Top 5: As pessoas mais poderosas do mundo Há aproximadamente 7,1 bilhões de indivíduos no planeta, mas apenas 5 deles conseguem fazê-lo girar de uma maneira especial gplus
   

Top 5: As pessoas mais poderosas do mundo

Há aproximadamente 7,1 bilhões de indivíduos no planeta, mas apenas 5 deles conseguem fazê-lo girar de uma maneira especial

Confira Também

O que o presidente dos Estados Unidos, o Papa e o criador do Windows têm que comum? Não, eles não jogam pôquer juntos nem se falam direto no Whats App; porém todos eles foram destacados no ranking das personalidades mais poderosas do globo em 2012 compilada pela Forbes. 

Anualmente, a revista divulga uma visão anual dos chefes do Estado, financiadores, filantropos e empresários que realmente mandam no mundo. No entanto, para fazer parte desta lista tão especial, o candidato deve cumprir um dos quatro requisitos: ter poder sobre muitas pessoas, recursos financeiros astronômicos, PIB superior à maioria (chefes de Estado) ou ativos e receitas acima da média (CEOs). 
 
#5 - Papa Bento XVI
De acordo com a doutrina da supremacia papal, o Papa desfruta de “poder completo, imediato, supremo e universal” sobre as almas dos 1,2 bilhão de católicos mundo afora. Os devotos se voltam para o Vigário de Cristo para dar a palavra final sobre as decisões mais pessoais de suas vidas, desde o casamento até a eutanásia. Embora Bento XVI enfrente inúmeras contestações, mais recentemente de grupos feministas, ele ainda é um chefe de estado, já que comanda a cidade do Vaticano.

#4 - Bill Gates
Embora tenha doado mais de 28 bilhões de dólares a instituições de caridade, Gates mantém o segundo lugar entre os mais ricos do planeta, com sua fortuna aparentemente interminável de 65 bilhões. Sua missão pós-Microsoft incluem eliminar diversas doenças infecciosas e letais -- em outras palavras, a meta do cara é salvar até 8 milhões de vidas até 2020. E a coisa não pára por aí: além disso Gates ainda pretende convencer outros ricaços a fazer o mesmo.

#3 - Vladimir Putin
Reeleito por mais seis anos como presidente da Rússia -- pela terceira vez -- em março, Putin confirmou o que ninguém queria acreditar. Depois de passar anos trocando mensagens com o primeiro ministro Dmitri Medvedev, ele oficialmente voltou com tudo ao poder. Mesmo com idade para se aposentar, o ex-KGB -- que controla um exército equipado com armas nucleares, as maiores reservas de petróleo e gás do mundo e tem lugar garantido no Conselho de Segurança da ONU gosta de mostrar o que pode fazer. Em 2012, Putin foi globalmente reprovado por prender a banda punk anti-Kremlin Pussy Riot.

#2 - Angela Merkel
A mulher mais poderosa do planeta é a “espinha dorsal” da União Europeia e carrega o fardo do euro em suas costas. Quando decidiu aliviar a crise no Velho Continente através de medidas de austeridade, Merkel foi contestada tanto pelos países mais atingidos do sul quanto pelos mais ricos do norte. Por causa dela, a comunidade europeia recebeu o prêmio Nobel da Paz.
 
#1 - Barack Obama
O carismático presidente norte-americano levou as eleições deste ano com o voto popular, apoio do colégio eleitoral e unanimidade em sete estados dos EUA. Agora ele tem mais quatro anos para comandar o maior poderio militar do mundo, sua economia sólida e sua cultura pra lá de poderosa -- literalmente, o chefe do “mundo livre”.