Seis lições de Jeff Bezos, CEO da Amazon, sobre empreendedorismo Se você deseja ter sucesso na carreira e negócios, o que melhor do que contar com alguns ensinamentos do homem mais rico do mundo? gplus
   

Seis lições de Jeff Bezos, CEO da Amazon, sobre empreendedorismo

Se você deseja ter sucesso na carreira e negócios, o que melhor do que contar com alguns ensinamentos do homem mais rico do mundo?

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A menos que você jamais tenha comprado um livro sequer por meio do site Amazon.com, é muito provável que você já tenha contribuído minimamente para a enorme fortuna que Jeff Bezos ostenta hoje - no mais recente levantamento feito pela revista Forbes, Bezos é o homem mais rico do mundo, superando até mesmo Bill Gates. Isso, é claro, não é por acaso: o empresário é considerado um dos maiores empreendedores digitais do século, e tem muito o que nos ensinar a respeito do assunto.

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Esse sucesso todo, porém, não veio do nada. Bezos abandonou seu bom emprego em Wall Street para fundar, na garagem de sua própria casa, o que viria a se tornar o negócio de sua vida: uma empresa online de comércio de livros, praticamente pioneira no ramo. Com os anos, a Amazon.com cresceu, assim como seus clientes fiéis, e expandiu-se. Hoje, além do comércio eletrônico, a empresa dedica-se também ao seu próprio serviço de streaming e a dispositivos inovadores, como o Kindle, para a leitura de e-Books.

Quer saber quais são os principais segredinhos de empreendedorismo de Jeff Bezos para seu sucesso insano? Desvendamos alguns deles abaixo:

#1 - PENSAMENTO A LONGO PRAZO

É muito comum entre os CEOs de grandes empresas estar focado quase que exclusivamente no resultado imediato de suas empresas. Jeff Bezos, não. Se perguntado, ele mal saberá dizer suas receitas trimestrais, já que seu pensamento está sempre além disso, já planejando os próximos passos que devem ser dados e pouco se limitando a pensar somente no presente. Se você também possui seu próprio negócio, a dica a seguir é sempre estar um passo a frente de tudo e todos.

#2 - O CLIENTE DEVE SER PRIORIDADE

Outro grande erros cometidos pelos empresários e suas respectivas empresas é pensar, quase que exclusivamente, somente no dinheiro e no lucro que irá obter ao final de cada período, nunca nos clientes que tornam isso possível. Jeff Bezos já demonstrou várias vezes que sua prioridade é sempre oferecer um bom serviço para seu clientes, a fim de fidelizá-los e fazê-los sempre voltar em busca de mais serviços e produtos. Aos poucos, o lucro torna-se uma consequência.

#3 - APRIMORE-SE EM UM (BOM) SERVIÇO

Em busca do sucesso rápido e "fácil", muitos empresários costumam expandir sua área de atuação, ocupando-se de vários serviços. Isso pode parecer bom a princípio, mas o tempo mostra que quando uma empresa faz de tudo, ela não é boa em nada. Para Jeff Bezos, é mais importante especializar em um único serviço e executá-lo da melhor maneira possível. Esta será a base de todo seu trabalho e, como o tempo, você poderá pensar em novas atividades para adotar.

#4 - COBRAR MAIS? NADA DISSO, AMIGO

Mesmo que uma empresa comece cobrando preços mais humildes de seus clientes, a tendência é que, com tempo e o sucesso, ela comece a cobrar cada vez mais, a ponto de ser algo abusivo. Segundo Jeff Bezos, isso é um verdadeiro tiro no próprio pé. Isso porque, após fidelizar os clientes com trabalho duro, aumentar preços assemelha-se a uma traição após tantos confiarem em seus serviços. Apesar de, as vezes, este aumento ser necessário para cobrir gastos, tente mantê-los no mínimo possível.

#5 - NÃO TENTE REINVENTAR A RODA

Todo empresário, principalmente no começo da carreira, tem o desejo de inovar, fazer algo diferente que o torne referência e faça história. Jeff Bezos, porém, afirma que antes de correr é preciso andar, ou seja, não tente reiventar a roda, mas use-a como uma base para seu trabalho. Ainda não entendeu? Explico: em vez desconsiderar tudo que veio antes e tentar uma nova abordagem, baseie seus pensamentos e ações sobre coisas que comprovadamente já funcionam.

#6 - O BOM E VELHO "BOCA A BOCA"

Na era digital em que vivemos e trabalhamos, tudo que vemos, ouvimos e consumimos no dia a dia, desde produtos, serviços e informações, podem ser encontrados com facilidade na Internet. Jeff Bezos, porém, acredita que a melhor forma de garantir uma boa publicidade para seu próprio negócios é por meio do velho "boca a boca", quando alguém recomenda seu produto ou serviço a outra pessoa, e assim por diante. Como conseguir isso? Só seguir os ensinamentos acima, amigo.

 


Luis Carvalho