Novidades do Salão do Automóvel de Genebra 2017 Uma das maiores exposições de carro do mundo apresenta o que vem de novo por aí gplus
   

Novidades do Salão do Automóvel de Genebra 2017

Uma das maiores exposições de carro do mundo apresenta o que vem de novo por aí

Confira Também

O Salão do Automóvel é um evento clássico e adorado pelos amantes de veículos. São muitos países que recebem o evento: Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Suíça e outros. Independente da localização, a legião de fãs que comparece é sempre muito grande.

O primeiro Salão foi realizado em 1898, em Paris. Naquela época, o que hoje é conhecido como carro ainda era chamado de “carruagem sem cavalo”. 

O Brasil possui um evento realizado a cada dois anos. O primeiro ocorreu em outubro de 1960. Marcas extremamente famosas no mundo automobilístico costumam marcar presença e mostrar algumas novidades. O Salão brasileiro é considerado o mais importante da América Latina.   

Entretanto, um dos eventos mais reconhecidos mundialmente é o de Genebra, na Suíça. A edição de 2017 será aberta para visitas dia 09 de março, irá durar 10 dias e promete movimentar o mercado automotivo.

O Salão de Genebra é muito conhecido por apresentar as novidades que serão lançadas ao longo do ano. E 2017 não será diferente. Desde modelos já conhecidos sendo redesenhados, passando por versões especiais, até modelos completamente novos passarão por lá. 

Para você saber o que vai rolar por lá, separamos alguns dos veículos mais aguardados que serão apresentados ao público esta semana. Confira:

Volvo XC 60:
Modelo já presente nas ruas da Europa virá ao Brasil no segundo semestre de 2017. Porém, o veículo que será apresentado no salão de Genebra parece estar um pouco reestilizado comparado ao modelo de 2016 (ainda não foram revelados grandes detalhes sobre ele).

O que se sabe é que o visual foi inspirado na sua versão maior, o XC 90. A promessa é que ele seja ainda mais seguro que o "irmão mais velho".

2 sistemas de segurança já foram confirmados no XC 60 pela Volvo:

City Safety: que não só freia o carro sozinho (como o XC 90 já faz), mas caso o carro perceba que não há tempo hábil para frear, a tecnologia muda a direção do veículo, retirando-o da rota de colisão. Atua com precisão até 100 km/h.

Mitigação de Pista Oposta: Se o motorista se descuidar e invadir a faixa do lado, o XC 60 dará um alerta sonoro e ainda retorna para a faixa correta. Tecnologia atua entre 60 km/h e 100 km/h.

Range Rover Velar:
Novo modelo da Range Rover já foi divulgado por completo antes mesmo de ser apresentado no salão. Ele ficará entre o Evoque e o Sport. A montadora o define como um SUV premium médio.

O Velar contará com 6 versões: A de entrada possui motor 2.0 Diesel de 180 cavalos e a top de linha 3.0 V6, que roda somente com gasolina e tem 380 cavalos. Todas as opções contam com câmbio automático de 8 marchas. 

O interior do veículo surpreende pela beleza e tecnologia. Quase não há botões, praticamente tudo é sensível ao toque.

Peugeot Instict:
O modelo ainda é apenas um conceito. Tem o estilo de uma perua, ou uma Shooting Brake, como a marca prefere chamá-lo. O carro chama bastante atenção pelo design futurístico.

O interior é super tecnológico e em modo autônomo recolhe o volante e pedais. Feito em parceria com a Samsung, o Instinct conta com o Chatbot, um assistente pessoal por voz, semelhante à Siri. O motor será híbrido com 300 cavalos de potência (a montadora diz que esse dados ainda podem sofrer alterações).

Mitsubishi Eclipse:
O Mistubishi Eclipse está de volta! Mas completamente diferente. Antes um esportivo coupe, agora se tornou uma SUV com versão Cross que ficará entre a ASX e o Outlander.

O crossover estiloso oferece linhas musculosas e a parte traseira chama atenção por ter o vidro "cortado" pelo farol. Duas opções de motorização estarão disponíveis: 1.5 ou 2.2 turbodiesel. O câmbio é automático de oito velocidades e tração 4x4.

Porsche Panamera Sport Turismo:
A Porsche apresenta sua primeira perua. Inspirada na Panamera – como o próprio nome sugere – é uma versão esticada do modelo esportivo. É até difícil dizer que um carro que passa dos 300 km/h e possui 550 cavalos é um carro para a família, mas esse costuma ser o público-alvo das peruas.

O porta-malas normalmente tem 520 litros, mas pode chegar a 1390 com os bancos traseiros abaixados. A novidade fica por conta dos 3 assentos na parte de trás do carro (a versão tradicional possui apenas 2). As primeiras unidades chegarão aos Estados Unidos no final de 2017.

Mercedes Classe X:
A inédita picape da MercedesBenz está confirmada no Salão de Genebra. A picape aproveita a plataforma utilizada pela Nissan Frontier e Renault Alaskan (isso por conta de uma parceria feita pelas marcas). Sua produção será iniciada no final de 2017. A Classe X já tem estreia agendada no Brasil a partir de 2018.

A versão topo de linha é equipada com motor V6 turbodiesel e tração 4x4, com capacidade de transportar 3,4 toneladas no reboque e 1,1 tonelada na caçamba. Ainda há uma versão um pouco mais tecnológica, adaptada para ser utilizada na cidade.

Pagani Huayra Roadster:
Carro pra lá de especial. Será apresentado no Salão de Genebra, porém, mesmo que você tenha R$ 7,4 milhões para comprar umas das 100 unidades, não irá conseguir: todos os exemplares já estão vendidos. Isso mesmo, antes mesmo do lançamento, já não tem mais nenhuma unidade à venda.

O superconversível possui um motor 6.0 V12 biturbo de 764 cavalos produzido pela Mercedes especialmente para a Pagani. 

Dendrobium:
Há um mistério muito grande sobre esse novo carro. Pouco se sabe sobre motorização e design. Mas então o que ele tem de tão especial?

O hiperesportivo será desenvolvido em conjunto pela Williams e pela Vanda Eletrics, uma empresa de mobilidade elétrica da Singapura. Ou seja, será um esportivo totalmente elétrico e com tecnologia de Fórmula 1. Aguardamos ansiosamente pelo salão de Genebra para saber mais sobre essa máquina.

Techrules Gt96:
Não precisa de muito para descrever esse carro e chamar a atenção de qualquer um: são seis motores (todos elétricos), 1044 cavalos de potência e 2000 km de autonomia. Parece loucura, pois é isso que a marca chinesa Techrules promete com o novo GT96.

Ainda não se sabe muito sobre o design, que deve ser mais especificado no Salão de Genebra, mas será que essa máquina com números estonteantes dará certo?

 


Arthur Gabor