Trambiques paternos Carros, mulheres e diversão? Veja as barbaridades que o seu velhote pode ter aprontado antes de você pisar neste mundo gplus
   

Trambiques paternos

Carros, mulheres e diversão? Veja as barbaridades que o seu velhote pode ter aprontado antes de você pisar neste mundo

Confira Também

Em tempos de plena revolução tecnológica, não são apenas os pais que se espantam ao perceber que os filhos se tornaram seus professores em muitos aspectos. A ficha pode demorar pra cair, porém mais cedo ou mais tarde a gente entende que aquele figurão repleto de segurança e atitude de um dia agora deu lugar a um senhor que tem dificuldades com smartphones. Mas não cometa o engano de achar que o velhinho é tão inocente.

A maioria dos jovens adultos de hoje são filhos de pessoas que viveram a adolescência e início da fase adulta durante os anos 1970, e portanto fazem parte da geração X. Numa época em que a ditadura comandava dentro e fora de casa, nossos pais foram criados cheios de dúvidas por homens autoritários que não admitiam opinião de moleques. 

Para comemorar a data especial de hoje, destacamos aqui algumas das situações que provavelmente seu pai encarou para sobreviver a um período em que o sexo antes do casamento estava em baixa -- e Led Zeppelin bombava no rádio. 

ROUBAR O CARRO
“Dar duro para conseguir as coisas” -- este é o lema que muitos vovôs ainda carregam no peito e seu velho pai ouviu quase todos os dias. Para dar um rolezinho de carro até a esquina era necessário lavar e lustrar os Karmann-ghias, Opalas e Fuscas durante um domingo inteiro. Pegar a caranga emprestada sem avisar nas madrugadas de sábado para descolar uns brotinhos era o highlight da semana.

CARREIRA
A década de 70 foi marcada pela recessão norte-americana, e enquanto a universidade ainda era o destino de poucos no Brasil, aos 18 anos milhares eram recrutados pelo exército. Metade dos que se formaram atualmente trabalham em ramos completamente diferentes da sua área de atuação -- talvez porque quem decidia a profissão era o chefe da casa. Como diversão e liberdade faziam a cabeça da geração X, o trabalho era colocado em segundo plano. Então onde arranjavam grana para custear essa vida? Bem, os pais não gostam de confessar, mas entre demissões desesperadas e empregos exóticos, é bem provável que eles tenham voltado a viver às custas dos seus avós entre uma aventura e outra.

BALADA E DROGAS
Num momento em que o uso de LSD estava em alta, a TV a cores parece ter chegado atrasada. É difícil imaginar que durante o auge da psicodelia e da música disco seu pai não tenha dado pelo menos um “tapa na pantera”. Com calças boca de sino, camisa entreaberta e umas balinhas de ectasy sem dúvidas ele encarnaria o próprio John Travolta em Os Embalos de Sábado à Noite (1977).

RACHAS
Se a idade até agora não amansou o pézinho do acelerador, então pode apostar que seu velho já fez muita merda no volante. Sequestrar o carro para ver uma mina é até perdoável perto das loucuras que ele pode ter cometido por aí quando a carteira de motorista era mais fácil de comprar do que um videocassete. Em São Paulo, um bom racha não começava sem o ronco V8 do Maverik GT, que tinha como principal oponente o saudoso Opala.

MULHERES
Além de mal visto, o sexo casual era impensável quando não se tinha dinheiro. Se as prostitutas de hoje ainda deixam a desejar, imagine só o que era “servido” nas zonas setentistas. Desesperados, muitos se submeteram ao casamento precoce com medo de morrerem virgens. No entanto, se o seu pai não era um nerd jurássico que ficava em casa jogando Atari, então com certeza ele distribuía promessas de casamento a várias garotas ao mesmo tempo. Entre investidas e corações partidos, não era raro conseguir uma bela noitada. Num mundo ainda livre da Aids, as doenças venéreas eram motivo de piada em bares e vestiários.