Como planejar a carreira e se tornar um profissional melhor Um ano que está prestes a começar pode ser a oportunidade perfeita para se organizar e atingir metas profissionais gplus
   

Como planejar a carreira e se tornar um profissional melhor

Um ano que está prestes a começar pode ser a oportunidade perfeita para se organizar e atingir metas profissionais

Confira Também

Muitas pessoas enxergam o último dia do ano como o fim de um ciclo. E quando começa o novo percurso de 365 dias, em janeiro, há um sentimento de renovação e desejo de mudar. As vontades costumam ser as mais diversas: há quem queira perder peso, começar um esporte novo, e até engatar um namoro duradouro.

Na vida profissional, também há esse desejo de mudança, seja pela promoção de cargo no trabalho ou aumento nos rendimentos mensais. Porém, é preciso ter consciência do próprio contexto e da possibilidade real dessas mudanças acontecerem. Para isso, torna-se essencial planejar a carreira e traçar algumas metas.

LEIA TAMBÉM

É preciso dizer que nem sempre o êxito será alcançado em sua plenitude, já que inúmeras variáveis atuam durante o ano. No entanto, se organizar para um novo ciclo que começa aumenta consideravelmente as chances de melhorar como profissional e atingir objetivos traçados.

Por isso, separamos algumas dicas para você planejar a carreira para 2019 e se tornar um profissional melhor; confira:


PONTUE CONQUISTAS E DERROTAS
De início, é importante montar uma lista com as conquistas que já foram alcançadas. Entender como foi possível chegar ao êxito vai mostrar algumas estratégias que podem ser adotadas para objetivos futuros. Depois, é recomendado listar o que deu errado, além de buscar as possíveis razões para o insucesso das tarefas. Com o balanço de bônus e ônus do ano e, principalmente, com as causas para esses acontecimentos, será possível traçar estratégias mais sólidas para 2019. 

PLANEJE O POSSÍVEL
Todo mundo quer planejar a carreira para 2019 com os melhores acontecimentos. No entanto, é importante refletir que nem tudo será possível alcançar - não em apenas um ano, pelo menos. Se a vontade é "sair do zero" com um negócio próprio e estar bilionário até o final de dezembro, tudo bem - mas é preciso saber da pequena chance disso acontecer. Traçar metas acessíveis (mesmo que difíceis) é crucial para evitar frustrações. Então, em vez de já querer estar na lista dos mais ricos da Forbes ao fim de 2019, talvez seja mais interessante buscar a estagnação do novo negócio.

CAPACITAÇÃO TÉCNICA
Um curso de línguas ou de gestão financeira, por exemplo, pode ser um bom passo para melhorar a carreira em 2019. A capacitação técnica para cargos das empresas - principalmente os estratégicos -, é crucial para conseguir uma promoção ou aumento no salário. Em alguns casos, a própria companhia oferece apoio financeiro para os funcionários que desejam iniciar um novo curso. Planeje-se!

APOSTA NAS REDES
Engana-se quem pensa que as redes sociais são espaço apenas para entretenimento. É importante lembrar que as plataformas digitais são consideradas por muitos profissionais as "extensões de nós mesmos". Portanto, é preciso tomar cuidado com a "persona" que se constrói nas redes sociais. Além disso, a dica é adotar uma postura mais ativa no LinkedIn - rede própria para o meio profissional. Já falamos anteriormente aqui no AreaH em como turbinar seu LinkedIn e melhorar a carreira.

CRONOGRAMA TRIMESTRAL
Um objetivo profissional costuma ser alcançado aos poucos. Aproveite o fim deste ano para dividir as metas de 2019 em quatro partes e tente avaliar, a cada três meses, o andamento das coisas. Corrija o que deu errado, programe-se para os próximos desafios, e use os resultados positivos atingidos até o momento para nortear os próximos passos.

TEMPO DE LAZER   
O planejamento para 2019 também deve passar pelo afeto. Para alcançar melhores resultados na carreira no próximo ano, é muito importante separar um tempo na agenda para a família e amigos. Uma mente aberta e sempre fresca é uma das chaves para abrir as portas profissionais que o novo ciclo vai apresentar. É preciso transformar as aberturas em oportunidades.   


Rudiney Freitas