Ayrton Senna: o legado Saiba como usar o conhecimento adquirido pelo tricampeão nas pistas de F1 ao enfrentar os obstáculos de uma carreira bem-sucedida gplus
   

Ayrton Senna: o legado

Saiba como usar o conhecimento adquirido pelo tricampeão nas pistas de F1 ao enfrentar os obstáculos de uma carreira bem-sucedida

Confira Também

Há algumas décadas, Ayrton Senna realizava seu sonho de garoto: competia pela primeira vez fora do Brasil no Campeonato Mundial de F1. Literalmente crescendo nas pistas, o piloto viveu seus desafios e desafetos diante das câmeras, e expôs de maneira brilhante o que é necessário para ser o melhor.

“Poucas pessoas me conhecem de verdade. Eles não entendem o que se exige de um piloto de corrida. Ter que deixar amigos e familiares a milhares de quilômetros de distância para morar na Europa. Ser tão jovem e batalhando tanto. As coisas nunca vieram facilmente”, comentava Ayrton.

Diante da ousada trajetória do menino que se tornou homem dentro de um carro de corrida, o AreaH selecionou algumas das lições que determinaram a carreira do gênio do automobilismo. 

1 - Meninos são espertos, homens são inteligentes
Depois de ter batido de frente com Alain Prost e Jean-Marie Balestre, Senna percebeu que a competição existia também fora das pistas. Seu amadurecimento era perceptível a olho nu a cada campeonato e, com a serenidade de um gênio, Ayrton aprendeu a contornar não só curvas de asfalto -- mas também os declives políticos e monetários.

2 - É melhor merecer honrarias e não recebê-las do que recebê-las sem merecer
“Ele queria me humilhar, essa era sua fraqueza”, reclamava Alain Prost de Senna. No entanto, quanto mais o piloto francês atacava Ayrton com palavras ou sua Ferrari nos anos 80, mais ficava claro para o público a majestade do brasileiro. “Ao invés de ele procurar melhorar sobre si mesmo, acha mais fácil e cômodo me atacar”, esclarecia Senna. 

3 - Eu erro, logo aprendo
Quando um homem busca antes de tudo superar a si mesmo, os erros se tornam lições preciosas. O tricampeão mundial de F1 tinha sede de conhecimento e não se contentava apenas em ter uma boa pontuação para levar mais um troféu pra casa. “Há sempre um grande desejo em mim de melhorar -- é o que me faz feliz. Sempre que sinto que estou aprendendo menos, que a curva de aprendizado está nivelando, então não fico tão satisfeito”, costumava dizer o ídolo brasileiro.

4 - Garotos ficam em cima do muro, homens superam barreiras
Senna fazia seus carros irem além do que eram capazes por design. Ele freava mais tarde, voava nas curvas com a máquina quase saindo pelas zebras. Ayrton dava um jeito de “dançar” com o carro para mantê-lo na pista. 

5 - Nenhuma competição vale mais que a vida
Meninos fazem o que mandam, homens fazem o que deve ser feito. Sempre visivelmente comovido quando ocorriam acidentes durante o GP, o brasileiro fazia questão de visitar os pilotos feridos. Sua humanidade falava mais alto que a competição, ao ponto de Ayrton chegar a interromper a prova para ajudar um piloto em 1992.