A evolução do Coringa Veja como o arqui-inimigo do Batman se transformou ao longo do tempo até chegar em Heath Ledger e Jared Leto gplus
   

A evolução do Coringa

Veja como o arqui-inimigo do Batman se transformou ao longo do tempo até chegar em Heath Ledger e Jared Leto

Confira Também

Nem Mulher Gato, nem Charada, muito menos o Pinguim. Quase 70 anos depois que o primeiro exemplar do Batman chegou às bancas, ainda só há um nome que cabe no lugar do maior adversário do Cavaleiro das Trevas: o Coringa.

Um vilão retratado ao mesmo tempo como um brincalhão inofensivo e sociopata vicioso, um homem que é parte psicopata, parte pateta, metade comediante e metade demente.

Criado por Bob Kane e Bill Finger em 1940, o Joker - com seu cabelo verde, pele branca e sorriso permanete - foi inspirado nas fotos de Conrad Veidt do filme mudo "The Man Who Laughs". Desde então, ele se manteve o mais proeminente dos arqui-inimigos do Batman, com uma ampla galeria de trapaças. 

4) Cesar Romero
O primeiro ator a dar vida ao Coringa, primeiro e maior inimigo do Batman, foi Cesar Romero, no seriado Batman e Robin que foi ao ar nos anos 1960. Filho de uma herdeira cubana com um empresário italiano, Romero se recusou a raspar o bigode na época, o qual dá pra ver que foi pintado de branco para as gravações. Na época, as canalhices do Joker eram bem mais inocentes, tipo, encher os reservatórios de água de Gotham City de gelatina. Interpretou uma série de outros personagens em outros seriados famosos, como Zorro, Agente 86 e As Panteras (1980).

3) Jack Nicholson
Interpretado por Jack Nicholson , o Coringa era um assassino frio, mas também um pouco exagerado, frívolo  e talvez um pouco engraçado demais. "Tim disse que o Coringa precisava ter um lado de humor negro também", confessou  Jack Nicholson à MTV em 2008. Em Batman (1989), o sorriso permanente de Jack Napier é resultado da submersão química que sofreu e da cirurgia com ferramentas enferrujadas que sofreu em um quarto mal iluminado. Foi o papel mais rentável da carreira de Nicholson.

2) Heath Ledger
Ao contrário da interpretação de Jack Nicholson, Heath Ledger encarnou o Joker de uma maneira bem mais agressiva e dramática. Muitos críticos citam o Coringa do ator australiano em The Dark Knight como a melhor representação de todas. A personalidade que Ledger imprime no personagem é tão forte, alucinada e violenta que e chega a ecoar ícones como Sid Vicious e Alexander DeLarge, de Laranja Mecânica. O objetivo do Coringa anarquista é fazer menos piadas e explodir basicamente tudo o que vier pela frente para provar ao Batman como o mundo é absurdo.

1) Jared Leto
A promessa para 2016 é o ator e vocalista da banda 30 Seconds to Mars, Jared Leto, que confirmou que vai interpretar o Coringa no filme Esquadrão Suicida. As gravações do novo longa da série já começaram e há muita especulação no ar. Apesar do ceticismo, em vista da consagrada atuação de Ledger,  as fotos que Leto postou no Instagram deixam claro que a inspiração para a construção do personagem será influenciada em grande parte pelo Palhaço do Crime de Nicholson. 


Danilo Barba