7 dicas matadoras para aproveitar as promoções e vantagens da Black Friday Separamos algumas dicas para você ficar de olho no seu bolso durante a Black Friday e garantir as melhores compras gplus
   

7 dicas matadoras para aproveitar as promoções e vantagens da Black Friday

Separamos algumas dicas para você ficar de olho no seu bolso durante a Black Friday e garantir as melhores compras

Confira Também

Você passou o ano todo de olho no bolso: economizou seu dinheiro suado, decidiu abrir uma poupança, cortou despesas e procura gastar apenas com o que precisa - na maioria das vezes. Eis então que chega a aguardada Black Friday, evento famoso por oferecer diversos produtos com descontos chamativos e preços mais acessíveis. Você não vai desperdiçar todo o seu esforço até aqui comprando tudo o que encontra pela frente sem pensar duas vezes, vai? 

LEIA TAMBÉM

Em 2017, a Black Friday acontecerá no dia 24 de novembro. Estima-se que, em média, a movimentação no comércio eletrônico durante a data seja 15 vezes maior do que em um dia normal. Segundo pesquisa realizada pelo Google, a previsão é que 68% dos brasileiros compre algo online no dia, ao contrário do ano anterior em que 61% das pessoas tiveram a intenção de aproveitar a data para consumir no e-commerce.

Quer saber como valorizar melhor seu dinheiro durante a Black Friday? Separamos algumas dicas para você aproveitar a data com muito mais consciência e controle. Confira:


|#1 PESQUISE OS PRODUTOS COM ANTECEDÊCENCIA

Não adianta deixar para olhar os preços dos produtos que deseja comprar somente na hora da compra. Fique de olho nas alterações por, pelo menos, dois meses antes da data da Black Friday - muitas lojas aumentam os preços apenas para fingir promoções no dia, não caia nessa. Além disso, confira o mesmo produtos em diferentes sites e compare as vantagens que cada um oferece (preço mais baixo, frete grátis, compras "casadas" etc). 

|#2 CHEQUE OS ANTECEDENTES DA LOJA ANTES DE COMPRAR

Para evitar gastar dinheiro e se decepcionar com produtos que chegam danificado ou nem mesmo são entregues, fique de olho nas lojas que mais costumam receber reclamações depois da Black Friday. Para garantir mais segurança para o consumidor, o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) mantém uma lista (veja aqui) com os principais sites a serem evitados para não cair em fraudes no evento. Confira, fique de olho e compre com mais segurança.

|#3 SAIBA O QUANTO PODE GASTAR E SEPARE UMA QUANTIA

É comum, durante a Black Friday, se empolgar um pouco com a queda dos abusivos preços de alguns produtos e gastar mais do que você pode - afinal, sabe-se lá quando haverá uma oportunidade como essa, certo? Porém, quando a empolgação passa, ainda a resta a conta a pagar e ela pode não sair nada barata. A dica para evitar que você passe por situações como essa é simples: estabaleça previamente um limite para pagar e não o ultrapasse de forma alguma. Dessa forma, você se sentirá menos impulsivo e contará melhor as moedas antes de gastá-las.

|#4 NÃO COMPRE POR IMPULSO, FAÇA UMA LISTA

Listas são as melhores (ou seriam as piores) amigas das compras impulsivas. Racionalmente, liste todos os itens que você deseja comprar nesta Black Friday. Em um segundo momento, risque os itens que você pode deixar para comprar em outro momento, os menos necessários. Deixe apenas o que for prioridade e que você tenha certeza que irá usar. Com o Natal chegando, vale a pena incluir nessa lista os presentes para familiares e amigos também. Procure se ater à essa lista e você sentirá o resultado no seu bolso.

|#5 ATIVE NOTIFICAÇÕES DE PRODUTOS QUE TE INTERESSAM

Outro recurso bastante útil para monitorar preços e vantagens antes de fazer uma boa compra é manter-se atento a seu e-mail. É comum que, com a aproximação da Black Friday, muitas lojas comecem a enviar mensagens notificando seus clientes sobre as principais promoções de produtos que possivelmente os interessam. Apesar de ser mais comum ignorar e descartar esses e-mails no dia a dia sem nem mesmo consultá-los, vale a pena dar um pouco de atenção à essas notificações para ficar de olho na sua lista de compras. Compare lojas e faça boas aquisições. 

|#6 ACORDE CEDO PARA APROVEITAR OS MELHORES PREÇOS

É comum pensar que as promoções são as mesmas o dia todo durante a Black Friday, mas não é bem assim que a banda toca. Geralmente, os preços já costumam ser mais baixos desde a meia noite do dia do evento e quem compra primeiro costuma garantir produtos mais concorridos por preços mais baixos. A dica é não esperar muito para adquirir eletrodomésticos, por exemplo, principálmente com descontos a partir de 20%.

|#7 PREFIRA PAGAMENTO COM CARTÃO DE CRÉDITO

É comum acreditar que usar o cartão de crédito na hora de comprar online é arriscado, motivo pelo qual muitos optam por pagar suas compras na Internet por meio de um boleto. O avanço da tecnologia para e-commerces, porém, garantiu muito mais segurança aos clientes que desejam cadastrar seus cartões sem medo. Assim, é possível também pedir o estorno da transação caso aconteça algum problema, ao contrário do boleto que não oferece tal garantia.


Luis Carvalho