10 razões pelas quais a meditação pode torná-lo um homem melhor Veja porque a meditação pode torná-lo um homem melhor através de técnicas simples gplus
   

10 razões pelas quais a meditação pode torná-lo um homem melhor

Veja porque a meditação pode torná-lo um homem melhor através de técnicas simples

Confira Também

A ideia de parar, respirar fundo, acalmar a mente e afastar as distrações pode soar absurda diante das nossas rotinas diárias – afinal, "tempo é dinheiro". Contudo, os benefícios da prática de esvaziar a mentem, isto é, meditar, podem fazer cada minuto investido valer a pena, principalmente em pessoas que sofrem com as pressões diárias e são ansiosas. 

Antes de explicar um pouco mais sobre a prática da meditação, é importante compreender que ela nada tem a ver com religião. Na verdade, há quem defina a meditação de forma bem simples, como, por exemplo, uma maneira de "esvaziar a mente", como dissemos acima. Isso significa que, a partir de determinadas técnicas, como aprender a controlar a respiração e os pensamentos, você consiga se autoconhecer melhor evitando inclusive que pensamentos ruins prejudiquem o seu bem-estar e o equilíbrio da mente. 

E saiba que não é preciso ser monge ou iogue para aproveitar os benefícios da meditação. Basta ficar numa posição confortável, sentado ou deitado, e com a coluna ereta, sem cruzar pernas e braços. De olhos abertos, você começa a inspirar lenta e profundamente pelo nariz, e expirar pela boca por três vezes. Tente, por cinco minutos, observar o que acontece em sua mente sem se ater a nenhum pensamento. Depois abra os olhos e torne a respirar profundamente por três vezes. Esse ritual, quanto aplicado diariamente, pode melhorar a ansiedade e autoestima de alguém em até 77%.

Se você ainda não está convencido de que a meditação faz, sim, muito bem a sua saúde, veja alguns outros benefícios da prática, já provados pela ciência, e comece hoje mesmo a meditar para se tornar um homem melhor. O que me diz?

#1 – REDUZ A DOR
De acordo com estudo publicado no periódico Journal of Neuroscience, em 2011, uma sessão de 1h30 de meditação pode diminuir pela metade a sensação de dor. Os participantes da pesquisa foram submetidos a um teste de dor antes e outro depois de meditar – e o efeito analgésico foi observado por meio de ressonância magnética; Outra pesquisa, divulgada em 2010 pela revista Pain, revelou que pessoas que meditam regularmente não se incomodam tanto com dores. Aparentemente, o fato de conseguirem focar no momento presente faz com que não antecipem tanto a dor, reduzindo seu impacto emocional.

#2 – MELHORA A VIDA SEXUAL
Aprender a manter o foco (uma das habilidades desenvolvidas pela meditação) pode tornar as experiências sexuais mais prazerosas: de acordo com estudo publicado em 2011 pela revista Psychosomatic Medicine, o foco ajuda a afastar pensamentos que distraem na hora H e, assim, leva a pessoa a aproveitar o momento.

#3 – PODE MELHORAR O RENDIMENTO NOS ESTUDOS
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, demonstraram que estudantes universitários que foram treinados em atenção plena apresentam melhor desempenho na seção de raciocínio verbal nos exames (GRE), e também sentem melhorias em sua memória de trabalho. 

#4 – PROVOCA MUDANÇAS NO CÉREBRO COMO FORMA DE PROTEÇÃO
Pesquisadores da Universidade do Oregon descobriram que o treinamento em integração corpo-mente – que é uma técnica de meditação – pode resultar em mudanças no cérebro que são capazes de proteger contra a doença mental. A prática de meditação foi relacionada com conexões de sinalização aumentadas no cérebro bem como um aumento no tecido de proteção aumentada (mielina) em torno dos axônios na região do cingular anterior do cérebro.

#5 – FUNCIONA COMO O “BOTÃO DE VOLUME” DO CÉREBRO
Já se perguntou por que a meditação pode fazer você se sentir mais focado? É porque ajuda o cérebro a ter um melhor controle sobre o processamento da dor e das emoções, especificamente por meio do controle de ritmos alfa corticais (que desempenham um papel sobre a quais sentidos físicos as nossas mentes estarão atentas).

#6 – NOS AJUDA MESMO QUANDO NÃO ESTAMOS PRATICANDO FORMALMENTE
Você não precisa estar meditando para que a prática possa beneficiar o processamento emocional do seu cérebro. Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience, de 2009, mostrando que a resposta da região cerebral da amígdala ao estímulo emocional é alterada por meio da meditação, e este efeito ocorre mesmo quando uma pessoa não está ativamente meditando.

#7 – AJUDA A REDUZIR O ESTRESSE
Quando começamos a meditar, reduzimos nosso a velocidade do metabolismo físico e vamos restabelecendo o equilíbrio do corpo inteiro. Do contrário, nossa mente fica ocupada o tempo todo com trânsito, ruídos, filhos, contas a pagar etc. E essa mente mal treinada cria sinapses neuroeletroquímicas [comunicação entre as células nervosas] o tempo inteiro e isso causa um desgaste de energia grande no corpo, provocando o estresse. Tudo isso atua negativamente em vários sistemas como o nervoso, cardiovascular, respiratório e gástrico, por exemplo. 

#8 – PODE AJUDAR NA PERDA DE PESO
Tentando perder alguns quilos para chegar a um peso saudável? A meditação pode ser de grande ajuda, de acordo com uma pesquisa realizada com psicólogos pela Consumer Reports e pela Associação Americana de Psicologia. O treinamento em atenção plena foi considerado uma estratégia “excelente” ou “boa” para perda de peso, por sete dos dez psicólogos envolvidos na pesquisa.

#9 – MEDITAR VAI TE AJUDAR A DORMIR MELHOR 
Para os ansiosos, que tem dificuldades em cair no sono, meditar antes de deitar pode ser um bom remédio. Você pode até meditar na própria cama, sentado ou deitado, desde que pratique as técnicas de meditação para, aos poucos, para tranquilizar a mente e consequentemente relaxar o corpo.

#10 – FORTALECE SEU CÉREBRO
Até aqui, falamos sobre benefícios para a mente. Será que a meditação pode provocar alterações físicas no cérebro? Em pesquisa publicada no periódico Frontiers in Human Neuroscience em março de 2012, os participantes que praticavam meditação há anos apresentavam mais “dobras” em seu córtex cerebral – e, como consequência, eram capazes de processar informações com maior facilidade.


Nathalia Marques