Vale a pena comprar carro de leilão? Veja prós e contras Comprar carro de leilão pode ser muito vantajoso. Mas alguns cuidados devem ser tomados para não entrar numa fria gplus
   

Vale a pena comprar carro de leilão? Veja prós e contras

Comprar carro de leilão pode ser muito vantajoso. Mas alguns cuidados devem ser tomados para não entrar numa fria

Confira Também

Comprar carro não é uma tarefa nada fácil, ainda mais em tempos de crise e com poucos dígitos na conta bancária. São muitos os fatores que pesam na escolha: modelo, ano, quilometragem, estado do carro, cor, mas o principal de tudo é o preço, afinal, todos nós podemos sonhar com uma Ferrari, achar ela linda e desejar ter uma em sua garagem, mas nem todos tem a verba necessária para comprá-la.

Uma boa opção visando a economia é ir a leilões, já que lá o valor é muito menor comparado ao de qualquer loja ou concessionária. Entretanto nem tudo são flores, existem muitos cuidados que precisam ser tomados antes de adquirir um veículo nessa situação para evitar problemas futuros.

VEJA TAMBÉM:

Antes de tudo, é importante entender como funciona a maioria dos leilões. Esse acontecimentos não são regras, mas ocorrem quase sempre, por isso, também vale a pena dar uma olhada nas políticas daquele leilão específico. Normalmente as datas e locais do leilão são divulgadas no site da empresa. O lote dos veículos costumam ser divulgados 1 dia antes, mesmo dia que ocorrem as visitações, mas vale lembrar que dificilmente alguém conseguirá entrar no carro ou olhar seu motor, eles são vendidos sem que nenhum possível comprador tenha tocado nele.

Normalmente os carros vão a leilão por questão burocrática, isto é, documentos atrasados, proprietário não conseguiu terminar de pagar, ou o veículo não foi registrado no imposto de renda. Outra opção é quando o automóvel é apreendido e o dono não procura por resgate em 90 dias. Nesse segundo caso, o estado de conservação costuma ser pior.

Além disso, pesquise muito sobre a empresa que está leiloando o carro, algumas de mais confiança oferecem veículos em melhor estado. Outra dica interessante é pagar por um laudo completo do veículo, uma empresa especializada costuma cobrar algo em torno de R$200,00.

Veja alguns prós e contras de comprar um carro no leilão:

- Preço muito menor
Em alguns casos, o desconto pode chegar a 50% comparado ao valor da tabela FIPE, mas mesmo que você não tenha tanta sorte, pode conseguir facilmente um diferencial de aproximadamente 30%, o que já é uma belíssima economia.

- Carro sem dívidas
Qualquer carro adquirido em leilão está totalmente livre de dívidas. Conforme diz o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro, o valor pago pelo veículo em leilão deverá cobrir todas as dívidas existentes, e isso inclui IPVA, multas, etc.

- Dificuldades com seguro
Assim como você pode ter o pé atrás na hora de comprar um veículo em leilão, uma seguradora não costuma ver com bons olhos esse veículos. Portanto torna-se uma prática bem comum os seguros não aceitarem, ou então cobrarem peços abusivos.

- Pagamento à vista
Carros comprados em leilão são adquiridos na hora. A partir do momento que o seu lance foi o mais alto, é bom você ter aquela quantia para dar naquele dia, caso contrário, o carro não será seu.

- Gastos extras
Caso o carro comprado tenha qualquer tipo de problema, o comprador deve arcar com as consequências. Então um farol quebrado, algum amassado na lataria, peça quebrada será responsabilidade do novo proprietário. Por isso é muito importante conhecer a procedência da leiloeira e tentar pesquisar sobre o carro (procurando pelo número do chassi, por exemplo) para evitar dores de cabeça.


Arthur Gabor