Fatos marcantes sobre Jack Nicholson Aos 79 anos, o ator que marcou uma geração leva em seu repertório de vida uma enorme bagagem de fatos curiosos gplus
   

Fatos marcantes sobre Jack Nicholson

Aos 79 anos, o ator que marcou uma geração leva em seu repertório de vida uma enorme bagagem de fatos curiosos

Confira Também

Quase impossível encontrar alguém que não conheça o nome Jack Nicholson. Mais difícil ainda é alguém não reconhecer de imediato sua cara de louco, marca de um dos principais atores a fazer parte do cenário cinematográfico desde os anos 1970, quando começou a fazer sucesso. Nascido em 22 de abril de 1937, o ator, cineasta, produtor e roteirista é uma das personalidades mais conhecidas do mundo e também uma das que mais coleciona momentos memoráveis, tanto em sua carreira quanto em sua vida pessoal.

Em tantos anos de carreira, em que uma grande quantidade de filmes foi protagonizada por Nicholson, não é nada difícil lembrar de alguns que ainda fazem parte da cultura popular como clássicos que merecem ser lembrados e reassistidos por novos públicos. Obras como Sem Destino, Um Estranho no Ninho, O Iluminado e Os Infiltrados fizeram sucesso, em grande parte, por levarem o nome de Nicholson em seus créditos. 

Além de uma longa carreira, o ator também levou uma vida bastante conturbada e recheada de escândalos, como parece ser a vida pública de grande parte dos grandes astros do cinema. Alguns fatos pessoais da vida de Nicholson, apesar de revelados, ainda são de pouco conhecimento do público, mas é possível perceber que o ator que se tornou um símbolo sexual de uma geração e que continua cativando homens de diferentes idades que tem contato com seu trabalho ainda representa o legado de uma geração que está longe de seu fim. 

Desaparecido do circuito hollywoodiano há alguns anos, depois de protagonizar algumas comédias românticas menos memoráveis, Jack Nicholson pode ser considerado uma lenda viva por seu trabalho, merecendo ter sua obra reconhecida e respeitada. 

Em clima de saudosismo, vale lembrar alguns fatos marcantes da vida do eterno maníaco Jack Nicholson.

Cara de mau

As expressões faciais de Jack Nicholson são uma de suas mais conhecidas marcas tanto nas telas quanto fora delas. O ator possui um dos rostos mais conhecidos no mundo, sendo possível até mesmo que o público o reconheça em diferentes idades ao assistirem a seus trabalhos mais antigos. O sorriso de maníaco e as sobrancelhas curvadas são as características mais marcantes do ator que o tornaram um dos principais a levar em seu currículo papéis em que interpreta vilões marcantes e aterrorizantes que marcaram gerações de públicos.
 
Família confusa

Um dos fatos mais marcantes e curiosos sobre o ator é que sua família tem uma história bastante confusa. Sua mãe, a atriz e dançarina June Nicholson teria ficado grávida ainda muito jovem ao se envolver com um homem que trabalhava no mesmo meio que ela. Para evitar que a família fosse vítima das críticas bastante comuns à época, a mãe de June, Ethel, teria assumido a maternidade da criança e a criado como se fosse seu próprio filho, enquanto June assumiria o simples papel de irmã de Jack. O mais curioso sobre isso seria o fato de que o próprio Jack teria conhecimento disso apenas 37 anos depois, durante uma entrevista para a revista Times, que revirava a história de sua vida. Na época da descoberta, tanto a verdadeira mãe quando a avó de Jack já haviam morrido.

A frase improvisada

A emblemática frase proferida por Jack Nicholson no filme O Iluminado, que depois se tornaria uma das referências mais conhecidas e repetidas ao longo dos anos após o filme não estaria no roteiro original da obra, sendo fruto da improvisação de Jack.  A frase foi tirada de um programa popular na época, The Tonight Show Starring Johnny Carson, em que o apresentador título do programa utilizava a frase durante a abertura do mesmo. Quem esteve presente durante a gravação da aclamada cena de terror protagonizada por Nicholson conta que a reação de todos foi de cair na risada, porém a frase teria ficado tão boa e dentro do contexto que foi aproveitada no filme, se tornando símbolo de uma das atuações mais aclamadas do ator.

Vida de prêmios 

Jack Nicholson é o ator que mais recebeu indicações ao Oscar na história do cinema ao longo de toda sua carreira, mas somente levou a estatueta em três ocasiões: pelos filmes Um Estranho no Ninho, Melhor é Impossível e Laços de Ternura. Contanto estes, o ator teria somado 43 prêmios ao longo de toda sua carreira, por diferentes trabalhos. Jack Nicholson é um dos atores de maior reconhecimento em Hollywood, tendo inclusive tendo um prêmio com seu nome como homenagem. 

Louco desde sempre

Desde o começo de sua carreira, Jack Nicholson teria se destacado por interpretar papéis, no mínimo, exóticos. Seu primeiro papel foi no filme The Cry Baby Killer, em que o jovem ator interpretou um delinquente juvenil suspeito de assassinato. Dois anos depois desse papel, Jack ganharia um papel curto, porém bastante marcante, como um paciente masoquista em um consultório odontológico em A Pequena Loja dos Horrores. A partir daí, sua carreira foi quase que inteiramente baseada em papéis similares de complexidade psicológica ascendente. 

Pulador de cerca

As mulheres com quem Jack teria se relacionado ao longo de sua vida seriam muitas, entre atrizes e modelos. Muitas das mulheres com quem ele teria ficado elogiaram seu desempenho na cama. Uma lista de celebridades pode ser citada, como Madonna, Sandra Knight, Joni Mitchell, Melanie Griffith, Mar¬garet Trudeau, Chistina Onassis, Bianca Jagger, Diane Keaton, De¬bra Winter, Meryl Steep, e Rebecca Broussard. Um conquistador com notoriedade, seu relacionamento mais duradouro teria sido com a atriz Angelica Houston, que durou 17 anos, mas acabou quando Rebecca Boussard apareceu grávida do ator. Nicholson também foi casado durante 6 anos com a atriz Sandra Knight. O ator possui quatro filhos de três relacionamentos diferentes.

Sem controle de raiva 

O ator tem uma má reputação por ter acessos de raiva que geram bastante notícias. Em 1994, durante um desses acessos sem motivo aparente, usou um taco de golfe para quebrar o vidro do carro de seu vizinho. Nicholson também é frequentemente visto zangado durante jogos de seu time favorito, os Los Angeles Lakers, os quais ele nunca perde e pelo qual ele inclusive altera sua agenda. Durante um desses jogos em que o time estaria se saindo mal, o ator abandonou o ginásio ainda durante a partida, irritado, e não chegou a ver derrota que o time sofreria. 


Luis Carvalho