12 petiscos fáceis de fazer para harmonizar com cada tipo de vinho Quer aliar seu vinho favorito com um petisco que harmonize com ele? Ensinamos você algumas receitas rápidas para não perder tempo gplus
   

12 petiscos fáceis de fazer para harmonizar com cada tipo de vinho

Quer aliar seu vinho favorito com um petisco que harmonize com ele? Ensinamos você algumas receitas rápidas para não perder tempo

Confira Também

Com a popularização da gastronomia, o termo "harmonizar" tem se tornado cada vez mais comum. Encontrar as características entre as bebidas e os alimentos que casem entre si e proporcionem uma experiência única a quem os consome pode ser um desafio para os leigos, mas não é impossível. Uma das bebidas consideradas mais difíceis de harmonizar, os vinhos possuem características variantes entre seus diferentes tipos, cada qual com seus próprios petiscos mais recomendados para harmonizar.

LEIA TAMBÉM

Se você gosta de apreciar um bom vinho, mas sente falta de um delicioso acompanhamento para degustá-lo com ainda mais sabor, confira essas receitas que separamos para você aproveitar sua bebida com ainda mais intensidade e prazer.

PETISCOS PARA HARMONIZAR COM VINHO TINTO

O vinho tinto é a principal escolha para quem deseja desfrutar de um copo na companhia de amigos ou da namorada por ser delicioso e bastante versátil. Aqui, o ideal é escolher pratos à base de carne com gordura e estrutura, pois além de serem muito fáceis de preparar, agradam a todos os paladares.

PETISCOS PARA HARMONIZAR COM VINHO BRANCO

A textura leve do vinho branco pede um acompanhamento também mais leve. Neste caso, os petiscos mais indicados são a base de peixes e frutos do mar - são aromáticos e possuem acidez na medida certa para acompanhar o vinho branco -, como o bolinho de bacalhau ou mesmo uma isca de peixe. O camarão também é uma ótima opção a ser explorada com o vinho branco, assim como uma tábua de queijos leves, como ricota, brie, coalho, minas frescal, mussarela e mussarela de búfala.

PETISCOS PARA HARMONIZAR COM VINHO ROSÉ

Servidos gelados, os vinhos rosé combinam perfeitamente com os aperitivos apreciados em restaurantes e bares durante o verão. Leve e bem estruturado - normalmente com notas de especiarias e frutas como morango ou cereja -, é perfeito para ser apreciado em ambientes quentes. Além disso, sua harmonização é muito fácil, pois combina com frutos do mar e canapés, além de sanduíches e bruschettas.


PETISCOS PARA HARMONIZAR COM ESPUMANTE

Se você pensa que espumantes não conseguem harmonizar com comidas, está muito enganado! Os espumantes são ideais para acompanhar uma batata frita, polenta, salgadinhos, anéis de cebola, frango a passarinho e até mesmo torresmo. Na estação mais quente do ano, os tipos brut rosé, moscatel e prosecco são muito indicados, pois harmonizam com uma grande variedade de alimentos como ostras, queijos e canapés.

PALITOS DE MUSSARELA

 


Luis Carvalho