Aprenda a usar blazer Um bom blazer melhora o visual de qualquer homem e pode combinar com várias roupas. Saiba como usá-lo gplus
   

Aprenda a usar blazer

Um bom blazer melhora o visual de qualquer homem e pode combinar com várias roupas. Saiba como usá-lo

Confira Também

Peça tradicional do guarda-roupa de um homem, o blazer tem uma história secular. Ela começa quando um oficial da marinha britânica fica sabendo que a rainha Vitoria iria visitar sua fragata. Insatisfeito com as roupas de seus subalternos, ele encomendou paletós de sarja azul-marinho com botões de latão para toda a tropa. Quando a rainha se deparou com a roupa que aqueles homens estavam usando, ela gostou tanto que a tornou uniforme militar.

Até se tornar uma das mais versáteis peças dovestuário masculino, o blazer sofreu muitas modificações ao longo do tempo e passou pelas mãos de grandes estilistas, como Saint Laurent e Giorgio Armani. Por ser uma peça que pode ser utilizada em diversas ocasiões e pelos mais diferentes estilos, saber como usá-lo é fundamental. Para tirar algumas dúvidas sobre qual blazer escolher e com o que combiná-lo, veja algumas dicas:

Antes de comprar

Caimento
Quando for experimentar o blazer, veja se, ao abotoar, o tecido não forma um “X” apertado. Também verifique se ele não fica justo a ponto de atrapalhar a movimentação dos braços. Caso isso ocorra, experimente uma numeração maior. Para encontrar o tamanho ideal, preste atenção na costura do ombro do blazer (não pode faltar e nem sobrar) e certifique se o final da manga está na altura do ossinho do pulso. 

Detalhes
Ao contrário dos paletós, os blazers são comprados separadamente. Por esse motivo, existem modelos recheados de detalhes, com cotoveleiras ou estampas. Eles podem até ser bacanas. Porém, se sua ideia for vesti-lo mais de uma vez em um mesmo lugar, prefira os estilos mais básicos. Os blazers de cores preta e azul-marinho são verdadeiros curingas para qualquer homem. Além de serem discretos e elegantes, combinam com praticamente todas as roupas e situações.  

Combinações

Camisa
O bom de um blazer básico é que ele se encaixa tão bem com camisas xadrez quanto lisas e listradas. Já o mais detalhado deve ser usado com camisas básicas, que não chamem tanta atenção. Em algumas ocasiões, o uso da gravata junto ao blazer e à camisa também pode ser muito bem-vindo.

 

Camiseta
Em eventos mais informais, combinar o blazer com camiseta básica e calça jeans irá deixar você elegante e, ainda assim, descolado. Camisetas estampadas também podem ser combinadas com blazer básico. No entanto, o cuidado deve ser redobrado ao combinar uma camiseta estampada com um blazer mais extravagante. 

Suéter e cardigã
Em dias que a friaca bate, só o blazer não é o suficiente. Então, recorrer ao suéter pode ser uma opção para enfrentar o clima. Adicionar o cardigã ao look também pode ser uma alternativa em dias mais frios. Diferente do suéter, o cardigã sugere um traje mais formal. Por isso, quando usá-lo junto ao blazer, preferir camisa a camiseta é mais recomendado.

 

Mais uma dica
Não há problema algum em deixar o blazer aberto quando você estiver em um lugar informal. Porém, caso a situação exija maior formalidade, procure mantê-lo fechado, exceto quando estiver sentado. Ao se sentar sempre o desabotoe. Ah! E nunca se esqueça: caso seu blazer tenha mais de um botão, nunca abotoe o último. 


Guilherme de Souza Guilherme