Reunião sem crise Falar mais que mulher ou atender sua ex ao celular pode mesmo queimar seu filme na empresa! Veja dicas para fazer bonito gplus
   

Reunião sem crise

Falar mais que mulher ou atender sua ex ao celular pode mesmo queimar seu filme na empresa! Veja dicas para fazer bonito

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Nesse mês de paixão rolando solta por aí não são só os namorados que estão comemorando. Além das inúmeras festas de santos que acontecem no período (Santo Antônio - 13 de junho, São Luís Gonzaga - 21 de junho, São João - 24 de junho e São Pedro - 29 de junho – poderia ser tudo feriado, não?), muita gente está se preparando para aproveitar as merecidas férias.

Tá, mas e o que tudo isso tem a ver com reuniões de negócios? Bem, nesse período de “gastança” desenfreada, seja por santos ou por descansos, a economia também dá uma bela acelerada. Isso quer dizer que mais contratos serão fechados entre companhias, e por conta disso mais reuniões serão realizadas para a turma toda entrar em acordo. E aí, você tá preparado?

Não foi por acaso que o site da revista Exame publicou algumas regras de conduta para evitar gafes naquelas tensas reuniões com clientes de suar a parte de trás da camisa. Selecionamos algumas para te dar uma mãozinha nessa hora, veja só:

NEM UM MINUTO A MAIS
Quando estamos atrasados, o comum é se preocupar mais com a nossa culpa do que aliviar a barra de quem depende de nossa presença. Procure sempre dar uma ligada pra avisar o atraso, assim você dá a oportunidade ao colega de remarcar a reunião ou substituí-lo. Agora, quando é o cliente o atrasado, a recomendação é sempre esperar quem tem o poder de decisão chegar, ou seja, o f***dão da história.

CELULAR
Em hipótese alguma atenda, ou pior, troque mensagens pelo celular durante uma reunião de negócios. A revista destaca essa como uma das gafes mais terríveis que se pode cometer, e aconselha simplesmente “silenciar” o telefone sem atendê-lo. Desta forma, você mostra que sua atenção e seu tempo estão voltados para a pessoa.

FALA, HOMEM!
Ninguém é obrigado a saber ou lembrar quem você é, portanto o encontro deve começar com uma apresentação formal dos presentes. Esse papel é do anfitrião, que dá nome e sobrenome aos bois e indica onde eles irão sentar. Nesta etapa é que acontece o famoso aperto de mão seguido de troca de cartões. Cuidado para não esquecer do cartão, pois o calor do momento pode dar amnésia repentina – depois fica chato retomar o encontro. Tudo isso é muito importante para transmitir a impressão de profissionalismo.

OUÇA MAIS
A palavra aqui é objetividade. Falar demais, muito alto ou cair em contradições certamente não vão passar qualquer segurança aos presentes. Antes de tentar convencer, é preciso ouvir atentamente às necessidades do cliente. Sua postura também é essencial para que, mesmo na leitura corporal, ele se sinta compreendido. 

BERMUDA NO ARMÁRIO
Apesar do Brasil estar visivelmente caminhando para ambientes de trabalho mais descolados e adequados ao clima subtropical, muito cuidado com o dress code do ramo que você trabalha! Na dúvida, a camisa ainda é a saída, de preferência de manga longa. Dá para combinar com um jeans escuro, caso usar uma calça social seja pedir demais. Acessórios que produzem algum tipo de ruído também devem ser evitados, e nada de afrouxar a gravata!