10 dicas de Shaquille O`Neal sobre o stress O ex-astro do basquete revela os segredos de como manter a calma no trabalho, em encontros e outras situações com bom humor gplus
   

10 dicas de Shaquille O`Neal sobre o stress

O ex-astro do basquete revela os segredos de como manter a calma no trabalho, em encontros e outras situações com bom humor

Confira Também

“A preocupação é inevitável, mas o stress é opcional”. Como bem sabemos, essas palavras do jornalista Murilo Leal expressam uma condição que todo sentimos, mas é o modo como lidamos com o stress diário que influencia diretamente na nossa vida, podendo deixá-la mais “fácil” ou ainda mais complicada. Para que possamos lidar com o stress nosso de cada dia da melhor forma, algumas dicas podem vir bem a calhar, principalmente quando elas vem de um dos caras notoriamente mais calmos e de bem com a vida das quadras de basquete, Shaquille O`Neal

O quatro vezes campeão da NBA conquistou muitos feitos em seus anos de carreira, sempre estampando um grande sorriso no rosto e com muito bom humor e risadas no processo. “Shaq” nos ensina que é preciso levar a vida com seriedade, mas nunca a ponto de deixar que os problemas causem stress e estraguem um bom dia. 

Durante o evento American Express Teamed Up, o qual Shaquille apresentou junto com o ex-jogador e treinador Phil Jackson, o jornalista Dave Golokhov, do site Askmen, aproveitou a chance para descobrir os segredos da calma do astro do basquete, que pode ser lido em inglês aqui. Veja as dicas do gigante das quadras para não deixar que o stress atrapalhe a sua vida.

#1 Não se estresse com tudo na vida
“Escute, todo mundo se estressa. É uma daquelas coisas que provavelmente nunca vão embora, mas aqueles que lidam com isso apropriadamente são os capazes de viver com isso. Todo o resto apenas deixar que isso os atinja”.

#2 Faça os outros terem mais diversão na vida
“Se eu puder fazer cada pessoa que eu encontro na vida rir e apertar aquela válvula de alívio – seja uma criança, uma senhora ou um jogador de basquete – então estou fazendo meu trabalho. É o que eu tento fazer como pessoa. Muita gente estampa o estresse no rosto. O único modo de liberar um pouco dessa tensão é sorrindo. Quando você faz uma pessoa rir – quando jogam suas cabeças para trás e respiram com dificuldade – isso alivia um pouco do stress. Não ele todo, mas apenas uma parte”.

#3 Alivie seu próprie stress
“Eu fico estressado todo dia, mas eu apenas tento encontrar minha própria risada e minha paz. Há vários lugares para os quais eu vou para encontrar minha risada como meu site de comédia ou o YouTube. Eu recomendo deixar a mente em um lugar positivo e se manter perto de alguma coisa humorada”.

#4 Conselho para quem se stressa com trabalho/ carreira/ chefe
“É fácil sentar aqui e falar 'não faça isso', mas todo mundo tem os próprios objetivos na vida e seu processo de pensamento, o que acreditam que o lavará para o sucesso. Eu concordo com a teoria de que as vezes algo preocupante ou estressante pode ser usado para aumentar a produtividade. Mas eu gosto de aliviar o stress com situações de humor. O jeito com o que eu fiz sucesso foi sempre tendo algum tipo de humor envolvido”.

#5 Conselho para encontrar o equilíbrio perfeito entre seriedade e “deboísmo”
“Eu sei como não passar dos limites. Meu nível de stress chega a 10 e atrapalha, então eu dou uma risada e abaixo para 4 e então é hora de voltar ao trabalho. Eu posso sempre contar piada e ter bons momentos – como eu fiz durante minha carreira -  mas quando é hora de ser sério, eu poderia arrancar sua cabeça”.

#6 Conselho para quem leva pegar garotas muito a sério
“Eu sempre tentei usar humor primeiro para abrir o caminho. Quando você entra, você entra”.

#7 Meditação vai te dar perspectiva
“Meditação. Eu aprendi a meditar e relaxar quando eu estava jogando para o Phil Jackson. Eu li muito livros sobre filosofia Zen e os princípios da meditação. A arte da meditação te ensina a respirar. É tudo sobre respiração. Se você pode respirar e dizer que acredita, tudo pode ser conquistado”.

#8 Não leve as outras pessoas tão a sério
“Por que alguém deixaria outra pessoa influenciar em alguma decisão? Você é quem você é e tem que estar confortável com isso. Quem liga para o que as outras pessoas pensam sobre sua aparência? Se alguém faz algum comentário sobre sua aparência, então ela provavelmente não está confortável com a própria. Quando eu era jovem, eu só ouvia que eu era muito alto. Não havia nada que eu pudesse fazer sobre isso. Eu poderia me curvar, contrair os ombros, ter problemas nas costas, mas eu ainda seria muito alto, então eu podia aproveitar ser alto”. 

Em 2014, durante uma entrevista para o site da revista TIME, Shaquille também entregou o segredo do seu comportamento sempre divertido e de bem com a vida:

#9 Como ser feliz
“Meu segredo é acordar e pensar que poderia ser pior. 85% (mais ou menos) de todos os atletas, de três a cinco anos depois que estão jogando, não tem nada de nada. Eu poderia ser um desses caras. Enquanto crescia, meus pais fizeram um ótimo trabalho me ensinando com o fator “e se”. Por exemplo, quando eu fazia 40 pontos, eles diziam “bom jogo, mas e se você torcesse o tornozelo?”. A parte louca da minha carreira é que eu sempre soube que ela terminaria com uma fratura. Eu sabia que ia sair da maneira como eu saí. Eu não sabia que tipo de fratura seria, mas eu sempre soube. Eu faria um movimento e estaria acabado, não jogaria de novo. Mas adivinha, eu tenho muito no que cair em cima”.

#10 Como lidar com negatividade 
“Para mim, boa propaganda ou má propaganda, enquanto você seja lembrado, é uma excelente propaganda. Todos acharam que o filme Kazaam foi um filme ruim, mas ainda é um filme lembrado esses dias. Eu sempre encontro um pai com crianças dizendo 'ei cara, Kazaam é meu filme favorito'. Quando eu mostrei o filme para os meus filhos pequenos ele realmente acharam aquilo mágico e perguntaram se eu poderia fazer aquilo na vida real. Eu tinha que ir para o outro quarto e fazer alguma mágica de mentira. Esse é um sentimento melhor do que ganhar um Emmy, um Grammy ou um Oscar. Imagine seus filhos achando que você pode fazer chover doces do céu”.


Luis Carvalho