O que prejudica sua comunicação? Especialista diz quais são os principais erros que alguém pode cometer ao falar em público gplus
   

O que prejudica sua comunicação?

Especialista diz quais são os principais erros que alguém pode cometer ao falar em público

Confira Também

Se comunicar não é simplesmente um desejo do ser humano, mas primordialmente uma necessidade, ainda mais quando é necessário transmitir informações da melhor maneira no ambiente profissional ou acadêmico.   

Esse tipo de comunicação, quando presencial, ainda é sinônimo de dificuldade para algumas pessoas, que não possuem desenvoltura para fazê-las, ou então, sentem que o público perde o interesse pela informação durante a oralidade. 

LEIA TAMBÉM 

É possível, no entanto, melhorar a qualidade da transmissão dos conteúdos. "Se as pessoas conseguissem comunicar-se melhor, menos problemas iriam ocorrer. Sem perceber, muito dos problemas comuns que ocorrem são facilmente detectados, podendo ser aperfeiçoados" diz Reinaldo Passadori, especialista em educação corporativa. 

Passadori lista alguns problemas que podem atrapalhar a comunicação, com erros que vão desde o tom da voz, até a postura inadequada durante a transmissão das informações ao público; confira os deslizes mais comuns e procure evitá-los.   

#1 - VOZ FRACA 
De acordo com Reinaldo Passadori, manter atenção na voz é imprescindível para uma comunicação efetiva. É preciso evitar "volume baixo, onde a voz é quase inaudível". 

#2 - LINEARIDADE 
É quando "a fala mantém um tom monocórdio, gerando sonolência e desatenção das pessoas", afirma Passadori. É vital, se o interlocutor quiser atenção do público, tomar cuidado com a falta de oscilações no tom da voz. É necessário mesclar a frequência durante o discurso para o público.  

#3 - DICÇÃO RUIM 
Um dos erros mais comuns durante uma conversa ou discurso para muitas pessoas, a má dicção é caracterizada por dificuldades na pronúncia, em que os sons não são bem claros e a compreensão fica prejudicada. Um baita deslize para quem deseja transmitir algum conteúdo!  

#4 - ALTA VELOCIDADE 
Esse erro é bem comum com aqueles mais nervosos, que desejam falar o mais rápido possível e se livrar da situação o quanto antes. Porém, é muito difícil que a comunicação saia de maneira efetiva quando feita às pressas, já que há um atropelo de palavras e dificulta o entendimento das ideias apresentadas. 

 #5 - VELOCIDADE LENTA 
"Talvez pior ainda do que a velocidade acelerada. Ficamos impacientes, querendo ajudar a pessoa que está falando, também gerando desinteresse", diz o especialista Reinaldo Passadori. 

#6 - FALTA DA TEATRALIZAÇÃO 
Algumas pessoas não têm a noção de que também é importante "atuar" durante o discurso, o que ajuda muito a capturar a atenção e fidelidade do público. Por exemplo: se o relato é sobre algo alegre, a fala deve ser verossímil, ou seja, deve acompanhar a informação. Se o discurso é de tristeza, nada de sorrisos, claro. 
 
#7 - AUSÊNCIA DE PAUSAS 
"As pausas servem para facilitar a compreensão do ouvinte, dar beleza estética e também para que o apresentador possa melhor concatenar as suas ideias", afirma o educador corporativo Reinaldo Passadori. Não há como imaginar sucesso para alguém que fala sem nenhum tipo de interrupção, né? O que era para ser uma apresentação imersiva acaba se tornando um monólogo maçante. 

 #8 - A FALTA DOS GESTOS 
É sabido por todo mundo que a linguagem corporal comunica muito, não apenas a fala. Prestar atenção nos gestos e na postura, portanto, é essencial para o sucesso. Além de reforçar a informação, os gestos podem cumprir uma função didática, ilustrando algo para o público ou até mesmo trazendo a atenção dele. 

#9 - OLHAR PERDIDO 
É preciso olhar no olho das pessoas, mostrar que notou a presença delas ali e que há interesse em se comunicar com todos. Nada de olhar para o chão ou desviar os olhos para a parede - uma tática usada para esconder a vergonha, mas que não deixa a relação entre apresentador e espectador natural. 

 #10 - AUSÊNCIA DE ELEGÂNCIA 
Passadori diz que "um toque de classe, de sensibilidade, de bom senso e de bom gosto nunca é demais". Ou seja, é preciso tomar muito cuidado com a vestimenta e com a aparência. Cuidar do cabelo e evitar exageros nas cores e cortes das roupas são uma das coisas mais básicas antes de alguma apresentação em público. Então é importante não bobear e fazer feio.  


Rudiney Freitas