10 ótimos vinhos para beber na primavera Saiba como escolher o vinho ideal para beber na primavera e aproveitar o melhor da estação gplus
   

10 ótimos vinhos para beber na primavera

Saiba como escolher o vinho ideal para beber na primavera e aproveitar o melhor da estação

Confira Também

Com o início das temporadas de calor, os programas a céu aberto, os pratos e petiscos mais leves se tornam protagonistas para quem gosta da boa mesa. E os vinhos são fundamentais para completar esses momentos. Os tintos leves e, os tradicionais para a época, rosés e brancos, são as opções mais indicadas. “Esta época pede vinhos com mais jovialidade, que são fáceis de serem consumidos, e são complexos ao paladar. Os brancos refletem os aromas florais, os rosés têm um caráter mais frutado, e os tintos são feitos com uvas mais jovem que torna o vinho leve, perfeitos para a época”, explica o sommelier Aldo Assada.

Apesar das inúmeras opções, segundo o especialista, o rosé é que é o símbolo da primavera, junto dos espumantes e vinhos brancos. “Quem determina o vinho são os pratos. Com a estação mais amena, entram os vinhos com mais acidez e frescor, como o rosé, o espumante e o branco”, explica.

A escolha da bebida, claro, não é uma regra. Mas a combinação com os pratos é bastante importante. “Tanto que o vinho rosé aumentou sua comercialização no Brasil depois que os consumidores passaram a pesquisar e buscar entender o universo dos vinhos”, comenta.

Para te ajudar a escolher o vinho ideal para beber na primavera, junto de um bom prato, nós do AreaH, com ajudinha da Grand Cru, maior importadora e distribuidora de vinhos no Brasil, preparamos uma lista com ótimas indicações. Confira! 

VINHO ROSÉ CHÂTEAU DE BERNE HOMMAGE RIVIERA – FRANÇA
Este é um rosé cheio de frescor e tipicidade. Os aromas frutados são bastante generosos e sedutores, com framboesas, morangos e amoras. Na boca, as frutas se encontram com a acidez equilibrada e um longo final, perfeito para acompanhar o demorado pôr-do-sol do litoral ou um bom prato de frutos do mar.

VINHO BRANCO ESCORIHUELA GASCON VIOGNIER 2015 – ARGENTINA
A casta francesa Viogner que dá origem a este vinho é conhecida por suas notas metálicas e pelos aromas de damascos frescos. Este exemplar segue à risca, mas não sem acrescentar seu toque tropical. Nos aromas, acrescentam-se aromas de lichia e banana, com um delicado toque floral. Em boa, a elegância persiste em uma estrutura macia e de acidez refrescante, com um final sedoso e notas herbáceas.

VINHO TINTO GOTÍN DEL RISC MENCIA 2012 – ESPANHA
Este tinto espanhol possui caráter frutado, marcado por frutas vermelhas maduras, notas de tomilho fresco, cal, terra úmida, geleia de mirtilo, anis, cardamomo e violetas. Na boca, é sedoso e elegante. O estágio em barrica lhe aportou sutileza e maciez, o que faz dele um vinho gastronômico. Mencia é o nome da uva que deu vida a este tinto, muito cultivada em Bierzo, Castilla y Leon, cujo solo mineral e a proximidade com o Oceano Atlântico permitem que a uva se desenvolva e amadureça perfeitamente.

VINHO FRISANTE SARACCO MOSCATO D'ASTI DOCG – ITÁLIA
Um vinho festivo, vibrante e complexo. A mais perfeita expressão do que um frizante doce pode ser. De perlage fino, aromas intensos de flor de laranjeira, pêssego e tomilho. Considerado por Robert Parker o melhor Moscato D'Asti do Piemonte.

VINHO BRANCO SAN MARZANO EDDA BIANCO SALENTO 2015 – ITÁLIA
O corte inusitado dá personalidade única à bebida: a Chardonnay, que representa a grande maioria, é responsável pela estrutura do vinho, enquanto que as outras – Moscatelo Selvatico, casta autóctone da Puglia, e a Fiano -, são responsáveis por seu “aroma inédito”. Rico em aromas, o vinho ainda deixa a taça perfumada com notas florais, de pêssego e de baunilha. Amplo no paladar, preenche a boca com seus sabores intensos, mas sem deixar de lado frescor mineral e elegância surpreendente

VINHO TINTO SAINT CLAIR’S SUN PINOT NOIR 2016 – NOVA ZELÂNDIA
Este exemplar tem cerejas, framboesas e amoras levemente maduras, chegando a lembrar em alguns momentos até geleia de frutas vermelhas, compõem seus aromas e sabores, que equilibram perfeitamente bem os toques de frescor. O “Sun” Pinot Noir é tão fresco que é possível servi-lo mais gelado do que o habitual.

VINHO ROSÉ SUAVE BENJAMIN NIETO– ARGENTINA
Produzido a partir de uvas Malbec, lá na região de Mendoza, esse vinho não tem apenas uma cor muito atrativa. O aroma também chama atenção, lembrando muito frutos vermelhos maduros, como morangos e amoras, e o sabor fica entre o levemente adocicado e refrescante e o final frutado.

VINHO BRANCO SANTA CAROLINA RESERVA CHARDONNAY – CHILE
Para quem prefere os vinhos brancos, essa é uma boa pedida. Fabricado no Vale do Casablanca, no Chile, esse vinho seco tem parte de sua fermentação feita em barricas antigas e amadurece em carvalho francês por cerca de seis meses. Seu aroma é uma combinação de pêra, pinha, figo e banana, e o sabor traz traços de baunilha e mel.

VINHO TINTO VALPOLICELLA CORNALÉ – ITÁLIA
Este vinho tinto italiano produzido na região de Vêneto, é uma escolha ideal para as temperaturas altas da primavera, isso porque é bem frutado e com acidez refrescante. Este tinto pode ser servido entre 12º a 15ºC e combina muito bem com assados e carnes vermelhas.

VINHO ROSÉ CHÂTEAU DE PORCIEUX – FRANÇA
Este vinho rosé é produzido em Provence, e é uma bebida bastante equilibrada com aromas de frutas vermelhas. Seu teor alcoólico é de 12,5% e pode ser servido até 9ºC, sendo uma perfeita companhia para saladas de frutas vermelhas, vieiras e carnes brancas, como frangos e peixes.


Nathalia Marques