Dicas para quem está viajando pela primeira vez Seja para outro estado ou fora do país, é sempre bom seguir essas dicas e evitar imprevistos gplus
   

Dicas para quem está viajando pela primeira vez

Seja para outro estado ou fora do país, é sempre bom seguir essas dicas e evitar imprevistos

Confira Também

Está sentindo aquele friozinho na barriga por estar com uma viagem marcada? Fique tranquilo, essa sensação é muito normal – e deliciosa. Viajar é um hobby muito bom. E quando se toma gosto pela coisa, é difícil de parar, a vontade de conhecer locais novos é cada vez maior.

Se você está indo para um lugar desconhecido, ou então é a primeira vez que irá andar de avião, é bom prestar atenção em algumas coisas para não entrar em uma furada. Veja essas dicas e usufrua essa nova experiência ao máximo. 

Pesquise sobre o seu destino antes de viajar
Em viagens, normalmente não se fica muito tempo parado no hotel. Grande parte do seu dia será na rua conhecendo os pontos turísticos do local. Portanto vá para seu destino sabendo o máximo de informações sobre o local, e, se possível, já vá com um roteiro montado para todos os dias (é claro que não precisa segui-lo à risca, mas é uma boa ajuda para se organizar).

Aprenda algumas palavras da língua local
Não precisa aprender a falar fluentemente o idioma do país, isso demanda um tempo que talvez você não tenha.  Mas pesquise em dicionários, ou na internet algumas palavras-chave como: obrigado, por favor, sim, não. Isso criará uma empatia maior entre você e o morador do local e a tendência é ele ser mais simpático e se esforçar mais para te ajudar.

Leve objetos importantes na mala de mão
Nada de viajar sem dinheiro, reserva de hotel, documentos, celular e outras coisas que você julgue importante na mala de mão. É bom ter isso fácil sempre que necessário, e não há lugar mais acessível do que uma mala (pequena) em suas mãos.

Além disso, não é muito raro casos de malas extraviadas. Então imagine chegar ao hotel e não ter sua reserva, pois ela estava na mala que (ainda) não chegou. Além da dor de cabeça com a companhia aérea, você terá que gastar a lábia para entrar em seu quarto. Portanto evite esse desconforto e leve tudo que for importante na mala de mão.

Cuidado com o passaporte
Se for viajar para fora do Brasil, o único documento aceito em todos os lugares vai ser o passaporte. Tome muito cuidado para não esquecê-lo em balcões, não o empreste, perca e nem ande por aí sem ele. 

Quer mais um motivo para você cuidar bem do seu passaporte? Segundo o site Global Passport, o passaporte brasileiro é o 15º mais poderoso do mundo. Esse ranking leva em consideração a quantidade de países que o titular pode viajar sem visto, e no caso do brasileiro são 143 nações. Clique aqui e veja em quantos países cada passaporte é aceito

Atenção com o fuso horário
Nos dias atuais é um pouco mais difícil perder a hora, já que os celulares atualizam automaticamente. Porém, é sempre bom ficar atento para não perder horário de passeios, abertura de parques e museus. 

Pontos de referência
A não ser que você fique hospedado em um hotel muito grande e conhecido, os moradores locais dificilmente saberão onde fica seu hotel. Portanto guarde algum ponto de referência (aeroporto, parque, shopping, etc.) mais conhecido. Caso você se perca, basta perguntar por esse ponto e você não se perderá.

Não converta para o real
A não ser que seja alguma coisa que você pense em comprar aqui no Brasil e quer saber se vale a pena comprar na viagem, não converta as coisas para o real.

O que pode ser interessante é comparar o quanto cada loja cobra pelo mesmo produto (no caso de presentes) para não pagar mais do que o necessário, mas não deixe de comprar alguma coisa para economizar. Um passeio pode ser um pouco caro, mas você só terá aquela oportunidade para fazê-lo, então junte uma grana extra antes de viajar e usufrua ao máximo.

Troque dinheiro em local seguro 
Acredite, não é só no Brasil que tem malandro. Em muitos lugares, pessoas na rua oferecem trocar o seu dinheiro, mas na realidade estão aplicando um golpe. Alguns estregam notas falsas, outros pegam seu dinheiro sem você perceber e te deixam sem quase nada. 

Fique atento, talvez numa casa de câmbio, a conversão não seja das melhores, mas não vale correr o risco de cair em um golpe trocando em algum ligar que não seja de confiança. 


Arthur Gabor