7 dicas para escolher o travesseiro ideal Especialista explica como o travesseiro correto pode ajudar na qualidade e saúde do seu sono gplus
   

7 dicas para escolher o travesseiro ideal

Especialista explica como o travesseiro correto pode ajudar na qualidade e saúde do seu sono

Confira Também

Uma boa noite de sono garante mais que o bom humor no dia seguinte: ajuda no bom funcionamento do organismo. E dormir com o travesseiro certo tem tudo a ver com isso, uma vez que ajuda a alinhar a coluna cervical com o tronco e relaxa os músculos para que você se sinta descansado e pronto para mais um dia.

Porém, para que isso ocorra, é preciso ter cuidado na hora de escolher o travesseiro “ideal”: ele deve dar um bom suporte para seu pescoço e costas, permitindo que você acorde sem dores nas costas, principalmente se você é aquele tipo de cara que muda de posição várias vezes durante o sono. 

A qualidade do travesseiro é outro item relevante na hora da comprar, já que quando a espuma vai perdendo sua flexibilidade, a passagem do ar por entre as fibras se torna mais difícil e a falta de ventilação faz com que fungos e bactérias desenvolvam-se mais rapidamente em sua estrutura. Ninguém merece, não é? 

Para conter estes e outros “problemas”, existe uma porção travesseiros feitos com diversos materiais, sendo que cada um é indicado para um tipo de postura, idade, peso, posição em que costuma dormir e até para quem tem alergias. Por essas e outras a escolha deste item deve ser feita com muita atenção, afinal, ninguém merece ficar sofrendo durante a noite, e acordar com dores, por causa de um travesseiro, certo?

Para saber como adquirir o travesseiro ideal, o educador físico e especialista em ortopedia do sono, Jefferson Ernani, da Cia. do Sono, preparou algumas dicas essenciais. Confira! 

#1 – Avalie o tamanho dos ombros. De acordo com especialista, os ombros precisam estar posicionados de forma que o travesseiro sirva como suporte para manter a coluna alinhada, desde o pescoço até a lombar. Isso garante o relaxando dos músculos e uma boa noite de sono. 

#2 – Qualidade do material. Travesseiros com espuma 100% pura possuem maior durabilidade. Para dar a sustentação necessária são indicados os de visco elástico ou látex que, além do suporte, oferecem maior conforto – ideal para os “exigentes”. 

#3 – Modelo e espessura. Dentre uma infinidade de modelos, os mais comuns são os cervicais e o tradicionais. Os cervicais se encaixam melhor quando são usados na diagonal, pois fazem o contorno no rosto dando todo o suporte que a coluna precisa. Já o tradicional, por sua vez, é melhor para quem tem o pescoço mais curto ou muda de posição muitas vezes durante a noite.

#5 – Travesseiro entre os joelhos. “Não podemos esquecer que a posição correta para dormir requer o uso de um travesseiro como suporte para cabeça e outro entre as pernas”, lembra Jefferson.  Por mais estranho ou incômodo que possa parecer ter um segundo travesseiro entre as pernas, o especialista garante que tal posição é a melhor para aconchegar as articulações dos joelhos e relaxar todos os músculos do corpo durante as longas horas de sono. Vale à pena testar.

#6 – Trocar a cada dois anos. Com o tempo, o travesseiro vai perdendo a capacidade de suporte e não consegue mais sustentar o peso da cabeça, além disso, a umidade gerada pelo suor do corpo e material orgânico, como escamas da pele, promove uma proliferação de ácaros, fungos e bactérias de maneira muito mais rápida no travesseiro. Por isso, o indicado, segundo o especialista, é que o travesseiro seja trocado a cada dois anos.

#7 – Experimente antes da compra. “O travesseiro ideal deve gerar uma sensação de conforto e alívio de tensão da musculatura do pescoço. Dessa forma, as chances de acertar na escolha são maiores”, conclui Jefferson.


Nathalia Marques