6 cuidados especiais para homens tatuados Saiba quais são os cuidados básicos para deixar sua tatuagem sempre com cara de nova gplus
   

6 cuidados especiais para homens tatuados

Saiba quais são os cuidados básicos para deixar sua tatuagem sempre com cara de nova

Confira Também

Mais do que um desenho no corpo, as tatuagens costumam simbolizar uma lembrança familiar, a demonstração do gosto por algo específico ou vaidade. Mas, independente do desenho e da motivação, fazer uma tatuagem é algo que deve ser muito bem pensado antes, pois requer alguns cuidados especiais com a pele para o resto da vida.

VEJA MAIS:

Para você ter uma ideia do processo de uma tatuagem: para a tinta entrar na camada necessária de pele e não sair mais é preciso que ela vá fundo na derme e, por isso, são usadas agulhas - e sai sangue. No fim das contas, uma nova tattoo é como uma grande ferida que precisa cicatrizar e se recuperar depois. E, como toda ferida, precisa de um cuidado específico para cicatrizar bem e não deixar marcas ou manchas na região onde foi realizada. Para a tatuagem ficar sempre bacana ela precisa cicatrizar direito, claro, pois caso contrário pode sofrer os efeitos de uma cicatrização ruim: traços tortos, desbotamentos e queloides protuberantes com rugas na pele tatuada… E você não quer nada disso, certo?

Para evitar que muitas dessas coisas ocorram com a sua pele – não apenas por falta de cuidados, mas também por falta de conhecimento – selecionamos algumas dicas úteis e certeiras de cuidados especiais para quem tem pele tatuada, principalmente para quem está no estágio inicial de curtir sua nova tattoo. Confira:

USE POMADAS HIDRATANTES ESPECÍFICAS PARA TATUAGEM

Um dos cuidados da maioria dos tatuadores é passar pomada na tatuagem antes de você sair do estúdio, e esse hábito deve ser mantido em casa e ao longo da vida do desenho. No entanto, infelizmente, alguns hidratantes comuns e cicatrizantes farmacêuticos, geralmente recomendados, causam o desbotamento da tinta ao longo do uso, pois não foram feitos para esse fim. Foi pensando justamente nisso que a VITO, marca brasileira de produtos masculinos, criou o Tattoo Magic, um produto a base de óleos essenciais de lavanda e melaleuca que tem a função de hidratar a pele e realçar as cores da tatuagem, deixando-a com aspecto muito mais vivo por um longo período.

Além de realçar as cores da sua tatuagem, o produto também age como um hidratante concentrado na pele, próprio para quem acabou de fazer ou já tem tatuagens. 

Na hora de cuidar das suas tattoos, dê preferência para produtos desenvolvidos especificamente para isso, como o Tattoo Magic, que é 100% natural e livre de conservantes, e, além disso, não possui contraindicação e é hipoalérgico, podendo ser usado na pele diariamente. 

HIGIENIZE CORRETAMENTE

A limpeza frequente da pele e da tatuagem evita possíveis infecções, cicatrizes ou manchas. Neste caso, é importante o uso de sabonetes antissépticos antes da troca do filme plástico, caso a tattoo seja nova, e do uso da pomada ou protetor solar, caso ela seja mais antiga. Essas higienizações podem ser feitas durante e após o banho, sem o uso de buchas, cremes impróprios ou sabonetes com cheiro forte para limpar a região.

FIQUE LONGE DO SOL

Muitas vezes, o orgulho da nova tatuagem é tão grande que a vontade é sair mostrando para todo mundo, certo? Se não fosse um pequeno detalhe: o sol. De acordo com dermatologistas e tatuadores, os raios solares podem interferir na cicatrização e fixação dos pigmentos da tatuagem, ou seja, podem estragar as cores da sua tatuagem – independente de ser nova ou antiga – e causar feridas na pele. Tudo isso ocorre porque a radiação UV atinge a derme e provoca um processo inflamatório que resulta na reabsorção dos pigmentos. Por essa razão a recomendação mais recorrente é a utilização de protetor solar, no mínimo, fator 60. 

PASSE LONGE DE ALIMENTOS GORDUROSOS 

Muitos profissionais prezam pelo cuidado extra: como alimentação influencia diretamente no funcionamento do seu organismo, é melhor evitar excessos de gorduras e açúcares para ter uma cicatrização tranquila. Muitos também pedem para que você não consuma alimentos altamente alergênicos – como amendoins e frutos do mar – para evitar possíveis problemas de cicatrização. 

NÃO COCE SUA TATUAGEM NOVA 

Evite, de todos os jeitos, coçar a sua tatuagem nova por dois motivos: o primeiro é que suas unhas são infestadas de bactérias. Essas bactérias devem ficar longe da sua tattoo e da sua pele que ainda está se regenerando e não recuperou todas as defesas biológicas. A outra é que coçando a pele tatuada você pode deformar a colocação de tinta abaixo da pele. Muitos pontos estourados ou traços mais grossos do que deveriam ser, por exemplo, se devem ao fato da pessoa ter coçado a tatuagem enquanto ela cicatrizava.

EVITE PISCINA E MAR – DURANTE UM TEMPO

A maioria dos tatuadores também não recomenda que as tatuagens sejam feitas em épocas em que a exposição solar e os banhos de mar ou de piscina são mais constantes, isto é, no verão. As piscinas apresentam dois perigos às tatuagens: a possibilidade de contrair infeções e a agressão do cloro, que pode danificar os pigmentos do desenho. Já no caso da água do mar, a atenção deve ser redobrada: ela tem uma grande concentração de areia, sal e resíduos. Tudo isso combinado tem o mesmo efeito das exposições solares, ou seja, além de arder bastante em alguns casos, dificulta a cicatrização e pode até infeccionar a área do desenho.

Por essa razão, nenhum recém-tatuado deve ceder às tentações de um banho de piscina ou mar até que cumpra, pelo menos, dois meses de cuidados em torno da sua nova arte corporal.