Praias com as maiores ondas do mundo Veja onde quebram as maiores ondas do mundo e diga adeus às marolas gplus
   

Praias com as maiores ondas do mundo

Veja onde quebram as maiores ondas do mundo e diga adeus às marolas

Confira Também

Ondas gigantes são uma atração em qualquer praia que as produza. Independentemente se você tem coragem (e habilidade) para cair na água e se arriscar em cima da prancha, ver uma onda gigante se quebrando é bem divertido.

É claro que para quem surfa, ir a uma praia com ondas gigantes é muito mais divertido. Poder pegar a prancha e encher seu corpo de adrenalina é para poucos. Existem profissionais do ramo, aquele que vivem de pegar ondas gigantes, eles não querem saber de fazer manobra, querem se manter em pé na prancha a uma velocidade altíssima e uma parede de água se quebrando na suas costas. Inclusive, um dos maiores destaques mundiais nesse quesito é um brasileiro: Pedro Scooby.

Entretanto, esse programa não é apenas para os surfistas, mesmo quem não tem capacidade para tal, pode - e deve - ir a praia assistir. Além de dar um apoio a quem está na água, os telespectadores com certeza irão se divertir e ficar de queixo caído com a destreza dos surfistas.

VEJA TAMBÉM:

Veja agora, onde estão as praias com as maiores ondas do mundo, e se arrisque tentando surfá-las, ou apenas assista os surfistas de ondas gigantes se aventurando (elas estão em ódem alfabética e não por tamanho de onda):

1. Cortes Bank (EUA)
Essa praia na Califórnia, fica localizada em um recife a 170km da costa. Ela foi descoberta há pouco tempo, apenas em 2000, mas por conta de suas belíssimas ondas, tem conquistado o coração dos Big Riders (surfistas de ondas gigantes). Em 2002, o americano Mike Parsons ganhou a bolada de 60 mil dólares após surfar uma onda de 20 metros em Cortez Bank. Muitos surfistas ainda acreditam que esse local pode produzir a tão sonhada onda de 30m (ou 100 pés).

2. Ghost Trees (EUA)
Essa praia também fica na Califórnia, mas na região norte. Ela possui as ondas mais pesadas dos EUA, e os perigos de surfar lá não param por aí: a água é bem gelada e infestada de tubarões. E claro, as ondas são bem grandes. A energia vinda do Oceano Pacífico fazem as ondas atingirem até 20m de altura. Você teria coragem?

3. Ilha dos Lobos (Rio Grande do Sul)
A praia brasileira com as maiores ondas. Por mais que não se compare às outras da lista, é um local acessível para quem mora no Brasil e dá para quebrar um galho quando bater aquela vontade de se aventurar. Ela foi recém-descoberta e fica em Torres, no Rio Grande do Sul. Ela é muito conhecida pelos belos tubos que chegam até 5m de altura (pode não parecer muito, mas para um tubo é bastante água).

4. Jaws (Havaí)
Jaws em inglês significa "mandibulas" e isso já diz muito sobre a praia. Algumas pessoas também irão lembrar do filme "Tubarão", que em inglês chama-se Jaws. Esse pico é um dos mais temidos do Havaí, e a rebentação é tão forte, que ninguém se arrisca a tentar acompanhá-la com as forças do braço. Nessa praia, usa-se a técnica chamada Town-in, na qual o surfista é puxado por um jet ski para adiquirir a velocidade necessária para surfar as ondas de lá. A cheia acontece em dezembro, quando as ondas gigantes chegam a 21m.

5. Mallaghmore (Irlanda)
Essa, talvez, seja a praia mais deconhecida de nossa lista. É um local pouquíssimo explorado, mas é uma das melhores praias para os malucos que curtem ondas gigantes. Em algumas épocas do ano, as ondas ultrapassam os 10 metros de altura. Você teria coragem?

6. Mavericks (EUA)
Esse local é amedrontador, mas mesmo assim é extramamente popular entre os surfistas. O mar é escuro e com fundo rochoso, a água e fria e cheia de tubarões brancos. Entretanto, graças a abrupta elevação do solo, as ondas de lá são maravilhosas. O recorde de lá foi surfado por um brasileiro, Carlos Buele, a onda tinha 21 metros.

7. Nazaré (Portugal)
Uma praia muito conhecida e perigosa. Ela não traz boas lembranças para os brasileiros, já que foi lá que Maya Gabeira sofreu um terrível acidente e quase faleceu. Nessa praia foi registrado o recorde de maior onda de todos os tempos: 30 metros. E além de altas, elas são pesadas, não a toa são apelidadas de "canhão".

8. Puerto Escondido (México)
O nome verdadeiro da praia é Zicatella, porém, todos a conhecem como Puerto Escondido. Ela é uma praia diferente de todas as outras aqui da lista, já que suas ondas quebram para os dois lados (e às vezes isso ocorre ao mesmo tempo), isso faz com que as ondas fiquem ainda mais fortes e os tubos mais sinistros. As ondas mais fortes podem chegar aos 10 metros.

9. Shipstern Buff (Austrália)
Essa praia fica na ilha de Tasmânia, localizado a 240km da costa australiana, mas pertence a Austrália. Ela é considerada uma das melhores praias do mundo, e é contantemente comparada a Teahuppo (que é a próxima da lista). As ondas de lá beiram a perfeição, a água é bem gelada, às vezes aparecem alguns tubarões e o fundo é rochoso, ou seja, adrenalina está sempre em alta por lá. As maiores ondas já registradas bateram 9 metros.

10. Teahupoo (Polinésia Francesa)
O local das ondas perfeitas, ou melhor, dos tubos perfeitos. Teahuppo produz as mais belas ondas já vistas, os tubos de lá parecem desenhados a mão pelo homem. A adrenalina é garantida, não só pelo desafio em surfar tubos que podem passar dos 5 metros e são extramamente volumosos e rápidos, mas também por conta do fundo rochoso, que pode causar cortes em caso de quedas e dos tubarões que às vezes resolvem aparecer. Uma das etapas do WSL (Circuito Mundial de Surfe, em inglês) é disputada lá.

11. Todos os Santos (México)
Não é Do Havaí, mas é quase.  Ela recebe as mesmas ondas do Havaí, mas com um certo atraso por conta de sua localização.  O fundo dela também é rochoso, mas há um ponto a mais: as vezes as rochas se desprendem e são arrastadas pelas ondas. As maiores ondas batem os 12 metros de altura.

12 Waimea (Havaí)
Como muitos já sabem, ou devem ter percebido nesse post, o Havaí é o berço do surfe. Por lá é possível encontrar inúmeras praias sensacionais para se refrescar e divertir em cima da prancha. Waimea já foi a praia mais visitada do Havaí, mas depois de Jaws e Mavericks ela foi deixada um pouco de lado.

O mais antigo e tradicional torneio de ondas gigantes "Eddie Aikau Invitational" acontece lá, e os surfistas encaram paredões de 7 metros, em média.


Arthur Gabor