6 destinos no Brasil para homens que procuram por aventura Viagens inesquecíveis que vão colocar você em sintonia com a natureza e revelar sua essência masculina gplus
   

6 destinos no Brasil para homens que procuram por aventura

Viagens inesquecíveis que vão colocar você em sintonia com a natureza e revelar sua essência masculina

Confira Também

Há quem não dispense um bom hotel 5 estrelas ou um jantar à luz de velas. Esse não é o caso dos homens rústicos, que não se importam com o luxo e sabem que não existe coisa melhor para espairecer do que uma viagem em sintonia com a natureza e regada de aventuras, bem longe da cidade grande.

Não precisa atravessar o oceano para encontrar esse tipo de destino. Aventuras incríveis e paisagens de tirar o fôlego o Brasil tem de sobra. Pensando nisso, o AreaH listou seis lugares incríveis para você se aventurar e desfrutar experiências inesquecíveis.

Lençóis Maranhenses
O Brasil tem deserto e ele fica no Maranhão. Um dos destinos mais procurados do estado nordestino, os Lençóis Maranhenses são formados por quilômetros e quilômetros de dunas de areia.

Uma das principais paisagens dos Lençóis Maranhenses são as lagoas em meio às dunas de areia. Por conta de elas serem formadas pela água da chuva do primeiro semestre, o mais recomendado é que os turistas as visitem entre os meses de junho e setembro, já que é nessa época que elas se encontram mais cheias e em maior número.

Chegar até essas lagoas não é uma tarefa tão fácil. Exige boas caminhadas. Para ir à lagoa Bonita – uma das mais conhecidas da região – é preciso subir dunas de aproximadamente 40 metros. Contudo, todo esforço é recompensado ao chegar, principalmente se o horário da chegada coincidir com o do pôr do sol.

Outra grande atração dos Lençóis Maranhenses é o passeio de voadeira (semelhante a uma pequena lancha) pelo Rio Preguiças – que leva esse nome por conta da presença de bichos-preguiças nas margens. Com duração de um dia inteiro, o passeio passa por algumas vilas até chegar à praia de Caburé.

Petar
Localizada a 350 quilômetros da capital paulista, entre os municípios de Apiaí e Iporanga, o Parque Estadual e Turístico do Alto Ribeira (Petar) abriga boa parte da Mata Atlântica preservada e mais de 400 cavernas repletas de impressionantes espeleotemas (formações rochosas como cortinas, estalactites e estalagmites).

Mas, não só de cavernas Petar se constitui. Quem for para lá, também irá ficar deslumbrado com as lindas cachoeiras. Em algumas, com mais de 70 metros de altura, é possível praticar cascading e rapel. Outras, “escondidas” no interior das cavernas, como a Cachoeira da Caverna do Ouro Grosso, podem ser o lugar ideal para um banho paradisíaco. 

Parque Nacional de Itatiaia
Situado na Serra da Mantiqueira, próximo à Rezende, o Parque de Itatiaia possui picos que atingem mais de 2.500 metros de altitude – não à toa ele é um dos destinos mais tradicionais entre os montanhistas. O ponto mais elevado é o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros acima do nível do mar.

A trilha que leva ao ponto mais alto do Pico das Agulhas Negras é um prato cheio para aventureiros. Com cerca de 1,3 quilômetros, o trajeto leva aproximadamente três horas para ser concluído. O percurso, que atravessa lugares dignos de belas fotos, gradualmente se torna mais difícil e, em alguns trechos, o uso de equipamentos de escalada é necessário.

Apesar do Parque do Itatiaia ficar aberto ao público todos os dias, a melhor estação para visitar a parte alta (onde fica grande parte das montanhas) é durante o inverno, por conta da menor incidência de chuvas. Já no verão, quem for visitar o Parque pode desfrutar a parte baixa, onde fica o famoso Lago Azul. Para chegar até lá é preciso percorrer uma trilha bem acessível. Entrar nas águas límpidas do Lago Azul é mais que uma obrigação para os visitantes.

Bonito
A beleza dessa cidade do Mato Grosso do Sul faz jus ao nome. Considerado o melhor destino de turismo responsável do mundo, Bonito oferece um longo cardápio de atividades para os amantes da natureza e da aventura. Trilhas, arvorismo, rapel, mergulhos e passeios de duck (um tipo de caiaque) são só algumas delas.

O Abismo Anhumas é um lugar que quem for a Bonito não pode deixar de visitar. A porta de entrada é um buraco de 72 metros. A descida, que dura aproximadamente cinco minutos, só é possível por meio de rapel. Ao chegar ao fundo do abismo, o visitante firma-se sobre um deck que flutua sobre um grande lago de 80 metros de profundidade. Como a luz que ilumina o Abismo Anhumas vem das fendas rochosas, dependendo da posição do sol, a cor das águas desse lago pode variar entre azul anil e verde esmeralda. Nas rochas, formações de estalactites e estalagmites colaboram ainda mais com a paisagem encantadora. Lá embaixo, é possível praticar mergulho com snorkel.

Visitar o Parque Rio Formoso é outro passeio recomendadíssimo para os mais aventureiros. Além proporcionar uma forte relação com a flora e fauna locais, esse lugar oferece passeios mountain bike, boia cross, mergulho e até mesmo cavalgada.

Parque Estadual do Jalapão
Esqueça a ideia de se hospedar em hotéis. O máximo que existe por lá são poucas pousadas em alguns vilarejos. Localizada em Tocantins, próximo à fronteira com o Piauí, Bahia e Maranhão, o Parque Estadual do Jalapão é de difícil acesso, e até por isso é uma das regiões mais conservadas do Brasil. Chegar até lá só é possível com veículos 4x4.

Com vegetação típica do Cerrado, o Parque do Jalapão apresenta grande variedade de cenários, que podem ir de dunas e formações rochosas a cachoeiras, veredas e fervedouros. 

Um dos atrativos mais conhecidos do Parque do Jalapão é a Trilha da Serra do Espírito Santo – que não é para fracos. Com aproximadamente 8 quilômetros de distância total (ida e volta), o percurso é embelezado pelas paisagens rochosas. Logo na primeira etapa da trilha, o viajante tem que subir, sobre pedras, um quilômetro de morro. Depois, ainda é preciso atravessar três quilômetros de uma área plana até chegar ao Mirante. Após a chegada, a vista do planalto é mais que uma recompensa.

Parque Chapada Diamantina
A Chapada Diamantina é uma prova que Bahia é muito mais que axé e Pelourinho. Rios, cachoeiras, cânions, grutas e muito trekking está à espera dos viajantes que resolverem se aventurar por lá.

Ao longo dos 1.500 quilômetros quadrados, o Parque abriga várias cidadezinhas tranquilas. Entre elas, está o distrito de Palmeiras, que abriga a Cachoeira da Fumaça, que tem 340 metros e é considerada a segunda maior cachoeira do Brasil. Para visitá-la, existem duas formas. A mais rápida sai do Vale do Capão e leva até a parte de cima da cachoeira, a mais demorada (e mais eletrizante) é feita por trekking e leva até três dias para chegar à parte de baixo da cachoeira.

Entretanto, se você acha pouco caminhar por três dias, então é a recomendação é fazer a trilha do Vale do Pati, que demora até cinco dias para ser percorrida e, para muitos, é a mais bonita do país. Ao longo do caminho, que parte do Vale do Capão e leva a Andaraí, é de se admirar a paisagem repleta de belezas naturais, que entre elas se destacam as Gerais do Rio Preto e dos Vieira, morros (Branco e Castelo), rios e cachoeiras.

 


Guilherme de Souza Guilherme