10 passos para organizar as finanças em caso de desemprego Educador financeiro dá dicas para organizar o orçamento pessoal quando estiver desempregado gplus
   

10 passos para organizar as finanças em caso de desemprego

Educador financeiro dá dicas para organizar o orçamento pessoal quando estiver desempregado

Confira Também

Em tempos de altos índices de desemprego no país, instabilidade para quem está empregado, e demissões em massa pelas empresas, todo trabalhador teme que um pesadelo conhecido faça uma visitinha em sua vida: a demissão. 

Quando ela vem, muitas vezes, torna a vida do demitido um verdadeiro mar de incertezas. E quando o indivíduo não consegue se reerguer rapidamente, os problemas tendem a ficar ainda maiores. 

Contas mensais pra pagar, parcelas do veículo inadimplentes, data de pagamento do aluguel se aproximando... e o dinheiro para quitar esses débitos? Às vezes não há! 

LEIA TAMBÉM 

Reinaldo Domingos, educador financeiro e apresentador do canal no YouTube "Dinheiro à Vista", aborda 10 passos a serem seguidos por quem deseja estruturar o orçamento pessoal e ainda não conseguiu retornar ao mercado de trabalho. "É preciso estar centrado, por mais que possa parecer impossível", afirma.

| PAGAR DÍVIDAS IMEDIATAMENTE? 
Caso perca o emprego, qual deve ser a primeira ação? Se estiver endividado, por mais que pareça correto querer quitá-las com o dinheiro do fundo de garantia, isso pode ser um erro, pois, se usar muito deste dinheiro, estará sob o risco de ficar sem receitas para cobrir gastos à frente. Então, planeje-se melhor em relação a esses valores antes de qualquer medida.

| CRIE UMA RESERVA EMERGENCIAL 
O desempregado tem de ter dinheiro guardado para as despesas, mas, eventualmente, para investir também num curso e retomar a carreira. A primeira medida a ser tomada é reter os valores ganhos de fundo de garantia, seguro desemprego e férias vencidas. Esse dinheiro só deverá ser mexido após ser estabelecida uma estratégia. 

| ANALISE SUA REALIDADE 
É fundamental que tenha total domínio de seus números nesse momento, portanto, se deve saber o valor que possui guardado e somar com o que será ganho. 

Também deverá fazer um levantamento de todos os gastos mensais, minuciosamente, desde cafezinho até parcela da casa própria, nada deve passar despercebido. Em caso de dívidas e parcelamentos, esses devem ser também somados.  

| CONGELE FERRAMENTAS DE CRÉDITO 
Cartões de crédito, cheque especial, cartão de lojas e outras ferramentas de crédito fácil devem ser prioritariamente esquecidas de sua vida; evite mesmo em caso de emergência, pois, caso não consiga pagar esses valores, os juros serão exorbitantes, criando um caminho de difícil volta.

| FAÇA UMA FAXINA FINANCEIRA 
O que realmente é prioridade para a sua vida? Pense muito bem nessa questão, pois chegou a hora de cortar muitos gastos que não agregam à vida. Gastos que devem ser repensados pode ser de TV a cabo, celulares e smartphones, balada e ida a restaurantes, água e energia e outros pequenos gastos. Priorize o que é realmente é fundamental nesse período. 
 
| MUDE SEU PADRÃO DE VIDA 
Sei que pode parecer difícil, pois já se acostumou com um monte de regalias, mas é hora de reestruturação, e não de manter a pose. Nos momentos de dificuldade, a humildade é um diferencial. Então, o primeiro passo para mudar sua realidade é aceitar que seu padrão de vida mudou, e não viver de aparências. 

| NEGOCIE AS DÍVIDAS 
Ainda falando de humildade, chegou a hora de buscar os credores e ser o mais franco possível, mostrar que não quer se tornar inadimplente, mas que também não possui condições de pagamento, buscando assim diminuir os juros e esticar os débitos. Lembrando sempre de priorizar dívidas com juros mais altos e com bens de valor como garantia.

| FUJA DOS EXPLORADORES 
Infelizmente, por mais que seu momento seja de desespero, existem pessoas mal-intencionadas prontas para se aproveitarem dos seus temores. Não permita abusos; muitos tentarão tirar proveito de sua fraqueza para tentar obter vantagens. 

Evite promessas e garantias descabidas. Às vezes, é melhor estar com o nome sujo do que ser explorado pelas pessoas. 

| BUSQUE FAZER 'BICOS' 
Por mais que não seja em sua área de atuação, busque fontes alternativas de ganhos. Chegou a hora de deixar o orgulho de lado e buscar garantir um mínimo de renda, por mais que não seja em sua área de atuação. 

| LEVANTA E SACODE A POEIRA 
Agora é hora de buscar o mais rápido possível a recolocação profissional. Use seu network, se posicione como alguém que está à espera de oportunidades no mercado. Lembre-se, as oportunidades geralmente aparecem para quem está atrás dela. Esqueça o desânimo, levante a cabeça e olhe para o futuro. 


Rudiney Freitas