Comendo com estilo Vista como frescura por alguns, etiqueta ao comer pode evitar situações desagradáveis gplus
   

Comendo com estilo

Vista como frescura por alguns, etiqueta ao comer pode evitar situações desagradáveis

Confira Também

Comer é uma das coisas mais prazerosas que a vida pode proporcionar, quanto a isso não existem dúvidas. Entretanto, poucos momentos são tão constrangedores do que ser convidado para um jantar de gala e não saber como agir na mesa. Além de correr o risco de deixar os outros convidados sem graça, a própria pessoa não se sente à vontade e por isso não aproveita bem a ocasião. Para acabar com esta agonia, conversamos com uma consultora de etiqueta que dá dicas de como embelezar ainda mais a refeição. 


Desde pequeno as mães já ensinam seus filhos como se comportar na hora de comer. É comum ouvi-las mostrando a forma correta de manusear os talheres, que não se pode falar enquanto mastiga e por aí vai. Todavia, com o passar do tempo é normal que algumas regrinhas básicas sejam esquecidas ou colocadas de lado. Geralmente as dicas da mamãe só são lembradas quando surge uma festa de casamento importante ou um jantar de negócios. 

"Ter dinheiro não significa polidez e por isso, os bons modos devem ser seguidos sempre." é a opinião da requisitada consultora de etiqueta Célia Leão, autora dos livros 'Boas Maneiras de A a Z' e 'A Etiqueta da Sedução'.

Elegância

Com suas mesas decoradas, repletas de comida e com uma variedade de talheres e copos, os eventos requintados empolgam e assustam ao mesmo tempo. Para Célia, é preciso deixar de lado alguns preconceitos e aprender a comer da maneira correta. 

"As pessoas consideram isso (etiqueta) como frescura por não terem acesso, não é possível ser grosso à mesa e aplaudir esta atitude. Das pessoas simples até os mais sofisticados, todos querem saber, até porque é bem bacana. Isso faz que nós nos sintamos elegíveis, socialmente falando," completa.  


A etiqueta começa antes mesmo de a refeição chegar, é preciso reconhecer e analisar o território para depois tentar algum movimento. "A primeira coisa a se fazer é desdobrar o guardanapo de pano e colocar no colo". Célia ainda ressalta que todos os talheres possuem uma função e serão usados em algum momento, aliás, a consultora conta que existe uma ordem para manuseá-los. 

"Não importa o número de talheres, é preciso lembrar que você sempre vai usá-los de fora para dentro. O primeiro talher a ser usado é a colher (para comer cremes e sopas). Os garfos devem permanecer sempre à esquerda e facas à direita. Talher não é batuta de maestro, ou eles estão em uso, ou descansam no prato," ensina. 

O curioso é que, para o desespero de alguns canhotos, existe até mão correta para segurar cada talher. Facas para cortar devem ser usadas sempre na mão direita e o garfo que vai à boca na esquerda.  "Uma alternativa é, depois de cortar, descansar a faca na mesa e pegar o garfo com a mão direita. O garfo pode passear de mão em mão, a faca nunca," conta Célia. 

Comendo fora

Sair com a namorada, os familiares ou os amigos para comer em algum restaurante é sempre uma ocasião especial. Para deixar o momento mais agradável, nada melhor do que ter algumas noções de etiqueta. Peça chave para que tudo corra da maneira correta, o garçom não serve apenas para trazer a conta, servir ou retirar os pratos. 

"A diferença entre um ótimo restaurante e um com um serviço ruim, além dos alimentos e bebidas, é seu pessoal. Um metre treinado faz a diferença para o cliente. Os garçons polidos possuem a sensibilidade de perceber quando o cliente precisa de ajuda," ressalta Célia Leão.  

Outra coisa bem comum nos restaurantes são as gafes, independente do público, elas sempre acontecem, especialmente quando se trata da refeição. "Quando se tem uma comida difícil de manusear, como a lagosta, por exemplo, peça socorro ao garçom ou para quem está servindo. Sempre que você não souber, peça ajuda. Estas pessoas são treinadas e têm um prazer enorme em auxiliar," afirma a consultora.  

Mais um clássico são os talheres, que ao se encontrarem com o chão, causam um barulho um tanto quanto constrangedor. Quando isso acontece, a primeira reação é pegá-lo e trocar, certo? Pois de acordo com os consultores, esta é uma gafe séria. 
 
"Caiu o talher no chão, chame o garçom de uma maneira discreta. Nem pense em pegar. Caiu no chão tá sujo, abaixar para pegar é uma gafe, a função do garçom é substituí-lo. O importante é saber lidar com o incidente," explica Célia. 

Etiqueta sustentável

Apesar de todo o requinte e glamour, mesas repletas de talheres e taças estão saindo de moda. De acordo com a consultora de etiqueta Célia Leão, a cabeça das pessoas está mudando. "Tudo isso tem relação com a falta de tempo, mudança de cabeça, não é necessário tantos talheres assim. As regras de polidez precisam ser adequadas aos tempos modernos. A vida pode ficar menos glamorosa e mesmo assim ser mais gostosa," diz. 

A consultora ainda comenta que a gula, além de ser uma gafe imperdoável, vai contra a ideia de um mundo sustentável e mais justo. "Em uma mesa se deve priorizar as pessoas, não a comida. Não faça pratos grandes, repita várias vezes. Não existe problema em repetir, o problema é jogar fora. Chique é comer tudo, muitas pessoas estão sem nada do mundo para jogarmos comida no lixo," enfatiza.