Por que Paul Newman foi (e ainda é) um exemplo para os homens Entenda por que Paul Newman, um dos maiores sex symbols da história do cinema, merece toda nossa admiração gplus
   

Por que Paul Newman foi (e ainda é) um exemplo para os homens

Entenda por que Paul Newman, um dos maiores sex symbols da história do cinema, merece toda nossa admiração

Confira Também

Se estivesse vivo hoje, Paul Newman estaria completando 93 anos. O ator - conhecido por clássicos do cinema como "Butch Cassidy" e "Rebeldia Indomável", entre muitos outros - faleceu em 2008 (e lá já se vão mais de 10 anos), vítima de um câncer de pulmão, mas deixou um legado para nós, homens, que se estende muito além de seus filmes: uma grande lição de simplicidade, humildade e discrição, que Newman adotava seja em seu estilo único, em sua carreira ou na vida pessoal. 

LEIA TAMBÉM

Para conhecê-lo melhor, um pouco de sua história: Paul Newman nasceu em Cleveland, em 1925, onde, logo após se formar, juntou-se ao programa da Marinha para se tornar piloto. Daltônico, Newman foi impedido de continuar no programa, mas se classificou para ser um radiador e artilheiro de torpedos. Após servir na Segunda Guerra, Newman deixou os militares e iniciou seus estudos para se tornar um ator. Estrelou na Broadway e, logo em seguida, chamou a atenção de Hollywood. O resto, como se diz, é história.

Consagrado como um dos maiores atores do século passado, Paul Newman tornou-se um ícone masculino digno de nossa admiração. Entenda o motivo (ou "motivos"):

BOM MOÇO DENTRO E FORA DA TELA

Quem vê a cara de bom moço de Paul Newman deve imaginar se ele realmente o era na vida real assim como na tela, onde quase sempre interpretava personagens de coração nobre e honrados. Ele era, não duvide. Segundos biografias e relatos de pessoas que o conheciam e viveram com ele, Newman realmente era um homem de respeito, do tipo amigo leal que todo mundo gostaria de ter. Prova disso é a recente revelação de sua colega de trabalho no filme "Fugindo do passado" (1998), Susan Sarandon, que contou que o ator teria dado parte de seu cachê a ela quando descobriu que a atriz receberia menos que ele e os outros atores pelo seu trabalho no filme.

AUTOCRÍTICO COM O TRABALHO

Em seu primeiro papel em Hollywood, no filme "O Cálice Sagrado" (1954), Paul Newman achou que sua atuação havia sido tão ruim que publicou um artigo de uma página inteira em um jornal, pedindo desculpas a quem tivesse visto o filme. A partir de seu filme seguinte, "Marcado pela Sarjeta" (1956), na qual o ator interpretava o personagem Rocky Graziano, a críttica passou a elogiar a atuação marcante de Newman, e a isso sucederam-se muito outros filmes de sucesso com atuações melhores ainda. Tanto que, em 1986, Paul Newman recebeu o Oscar Honário pelo conjunto de sua obra até então, que já incluía clássicos como "Gata em Teto de Zinco Quente", "Desafio à Corrupção" e "Butch Cassidy".

ESTILO SIMPLES, MAS ELEGANTE

Paul Newman foi um dos maiores sex symbols de sua geração e parte desse sucesso todo se deve a seu estilo impecável, ainda que simples. Ao contrário de seu contemporâneo Cary Grant, cujo estilo se devia muito aos ternos clássicos que vestia o tempo todo, Newman sempre foi mais discreto e humilde, tanto na vida pessoal quanto na forma de se vestir. Basta ver algumas fotos do ator para perceber sua preferência por peças mais casuais e leves, como calças que terminam acima dos tornozelos ou com as barras dobradas, camisas xadrez, camisas de flanela, cardigãs, jaquetas bomber e parkas militares. Nos pés, sapatos tipo loafer e tênis eram presença constante.

