Não erre na liderança Suas falhas como gestor podem ser as verdadeiras culpadas pelos resultados negativos da sua equipe e da empresa gplus
   

Não erre na liderança

Suas falhas como gestor podem ser as verdadeiras culpadas pelos resultados negativos da sua equipe e da empresa

Confira Também

A posição de líder não está aí para ser preenchida por qualquer um, comandar pessoas não é fácil. Todas as suas ações têm impacto na equipe, sejam elas erros ou acertos. E os seus erros como chefe podem colocar em risco o desempenho de toda a empresa, além de, é claro, o seu emprego. Conversamos com Marcelo Cuellar, Headhunter e Gerente Executivo da Michael Page Brasil, para saber onde acontecem os piores erros dos líderes e o que você precisa fazer mandar bem como boss.

Timing
A primeira coisa que Cuellar destaca é a importância de saber que cada atitude tem sua hora certa, o famoso timing. A mesma ação pode impactos completamente diferentes em momentos diferentes.

E exemplifica: num momento de crise, quando existe a necessidade de reverter uma situação muito negativa, conseguir a alta motivação é essencial. Mas se o time está num ótimo momento e a com a motivação alta, não é nesse ponto que você deve insistir. “Outras ações podem ser necessárias para que o time não se considere invencível e não cometa erros logo à frente.”

Senso de justiça
Ser o chefe bonzinho ou o chefe malvado pode parecer importante, mas o headhunter garante que a sua equipe se preocupa muito mais com seu senso de justiça, e você também deveria. “Para mim, a falha de um gestor que pode ter maior impacto na empresa é quando seu time não o considera justo”, explica Cuellar.

E ter seu senso de justiça reconhecido pelos seus subordinados é especialmente importante quando você tem que transmitir uma notícia ruim. “Os maiores impactos não vem das más notícias, mas das notícias que soam injustas às pessoas.”

Como conduzir
Cuellar destaca dois elementos essenciais para a boa condução dos funcionários: comunicação e empatia (das duas partes), tudo para reforçar nas pessoas o sentimento de pertencimento. “As pessoas querem sentir que pertence à empresa, ao time, à equipe.”