Como escolher um relógio ideal para você Antes de adquirir um bom relógio, alguns detalhes devem ser levados em consideração para não errar na hora de escolher o modelo gplus
   

Como escolher um relógio ideal para você

Antes de adquirir um bom relógio, alguns detalhes devem ser levados em consideração para não errar na hora de escolher o modelo

Confira Também

Atemporais e estilosos, os relógios de pulso são considerados hoje, além de simples acessórios para usar no dia a dia, joias nas quais vale a pena investir - e muito, dependendo do modelo. Afinal, nem mesmo o implacável avanço da tecnologia foi capaz de deixar a peça para trás no gosto dos homens, que ainda insistem em adquirir e utilizar relógios que combinem com seu estilo e necessidades diárias.

LEIA TAMBÉM

Se você, neste exato momento, está enfrentando todas as dúvidas que envolvem a aquisição de um relógio novo, não se preocupe: este texto irá ajudá-lo em todas as etapas envolvidas na hora de escolher um modelo estiloso e em conta para desfilar no pulso. Com tantos modelos, marcas e preços no mercado, uma ajudinha é sempre mais que bem vinda no momento de escolher a peça, certo?

Então aproveite para pegar um copo de café, sente-se confortavelmente e veja as dicas que temos para ajudá-lo. Ao final da leitura, não restará mais dúvida alguma sobre como escolher o modelo de relógio que mais combina com você.

AFINAL, O QUE VOCÊ PROCURA EM UM RELÓGIO?

Antes de chegar na loja ou acessar um site e sair comprando um relógio apenas porque "achou ele legal", é necessário que você saiba exatamente o que busca em um relógio - ou seja, para que você precisa dele? Praticantes de esportes, por exemplo, têm preferência por modelos bastante específicos, que conseguem contar os batimentos cardíacos e cronometrar melhor o tempo. Já homens de negócios buscam por modelos mais práticos e um pouco mais luxuosos, que combinem com sua posição e caiam bem com ternos e costumes. Antes de investir seu precioso dinheiro em um relógio, tenha em mente seu estilo de vida e o modelo que mais combina com ele.

ESTE SERÁ O SEU PRIMEIRO RELÓGIO?

Se até o momento você dependeu da tela do celular para ver as horas e só recentemente decidiu comprar seu primeiro relógio de pulso, o ideal é que você escolha um modelo "multiuso", ou seja, que possa ser usado nas mais diversas ocasiões, seja para trabalhar, passear ou namorar. Para tal, um modelo casual deve bastar. O objetivo é fazer com que você se habitue com a peça no seu dia a dia antes de decidir investir em um modelo mais específico, como um esportivo ou um mais social. Este não precisa ser caro. Caso, ao final do período de experiência, você não tenha se habituado, pelo menos você não gastou muito dinheiro em uma peça que irá ficar esquecida no armário.

DEFINA REFERÊNCIAS DE ESTILOS E MODELOS

Se seu interesse por relógios de pulso é antigo, mas só agora teve a coragem (e dinheiro no bolso) para adquirir um só para você, é possível que você já tenha suas próprias referências de estilos e modelos nas quais se inspirar. Caso ainda não tenha, é aconselhável buscá-las antes de finalmente comprar a tão desejada peça. Consultar revistas masculinas e até mesmo os filmes com seu ator favorito e prestar atenção no que ele usa no pulso pode ser uma boa maneira de começar. Conforme observa e define seu próprio gosto, ficará mais fácil escolher o modelo que mais combina com o estilo que você deseja passar com a joia.

PEQUENO, MÉDIO OU GRANDE: QUE TAMANHO ESCOLHER?

Uma das dúvidas mais comuns que afligem os homens na hora de decidir qual relógio usar é o tamanho da peça. Isso, é claro, depende tanto do gosto pessoal quanto do tamanho do próprio homem que usará o relógio. Peças muito pequenas em homens muito grandes podem dar a impressão que ele está usando uma simples pulseira, enquanto homens menores e de pulsos mais finos que usam modelos maiores ficam igualmente estranhos, desproporcionais. A dica para acertar no tamanho do relógio é respeitar as proporções e manter um equilíbrio. Na dúvida, fique no meio-termo.

QUAL A MELHOR COR PARA SEU RELÓGIO?

Enquanto cores mais coloridas e chamativas costumam ficar reservadas aos relógios mais esportivos, modelos mais sociais e casuais pedem mais sobriedade e discrição. Cinza, preto e marrom costumam ser as cores mais indicadas aos homens que buscam relógios com cores mais discretas e neutras, que ficam bem em qualquer ocasião e caem bem com as mais variadas combinações de roupas. Mas se você ainda insistir em possuir um relógio com mais cores, a dica é deixar para usá-lo nas ocasiões mais informais, como aquele churrasco de família, ou durante a prática de esportes.

COURO, BORRACHA OU METAL: A PULSEIRA CERTA PARA SEU PULSO

Assim como tamanho e cor, o tipo de pulseira para o seu relógio é outro fator determinante ao escolher o modelo que mais combina com você. Aqui, porém, não tem uma regra determinada: vai do seu gosto pessoal. A pulseira, porém, deve ser a mais adequada ao seu estilo de vida - trabalha em escritório? Couro e metal. Costuma viajar muito? Borracha. Enquanto couro e metal transmitem uma imagem mais séria e profissional, a borracha costuma ser usadas por homens mais jovens e ativos. Lembre-se também que, independente da escolha que você faça, toda pulseira precisa ser ajustada a seu pulso, para seu conforto.

QUANTO VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A GASTAR NA PEÇA?

Enfim, chegamos à questão-chave no momento de comprar um relógio: quanto você está disposto a gastar na peça? Antes de responder, lembre-se que, hoje, comprar um relógio de qualidade é o mesmo que fazer um investimento, tal como comprar um imóvel ou um carro. E tem para todos os bolsos: a partir de R$ 100 até a nada simplória quantia de R$ 15000. Assim, você pode escolher tanto marcas mais simples (se este for seu primeiro relógio, uma marca nacional deve ser de bom tamanho) quanto relógios mais luxuosos e duráveis - se este for o caso, marcas como Rolex, Hublot, Omega, Montblanc e outras devem estar no topo da sua lista.


Luis Carvalho