6 dicas para acabar de vez com a caspa Além do desconforto, a caspa pode indicar problemas mais sérios no couro cabeludo gplus
   

6 dicas para acabar de vez com a caspa

Além do desconforto, a caspa pode indicar problemas mais sérios no couro cabeludo

Confira Também

Os homens podem até não ligar muito para os cuidados que tem com seus cabelos, mas sejam lisos, enrolados ou crespos, eles não estão livres de algo que incomoda a qualquer um: a caspa. Pois da mesma forma que um belo sorriso não vale de nada se você tiver o hálito de um leão ao acordar, de nada adianta ter uma linda cabeleira se não há um carinho no trato para que sua pretendente não veja aquela neve nojenta, certo?

A caspa, segundo dermatologistas, está relacionada com uma predisposição individual de oleosidade capilar, e fatores tais como estresse, alterações hormonais, mudanças bruscas de temperatura e alimentação de baixo teor nutritivo, que também predispõem o aparecimento de caspa.

Além dessas razões, existe também a caspa que é ocasionada pela regeneração excessiva da pele, que também causa aquele “pozinho branco” que adora se destacar nas camisas escuras. Ela é conhecida como caspa seca e pode aparecer também pelo uso errado de xampus adstringentes que agridem a pele do couro cabeludo.

No inverno a situação piora ainda mais, por causa dos banhos com água muito quente (que resseca o couro cabeludo) e a menor ingestão de água (que contribui para esse ressecamento), além do uso de bonés e gorros.

A boa notícia, meu amigo, é que este problema tem solução, desde que você siga alguns cuidados básicos diários. Veja quais são eles.

#1 – EVITE USAR CHAPÉUS. Uso frequente de bonés, gorros e chapéus favorecem o aparecimento de fungos e bactérias devido ao suor e a falta de ventilação, que impede que os cabelos sequem naturalmente. No dia a dia, evite usar este tipo de acessório.

#2 – SHAMPOOS. Esporadicamente, use shampoos que combatem a caspa e que contenham componentes em sua fórmula como o peritionato de zinco, o ciclopirox olamina ou cetoconazol. É fácil encontrar esse tipo de produto em farmácias de manipulação.

#3 – ALIMENTAÇÃO 2.0. Sim, o que você come interfere (e muito) na saúde do seu couro cabeludo. Isso porque o excesso de alimentos ricos em gorduras contribui para o aparecimento da caspa. Por isso, pegue leve com a comida. 

#4 – MASSAGEIE O COURO CABELUDO. Além de “acalmar o couro cabeludo”, tal prática ajuda a distribuir os ingredientes ativos em todo o cabelo, minimizando os problemas com a caspa.

#5 – NÃO USAR AS UNHAS. Durante o banho, evite ficar esfregando o couro cabeludo com as unhas. Nesse momento, os fios ficam mais propensos a danos quando molhados, logo, além de irritar o couro cabeludo você pode provocar outros problemas aos fios. 

#6 – VÁ AO DEMATOLOGISTA. Há alguns casos mais graves de caspa, portanto, ir ao dermatologista para que ele lhe receite remédios e shampoos manipulados é mais do que recomendado quando todas as outras dicas falharam.


Nathalia Marques