Dia da Cerveja Brasileira: empresa sugere rótulos para comemorar a data Para comemora a data no melhor estilo, confira algumas sugestões de cervejas de cada região do País gplus
   

Dia da Cerveja Brasileira: empresa sugere rótulos para comemorar a data

Para comemora a data no melhor estilo, confira algumas sugestões de cervejas de cada região do País

Confira Também

No dia 05 de junho, comemora-se o Dia da Cerveja Brasileira, em homenagem ao cervejeiro catarinense Rupprecht Loeffler, o “Seu Lefra”, que era conhecido como o mais antigo mestre cervejeiro do país em atividade.

Além da oportunidade em homenagear Seu Lefra, a cerveja nacional realmente merecia ter uma data só para si. Conhecida pela sua criatividade, explorando a riqueza da flora nativa ao incluir nas receitas ingredientes como guabiroba, rapadura, bacuri, café, uva, entre outros, as cervejarias de cada região do país aproveitam-se de insumos locais para enriquecerem a bebida e tornarem seus produtos únicos.

Talvez por isso, atualmente, o Brasil é o terceiro maior do mercado cervejeiro do mundo, com produção de 140 milhões de hectolitros ao ano - 1,5% disso representado pelo segmento de cervejas artesanais, que cresce 40% ao ano no país. E a venda das nacionais só cresce no Brasil: possuímos mais de 400 cervejarias - entre grandes e micros.
 
“Nas lojas Mestre-Cervejeiro.com, por exemplo, vendemos no primeiro semestre de 2016 63% de cervejas artesanais nacionais e os 37% restantes de importadas - principalmente da Alemanha (28%), da Bélgica (27%) e Estados Unidos (17%)”, afirma Daniel Wolff, diretor da rede de franquias especializada em cervejas artesanais. 

Ainda de acordo com Wolff, três das dez lojas da rede que tiveram melhor rendimento no primeiro semestre de 2016 estão no Estado de Santa Catarina, uma região com uma cultura cervejeira muito forte. “Também observamos um mercado forte no Norte e Nordeste, e Sudeste - com as lojas do interior de São Paulo e da capital fluminense. Já no Centro-Oeste, a loja de Campo Grande se destacou com o sexto maior faturamento da rede”, comenta o diretor.

Para comemora a data no melhor estilo – e bebendo muita cerveja, claro-, confira algumas sugestões de cervejas de cada região do país, produzidas com ingredientes locais:

- CENTRO-OESTE: Moagem Guavira Wit. Uma cerveja perfeita para se refrescar do calor do pantanal e cerrado. É produzida a partir da guavira - também conhecida como guabiroba -, fruto nativo do centro-oeste brasileiro.

- NORDESTE: DeBron Imperial Stout. Um ótimo exemplar da emergente produção nordestina de cervejas artesanais. A premiada Imperial Stout da DeBron, de Jaboatão dos Guararapes/PE, é produzida com nibs de cacau e rapadura, este último um ingrediente típico da região e que acrescenta complexidade à bebida.

- NORTE: Amazon Forest Bacuri. A Amazon Beer é uma cervejaria de Belém/PA, famosa por aproveitar a riqueza da flora amazonense em suas receitas. Uma delas é a Forest Bacuri, uma cerveja dourada, leve e refrescante, feita com bacuri, um dos frutos mais apreciados do Norte brasileiro.

- SUDESTE: Blondine Volcano. Uma cerveja do estilo Stout, que tem coloração negra e aromas de torrefação, e produzida com adição de café 100% arabica, que reforça este perfil de sabores. Uma homenagem cervejeira à importante produção cafeeira da região Sudeste.

- SUL: Schatz Muskat. Esta cerveja, produzida com adição de uvas moscato, une com muita qualidade a tradição vinícola da Serra Gaúcha com a criatividade das micro-cervejarias brasileiras.


Nathalia Marques