8 frases de Albert Einstein que podem ser boas lições para a vida Um dos cientistas mais famosos em toda a história deixou ensinamentos muito além dos cálculos matemáticos gplus
   

8 frases de Albert Einstein que podem ser boas lições para a vida

Um dos cientistas mais famosos em toda a história deixou ensinamentos muito além dos cálculos matemáticos

Confira Também

Quando em uma conversa alguém fala o nome de Albert Einstein, dificilmente o outro não saberá de que pessoa se trata. O físico alemão, nascido em 1879, é aclamado por suas inúmeras contribuições à ciência e toda a humanidade. Einstein desenvolveu a teoria da relatividade geral e modernizou a teoria do efeito fotoelétrico. Em 1921, foi laureado com o Prêmio Nobel de Física por suas importantes contribuições a esse campo de estudo.

LEIA TAMBÉM

Diferentemente da visão que muitos podem ter desses grandes gênios da ciência, geralmente esboçados na imaginação como retraídos e ortodoxos, Einstein era um dos maiores exemplos de que não se deve julgar o livro pela capa. Além da vida agitada, o físico deixou grandes ensinamentos, muito além do mundo dos cálculos, sua zona de maior conhecimento; o ecletismo nos campos do saber foi uma de suas maiores virtudes.

Albert Einstein imortalizou algumas frases que até hoje em dia podem nos servir como verdadeiros convites à reflexão. Com epígrafes sobre educação, conhecimento e motivação, o gênio nos brinda com alguns ensinamentos sobre a vida e o que nos cerca.


"SE VOCÊ NÃO CONSEGUE EXPLICAR ALGO DE MODO SIMPLES, É PORQUE NÃO ENTENDEU BEM A COISA"
Às vezes achamos que realmente aprendemos um conteúdo novo ou então já o dominamos de maneira consistente e irrefutável. Porém, se precisarmos explicá-lo para uma criança pequena, pode ser que não consigamos transmitir esse conhecimento de maneira clara; a falha pode estar na ilusão de que sabemos algo apenas por dominarmos conceitos.

"INFORMAÇÃO NÃO É CONHECIMENTO. A ÚNICA FONTE DO CONHECIMENTO É A EXPERIÊNCIA"
Uma das melhores maneiras de realmente saber algo é observando como as coisas acontecem na prática. Teorizar é importante, mas a hipótese se comprova quando posta contra fatores mundanos. Apenas ouvir conselhos dos outros e não praticá-los para depois analisar os resultados, pode não trazer conhecimento algum da causa.

"EU NUNCA PENSO NO FUTURO, ELE VEM MUITO CEDO"
Algumas vezes perdemos tempo demais sofrendo por antecedência, imaginando o que acontecerá caso as coisas não funcionem, como será o futuro - a curto ou médio prazo -, e a verdade é que rapidinho ele chega, e o presente, tempo em que realmente é possível fazer algo, já virou passado.

"NÃO É QUE EU SEJA TÃO INTELIGENTE, APENAS FICO COM OS PROBLEMAS POR MAIS TEMPO"
É comum que desistamos de algumas metas na vida quando esbarramos em suas barreiras. A solução final, no entanto, talvez estivesse mais perto do que imaginávamos.

"UMA PESSOA QUE NUNCA COMETEU UM ERRO, NUNCA TENTOU NADA DE NOVO"
Errar é decepcionante, pode desanimar quem sempre tenta acertar. A presença do erro nas atividades, no entanto, é natural quando se faz algo, mas apenas para quem tentou.

"SOMENTE UMA VIDA VIVIDA PARA OS OUTROS É UMA VIDA QUE VALE A PENA"
Einstein entendia que o egoísmo, o interesse apenas pelo próprio triunfo, não era o que mais valeria a pena na vida. É preciso também construir para os outros, inclusive na transmissão do conhecimento que se possui.

"A VIDA É COMO ANDAR DE BICICLETA. PARA MANTER O EQUILÍBRIO, VOCÊ DEVE MANTER-SE EM MOVIMENTO"
A busca pelo equilíbrio na vida é contínua, não há um fim. A partir do momento que essa busca para, há estagnação, e uma bicicleta que não está em movimento derruba quem está montado nela.

"TENTE NÃO SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNE-SE UM HOMEM DE VALOR"
O sucesso, por si só, pode ser vazio. Quais são as características, os valores que realmente compõem o homem que chegou ao posto de destaque? Essas bases são tão sólidas como a impressão que os terceiros têm da pessoa cortejada?


Rudiney Freitas