8 coisas que danificam a pintura do carro Conheça as principais situações que devem ser evitadas para não haver gastos com a pintura do seu carro gplus
   

8 coisas que danificam a pintura do carro

Conheça as principais situações que devem ser evitadas para não haver gastos com a pintura do seu carro

Confira Também

Na hora de cuidar do carro, uma das coisas que mais exigem atenção é a pintura. E se você pensa em vender o veículo então, é preciso saber que um dos pontos que mais valorizam o automóvel é o estado de conservação em que a pintura se encontra. E repintar pode não ser uma boa ideia. Se pegar uma oficina que faça um trabalho ruim, o preço pode cair mais ainda, principalmente se tentar vender o carro em concessionarias. Por isso, vale a pena tomar alguns cuidados e manter seu carro novo em folha. 

Para manter a aparência do veículo, é necessário adotar cuidados com a pintura. Pensando nisso, fizemos uma lista com algumas coisas que danificam terrivelmente a pintura do carro e como reverter o problema caso ocorra. Confira: 

SABÃO NÃO NEUTRO NA LAVAGEM: o uso de produtos de limpeza não apropriados para veículos pode provocar problemas na pintura, principalmente quando não são removidos completamente. O ideal é utilizar produtos com PH neutro, líquidos e preferencialmente específicos para limpeza de automóveis.

COCÔ DE PASSARINHO: sabe quando você estaciona bem em baixo de uma árvore para aproveitar uma sombra, e, quando volta o carro foi “presenteado” por um pássaro qualquer? Pois as fezes de aves são corrosivas e podem provocar sérias manchas na pintura do carro. Caso isso aconteça, evite raspar a casquinha que se forma, pois isso pode tirar a pintura do carro. Ao invés disso, procure remover o quanto antes, utilizando um pano de microfibra úmido com água.

ÁREAS DE CONSTRUÇÃO: assim como evitar estacionar em locais com muitas árvores, é recomendado também ficar longe de áreas de construção. Por conta da alta concentração de poeira e também de cimento, que podem fazer danos na pintura. Para remover estes sedimentos, na hora de limpar o carro utilize bastante água – e apenas água -, pois isto removerá a poeira e o cimento endurecido, evitando riscos na pintura do seu carro.

CHUVA DE GRANIZO: além de riscar, as pedrinhas de gelo podem rachar a pintura do carro. Se isso acontecer, não demore para procurar um profissional para o reparo, pois além de danificar a pintura, há risco de infiltração de água, o que enferruja a lataria. 

TEMPERATURAS EXTREMAS: é preciso cuidado ao expor o veículo a temperaturas muito altas ou baixas, pois o frio pode craquelar o verniz, e o calor excessivo mudar ou manchar a tonalidade da tintura. Em todo caso, isso ocorre apenas se o veículo ficar muito tempo exposto sob estas temperaturas, geralmente acima de 35 graus e abaixo de zero. 

PANOS PARA LIMPEZA: sim, o pano errado pode riscar seu carro. Sempre que for limpar use pano de microfibra, pois possui pequenos furos que armazenam a sujeira e evitam que esta fique na parte superficial, riscando o veículo. O ideal é lavar o pano em uma máquina de lavar com centrifugação, pois torcê-lo à mão pode estourar as fibras e inutilizá-lo.

MARESIA: quem mora em cidades litorâneas deve tomar muito cuidado com a pintura do carro. Se o veículo apresentar amassados, arranhões ou qualquer outro dano que tenha deixado a superfície metálica exposta, procure uma oficina para reparo, pois em contato com a maresia pode criar corrosões e enferrujar a lataria.

RESÍDUO DE ASFALTO: resquícios de material asfáltico podem grudar na pintura, principalmente quando há reparos recentes na via. O piche é derivado do petróleo, portanto, não pode ser removido apenas com água. Caso grude no seu carro, utilize produtos a base de solvente para remoção, como querosene por exemplo. Para isso, encharque o pano com o produto e o deixe agir um pouco para amolecer. É recomendado lavar o veículo com água e sabão neutro após a utilização de qualquer produto químico para não manchar.


Nathalia Marques