9 Álbuns country para fãs de rock Johnny Cash, Willie Nelson ou Dolly Parton? Descubra quem são os gigantes que fizeram mais de meio século de música acontecer gplus
   

9 Álbuns country para fãs de rock

Johnny Cash, Willie Nelson ou Dolly Parton? Descubra quem são os gigantes que fizeram mais de meio século de música acontecer

Confira Também

O que seria do rock sem o country?

Bem antes de Metallica, Police, Deep Purple, Led Zeppelin, Kiss, toda a invasão britânica ou mesmo Elvis Presley, só havia três estilos dominantes: o jazz, blues e o country. E enquanto o jazz evoluía para o blues, formando o húmus para o que viria ser o funk e o soul, a música country simplesmente precedia o folk e o rockabilly. Em outras palavras, sem o country não teríamos conhecido o rock, o punk, nem o heavy metal! Por causa disso a revista Rolling Stone elegeu os 50 discos que determinaram as curvas da história do gênero musical – que culminou em boa parte das nossas playlists de hoje em dia. Descubra a seguir quais são eles:

9. Honky Tonk Heroes (1973) - Waylon Jennings
O barítono viril e relaxante era a marca de Waylon Jennings, um tipo de cara que provavelmente usava o taco de sinuca como arma e a mesa como superfície para fazer amor. Esta fera dos anos 1970 foi o grande boom do “country fora da lei – gênero que até os roqueiros mais ortodoxos viriam a reverenciar.

8. The Best of George Jones 1955-1967 (1991) - George Jones
Bem antes de Axl Rose fazer doce pra aparecer em seus próprios shows, George Jones já era conhecido como “No-Show Jones”. Sim, não há nenhum outro nome mais rock’n roll na história do country do que ele. Nesta coletânea da década de ouro do “trovão de prata” você vai encontrar faixas que não poderiam faltar em qualquer dive bar do Tennessee, incluindo "She Thinks I Still Care" e "I've Got Five Dollars and It's Saturday Night."

7. I'm a Lonesome Fugitive (1967) - Merle Haggard
Levando o mesmo nome do seu hit número um, Lonesome Fugitive sacramentou a fama de bad boy arrependido de Haggard. Um clássico da guitarra chicken-scratch (tocada pelo guitarrista de Elvis Presley, James Burton, na faixa “My Rough and Rowdy Ways”), Merle Haggard é um genuíno dinossauro do rock, com seu estilo caipira, tímido e arruaceiro.

6. Coat of Many Colors (1971) - Dolly Parton
Depois de uma longa e sólida parceria com o hitmaker Porter Wagoner, Dolly lançou sete discos, mas o seu oitavo álbum solo é que bombou pra valer. Explorando temas como morte, traição, classe, a brutalidade do amor e os mistérios divinos, Parton misturou country, pop, gospel, rock e folk nas sete das dez canções que escreveu. Em “Traveling Man”, a rainha do iodelei mostra toda a sua profundidade: Parton narra como sua mãe a abandonou pra fica com um vendedor – que também a seduziu– sem o menor pingo de ressentimento. O álbum traz ainda a consagrada “Jolene”, regravada por White Stripes e Miley Cirus.

5. The Definitive Collection(2004) - Patsy Cline
Cline foi indiscutivelmente a maior cantora da história da música country, antes de morrer num acidente de avião em 1963. Não foi à toa que logo no começo da carreira ela ultrapassou a audiência do gênero, alcançando o mainstream, com sua voz rica e sofisticada. A elegância emocional de faixas como “Crazy” e “Walking After Midnight” influenciariam nomes como Norah Jones, Portishead e Mazzy Star.

4. Red Headed Stranger (1975) - Willie Nelson
Bob Dylan e Neil Young podiam beber da mesma fonte para traçar o perfil solitário das fronteiras folclóricas da América. Mas foi Willie Nelson, com ajuda de sua esposa (que deu a ideia de capa e compôs parte das letras), quem conferiu veracidade, intimidade e paixão aos mitos regionais. Relaxado, natural e despojado, Red Headed Stranger vai direto ao ponto, como em “Remember” e "Blues Eyes Crying in the Rain", uma das maiores músicas sobre enchentes devastadoras já gravadas.

3. Modern Sounds in Country and Western Music (1962) - Ray Charles 
Todo mundo pensava que Ray Charles já tinha alcançado o ápice da ousadia ao misturar a sensualidade do blues com o fervor gospel. Mas em Modern Sounds in Country and Western Music, o soul-man quebrou mais uma vez todos os padrões da época: conquistou o público de Hank Williams, Eddy Arnold e até do queridinho Frank Sinatra. Mesmo desencorajado pela gravadora, sob o risco de “perder seus fãs”, Charles passou cinco dias gravando um disco que só ele acreditava – e que seria o primeiro a vender 1 milhão de cópias do catálogo da ABC-Paramount.

2. 40 Greatest Hits (1978) - Hank Williams
Williams promoveu a fusão da música caipira norte-americana com elementos do blues e do gospel, se tornando a primeira estrela mundial do country. Influência direta de Elvis Presley e Bob Dylan, entre dezenas de outros artistas em vários gêneros, os hits reunidos em 40 Greatest Hits ganharam versões especiais desde Al Green, Ray Charles, até os Breeders. No álbum você encontra uma montanha-russa de sensações que vão desde a desolação total de “Lost Highway”, até o topo da colina com “Hey, Good Lookin”. Em outras palavras, os últimos 60 anos da música norte-americana não teriam existido sem este homem.

1. At Folsom Prison (1968) - Johnny Cash
“Eu só quero dizer que este show está sendo gravado para o lançamento de um álbum pela Columbia Records e você não pode dizer ‘inferno’, ‘merda’ ou qualquer coisa do tipo”, disse Johnny Cash com sua voz sepulcral aos presidiários da Prisão Folsom. Nesta noite o Homem de Preto cantou faixas pesadas para a época como “Cocaine Blues”, “Busted” e aquela sobre ter matado um cara em Reno só pra assistir ele morrer. Até June Carter, o amor da vida de Cash, aparece no dueto “Jackson”. Após quase cinco décadas de sucesso, Cash é a própria personificação do country.


Danilo Barba