CASAMENTO LONGO E PRÓSPERO

Com uma fama tão grande quanto a sua, é de se imaginar que Paul Newman tenha sido um grande conquistador durante os anos mais produtivos de sua carreira, pulando de relacionamento em relacionamento e dando aos jornais o que falar, certo? Porém, nada mais longe da realidade. Newman foi casado durante 50 anos com a também atriz Joanne Woodward, a quem conheceu quando ainda estudavam para se tornarem grandes atores. Conhecido como um dos relacionamentos mais duradouros de Hollywood - algo raro ainda hoje -, o casamento entre os dois terminou somente com a morte do ator, em 2008.

PAIXÃO PELO AUTOMOBILISMO

Assim como Steve McQueen, de quem era muito amigo, Paul Newman também tinha como paixão a velocidade e as emoções de uma pista de corrida. Newman frequentou a escola de pilotagem e foi o mais bem-sucedido dos atores pilotos, tendo vencido nada menos que quatro campeonatos durante a década de 70, além de ter disputado as 24 Horas de Le Mans, em que chegou em segundo lugar. Ainda nos anos 1970, fundou a Newman Freeman Racing, sua primeira equipe de corridas. Anos depois, em 1983, criou a equipe a Newman/Haas Racing, que faturou quatro títulos de pilotos com Mario Andretti, Michael Andretti, Nigel Mansell e Cristiano da Matta. Em 1995, aos 70 anos de idade, tornou-se o piloto mais velho a vencer uma corrida de categoria profissional.

COMPROMETIDO COM A CARIDADE

Sua enorme fama e fortuna jamais impediu que Paul Newman se esquecesse de ajudar as pessoas menos afortunAdas e em posições menos favorecidas. Em 1993, fundou a "Newman's Own", uma empresa de molhos e condimentos cujo 100% do lucro era (e ainda é, mesmo após a morte de seu fundador) revertido para obras de caridade. Fundou também, em 1988, a instituição beneficente Hole in the Wall Gang, que atende crianças com necessidades especiais. Atualmente, a rede cuida de 13 mil crianças por ano, totalmente de graça.

5 FILMES DE PAUL NEWMAN PARA ASSISTIR:

#1 - BUTCH CASSIDY (1969)

Dois amigos inseparáveis, Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford), lideram o Bando do Buraco na Parede e vivem de assaltar trens e bancos. Quando são caçados por todo o país resolvem ir para a Bolívia e juntamente com Etta (Katharine Ross), a namorada de Sundance, rumam para a América do Sul. Mas esta decisão não lhes proporcionará grandes assaltos ou uma vida mais tranquila.

#2 - DESAFIO À CORRUPÇÃO (1961)

Eddie Felson é um talentoso jogador de sinuca, mas de personalidade autodestrutiva. Desafia o grande jogador Minnesota Fats em aposta de alta soma de dinheiro mas é derrotado após horas seguidas de jogo. Sem dinheiro e sem agente, procura reencontrar a confiança em si e em seu jogo. Envolve-se com Sarah e na tentativa de desafiar Minnesota Fats novamente, junta-se ao agente sem escrúpulos Bert Gordon.

#3 - O INDOMADO (1963)

O inconsequente Hud Bannon (Paul Newman) vive para beber, brigar e seduzir. Idolatrado por seu sobrinho adolescente, Lonnie (Brandon De Wilde), vive em conflito com o pai, Homer (Melvyn Douglas), um conservador fazendeiro. Charmoso, porém cínico e rebelde, ele tenta ainda conquistar a empregada Alma (Patricia Neal).

#4 - REBELDIA INDOMÁVEL (1967)

O rebelde inconsequente Luke (Paul Newman) é preso. Recusa-se a obedecer as regras do local e ganha o respeito dos demais presidiários por sua valentia e malandragem. Insiste em fugir, mas a cada nova recaptura as punições são mais severas. Nem assim ele desiste e, enquanto o ódio dos guardas aumenta, Luke torna-se um exemplo para os prisioneiros.

#5 - GOLPE DE MESTRE (1973)

Illinois, 1936. Dois vigaristas dão um golpe em um capanga de um chefão e embolsam uma grana alta. Mas isto não fica por assim, pois o chefe da quadrilha decide se vingar e mata um daqueles que lhe aplicaram o golpe. Porém, o outro foge e entra em contato com um ex-parceiro, sendo que ambos decidem aplicar no criminoso um tremendo conto do vigário, que abalará tremendamente as finanças deste chefão mafioso.


Luis Carvalho