Os melhores do Festival Mundial de Arquitetura Premiados incluem biblioteca em bosque chinês e clube de golfe brasileiro. Inspire-se com as criações apresentadas em Singapura gplus
   

Os melhores do Festival Mundial de Arquitetura

Premiados incluem biblioteca em bosque chinês e clube de golfe brasileiro. Inspire-se com as criações apresentadas em Singapura

Confira Também

Na correria do dia a dia, passamos por casas e prédios afora buscando apenas o que eles têm de mais óbvio: organização social e proteção contra intempéries. Afinal de contas, não é pra isso mesmo que eles servem?

Sim, mas para olhares atentos eles são muito mais que meras ferramentas. Belas ou feias, extraordinárias ou comuns, as construções comunicam. Seja a vontade de um grupo ou as emoções de um artista, elas ainda carregam em seus detalhes e fundamentos a expressão de seu tempo. A peculiaridade das formas permite conhecer o pensamento de outras épocas.

De olho nesses atributos, o Festival Mundial de Arquitetura, realizado em Singapura, premiou 31 dos mais de 500 projetos inscritos. Veja a nossa lista dos dez mais incríveis:

10 - Plaza España 
Construída entre uma igreja antiga e um moderno museu da cidade espanhola de Tenerife, a praça oferece vista para as colinas. Pelo projeto, a Menis Arquitectos levou o Prêmio do Diretor e venceu ainda na categoria Novo e Velho.

9 - Casa C3 
Exemplo de conscientização, este projeto de residência na zona rural da Nova Zelândia garante que todo o carbono lançado à atmosfera no processo de construção seja absorvido posteriormente. Vencedor do prêmio de projetos futuros na categoria Casas.

8 - Gunoot Eco-Resort 
O edifício que venceu na categoria Projetos Futuros - Empreendimento comercial de lazer prova que pouco é muito. Utilizando mão-de-obra pouco qualificada e materiais de segunda mão, o escritório omani SSH chegou até a construir um protótipo para demonstrar melhor seu conceito.

7 - Bloco de apartamentos em Montenegro
Com uma fachada inspirada nos telhados das casas da região onde será levantado, o projeto do escritório indiano Sanjay Puri Architects ganhou o prêmio de projetos futuros do ano, na categoria residencial.

6 - Hospital Real Infantil 
Um dos grandes destaques entre os vencedores, o hospital australiano propõe um design lúdico em resposta ao sofrimento de crianças e pais em Melbourne. A ousadia rendeu aos escritórios Billard Leece Partnership e Bates Smart o prêmio na categoria Saúde.

5- Shearer's Quarters
Em vista de sua simplicidade e harmonia com a paisagem deslumbrante, a vila australiana projetada pelo escritório John Wardle Architects ficou com o prêmio de melhor Casa de Campo.

4 - Hotel Victoria Tower
Projetado por Wingardh Arkitektkontor, o prédio sueco forrado de triângulos de vidro por todos os seus 34 andares desafia o observador com seus ângulos extremos. Vencedor na categoria Hotel e Lazer. 

3 - Clube de Golfe Fazenda Boa Vista
Único premiado brasileiro nesta edição do festival, Isay Weinfield deu o que falar com as instalações de sua fazenda em Porto Feliz, São Paulo. Para os jurados, o projeto que levou o prêmio na categoria Esporte traz uma elegância simples e reinvestiga a tipologia do clube de campo.

2 - Biblioteca Liyuan 
Transbordando requinte e bom gosto, a biblioteca construída numa pequena cidade aos arredores de Pequim venceu na categoria Cultura. Projetado pelo atelier Li Xiaodong, o edifício é todo revestido com pedaços de madeira por fora.

1- Estufa refrigerada em Singapura
Finalmente, o ganhador do prêmio de Prédio Mundial do Ano: o complexo de jardins na Baía Marina, em Singapura. Com um design de tirar o fôlego, a principal ideia projeto é alertar a respeito dos efeitos que aumento da temperatura terrestre terá sobre a vegetação.