Drones: tudo que você precisa saber para ter um Quer ficar por dentro dessa novidade? Veja aqui o que você precisa saber para ter um drone, seja para se divertir ou trabalhar gplus
   

Drones: tudo que você precisa saber para ter um

Quer ficar por dentro dessa novidade? Veja aqui o que você precisa saber para ter um drone, seja para se divertir ou trabalhar

Confira Também

Você já deve ter ouvido falar deles e, se deu sorte, já até chegou a ver um deles passando por cima da sua cabeça em uma ou mais ocasiões. Os drones estão cada vez mais presentes no cenário urbano como peças tecnológicas de grande utilidade que servem a diferentes funções devido suas capacidades de filmagem, fotografia, transporte de objetos, entre outras.

Designados oficialmente com VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), os drones surgiram no cenário tecnológico há algum tempo, com usos bastante diferentes daqueles pelos quais os conhecemos hoje. Inicialmente de uso exclusivamente militar, os drones não eram muito mais que apenas robôs espiões, capazes de sobrevoar zonas inimigas sem ser detectados para filmar ou tirar fotos com objetivos táticos. Não demorou muito para que os drones caíssem no interesse do público.

Com uma frequência cada vez maior, as pessoas que possuíam alguns conhecimentos técnicos passaram a construir sozinhas seus próprios drones com os recursos que tinham. Os protótipos eram bastante simples e rústicos, mas cumpriam seu dever. Um grande número de drones caseiros começaram a sobrevoar os centros urbanos. Não demorou para que esse interesse com a novidade se tornasse uma forma de vender essa tecnologia com outros propósitos para o consumidor comum.

Se você é uma das muitas pessoas que se interessam pelo assunto e deseja ter um drone mas não tem certeza ainda ou não sabe como fazer, onde procurar ou quais são as regras para esse veículo, veio ao lugar certo!

Conheça os modelos
Hoje, no mercado, existe uma grande variedade de modelos de drones disponíveis para serem comprados e usados por qualquer pessoa que esteja disposta a pagar seu preço. Alguns desses se destacam por sua qualidade e funcionalidade. Conheça os principais:

Phantom 3 - Esse drone mais profissional possui dois modelos diferentes: um equipado com câmera Full HD e outro com uma câmera 4K. Seu preço é bastante acessível apesar da tecnologia que é utilizada por ele. Seu vôo pode ser coordenado por meio de um controle remoto ou por um aplicativo de celular, através de smartphones. Possui capacidade de voo de 2km e faz streaming.

Inspire 1 - Com capacidade de filmagem em 4K, esse drone possui autonomia de voo de 18 minutos, uma câmera de 12 megapixels substituível, possui estabilizador e ainda faz streaming para telas de smartphones e tablets. Fabricado em fibra de carbono, o que aumenta sua resistência, o drone atinge 4 km de altura.

Lily - Umas das queridinhas no mundo dos drones, o modelo chamado de "Lily" surpreende por sua capacidade de fazer voos autônomos, sem qualquer necessidade de ser controlado de alguma forma por alguém. Ele segue automaticamente a pessoa que estiver usando uma pulseira com GPS, sendo ideal para filmar esportes radicais. Ele consegue fazer filmagens com uma câmera de 12 megapixels e sua altura de voo é de, no máximo, 15 metros, se movendo a 40 km/h. Sua bateria comporta 20 minutos de funcionamento.

Mini drone 3.0 - Esse é um modelo pequeno e bastante barato, mas com uma grande funcionalidade, perfeito para quem deseja um modelo prático e moderno. Seu financiamento foi feito de forma coletiva pela internet, arrecadando mais de 7 milhões de dólares. Na época do lançamento foi vendido a míseros 125 dólares cada um. Controlado pelo smartphone, o drone pode filmar em HD, além da ter capacidade de se integrar com as redes sociais.

Zano - Esse modelo tem um tamanho bastante reduzido, sendo capaz de ser transportado na palma da mão, pesando menos de 60 gramas. Sua câmera de 5 megapixels tem capacidade de realizar filmagens em HD e também em infravermelho. O drone é controlado pelo celular e tem autonomia para desviar sozinho de objetos, estabilizador de imagem e também controle automático de altitude. 

Onde comprar?

Hoje, existe uma grande uma grande quantidade de lojas que comercializam esses drones com permissão e regulamentação. Lojas especializadas são os melhores lugares para buscar um drone de uso pessoal, pois contam com uma variedade enorme e estarão mais preparadas para lidar com qualquer problema que surgir com o produto. 

O melhor é evitar comprar drones na internet. Mesmo com fotos do produto, é melhor ter o contato direto na hora da compra para saber o tamanho e as outras características. Por serem bastante frágeis e exigirem cuidados, o transporte ao se comprar um deles pela internet pode não ser o melhor, o que pode resultar em produtos danificados. 

Quanto gastar?

Aí depende. Como você viu, existem vários modelos de drones com diferentes preços e com diferentes benefícios e utilidades. Para saber quanto vale a pena gastar em um desses, é necessário ver em que ele vai ser utilizado e a necessidade dele, seja para uso pessoal, entretenimento ou trabalho. O importante é lembrar que um drone é um investimento que oferece recursos que ainda são exclusivos de apenas uma parte das pessoas e dos profissionais.

Regulamentação

Para que o uso dos drones seja liberado, é necessário que seus donos obedeçam uma série de regras estabelecidas na lei que dizem respeito a esses veículos aéreos não tripulados. São exigidas uma certificação e uma autorização de voo para que eles possam ser utilizados. Tanto pessoas que queiram usar esses drones para se divertir quanto empresas que desejam usá-los em suas tarefas devem buscar pela regulamentação. 

Desde janeiro, os drones estão proibidos de voar sobre cidades, segundo regras da Aeronáutica. Quem precisar fazer esse tipo de voo deve buscar permissão para isso. Deve-se ir à Anac e a Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) para apresentar documentos e saber os detalhes sobre como proceder, além dos diferentes usos para os drones e suas respectivas regras. 

Para que usar?

Existem diversos usos possíveis para os drones atualmente. Eles podem ser utilizados em filmagens de grandes áreas, tirar fotos de ângulos inimagináveis, transportar objetos até lugares inacessíveis e muito mais. Existem algumas pessoas que usam a imaginação para adaptar seus drones e transformá-los de maneira inacreditável. 

Alguns modelos já chegaram a ser adaptados para carregarem serras elétricas, serem utilizados como pulverizadores, levarem cachorros para passear, dançar, servir mesas, fazerem mapeamento em 3D, caçar furações, monitorar e proteger lugares e busca e recuperação em acidentes.  

Por Luis Carvalho.


Luis Carvalho