poder colocar a conversa em dia.”

Ao ver fotografias, ou até mesmo cruzar com alguém apreciando um charuto, logo se pensa na bebida que melhor combina com o ritual. Para tornar o clima ainda mais especial, Cesar, que também é especialista em destilados, dá dicas sobre o que escolher. “Sim é, possível harmonizar os charutos com diferentes tipos de bebidas. Cognac (variante do conhaque), vinho do porto, uísque e rum são muito bem-vindos.” O lema adotado pelos charuteiros é ousar, combinações aparentemente esquisitas, como charuto e cerveja podem dar muito certo, tudo depende do gosto pessoal de cada um.

Mulheres e charutos, esta é uma ideia que pode soar estranha, porém, ao contrário do que alguns pensam elas são sim apreciadoras deste produto. Apesar de não serem encontradas com frequência dando suas baforadas em tabacarias (a maioria prefere fazer isso em casa), elas são consumidoras importantes.  Especialistas no assunto afirmam que muitas estão substituindo o cigarro pelo charuto. Uma das precursoras deste hábito entre o sexo feminino foi Leslie Caron, atriz francesa que apareceu com um e mãos no filme Gigi, de 1958.

Em vigor desde agosto de 2009, a Lei antifumo mudou radicalmente o funcionamento de bares e restaurantes, e principalmente a vida dos fumantes que residem na capital paulista. Como é proibido fumar em locais fechados, os estabelecimentos tiveram que se adaptar à nova regra.  Segundo Aluisio da Tabacaria Nacional, que fica na zona sul de São Paulo, a lei afetou um pouco os hábitos dos clientes. “Muitas tabacarias sofreram com a lei, portanto quem degustava em bares, deixou de fazê-lo,” encerra.

Há  uma corrente que critica ou se incomoda com os charutos pelo seu cheiro forte, que pode atrapalhar os não fumantes. Para sanar estes problemas, já é possível encontrar no mercado diversos tipos de sprays anti-tabaco, tanto para perfumar o ambiente, quanto para eliminar o cheiro nas roupas.

Curiosidades

Como dito, o charuto é um símbolo de status, por isso muitos nomes importantes da história encontraram neles, cubanos ou não, bons companheiros. Winston Churchill, um dos principais ícones da política inglesa, não abandonou seu velho hábito nem durante a guerra. Segundo relatos enquanto Londres era bombardeada, a primeira decisão de Churchill foi ligar na Tabacaria Dunhill e verificar o estado de seus charutos.

Outra boa história aconteceu com J.F. Kennedy, quando era presidente dos Estados Unidos, ele pediu ao seu assessor de imprensa que comprasse o maior número de cubanos H.Upmann e Petit Hupmann que conseguisse. Quando recebeu cerca de mil deles, assinou decreto que proibia a comercialização de todos os produtos vindos de Cuba.

Serviço

São Paulo

Nome: Tabacaria Nacional
Endereço: Alameda dos Maracatins, 1680 - Moema
Telefone: (11) 5041-1596 ou (11) 5096-2494
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 19h; sábados, das 9h às 12h
Acesso para deficientes: Sim
Delivery: Sim
Site: www.tabacarianacional.com.br

Nome: Tabacaria Davidoff
Endereço: Rua Normandia, 86 - Indianópolis
Telefone: (11) 3083-7344
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 21h; sábado, das 10h às 19h
Acesso para deficientes: Sim
Estacionamento: Sim
Site: www.davidoffbrasil.com.br

Rio de Janeiro

Nome: Tabacaria Africana
Endereço: Largo do Paço, 38 - Centro
Telefone: (21) 2509-5333 ou (21) 2221-3921
Acesso para deficientes: Sim
Site: www.tabacariaafricana.com

Nome: Trinidad Tabacaria
Endereço: Rua Lauro Müller, 116 - Botafogo
Telefone: (21) 2541-8189