Descubra-se: viajar antes da faculdade te ajuda a ser mais feliz na carreira Nada de ‘coisa de vagabundo’. Estudo aponta que um ano sabático entre escola e faculdade pode te deixar mais realizado gplus
   

Descubra-se: viajar antes da faculdade te ajuda a ser mais feliz na carreira

Nada de ‘coisa de vagabundo’. Estudo aponta que um ano sabático entre escola e faculdade pode te deixar mais realizado

Confira Também

É provável que você tenha crescido ouvindo de seus pais, tios, e possivelmente de todas as pessoas consideravelmente mais velhas que, para ser bem sucedido na vida, ter um emprego que pague bem, carro “zero-bala”, casa na praia e tudo mais que vem com uma vida de sucesso, seria necessário entrar em uma boa faculdade o quanto antes, preferencialmente sem cursinho ou – o pesadelo de seus velhos – uma pausa entre a escola e o ensino superior. Porém, um estudo recentemente descobriu algo que pode fazer essa crença vir abaixo.

A pesquisa, realizada pelo American Gap Association (que tem por objetivo aumentar a consciência coletiva sobre os benefícios de um “gap year”, um ano livre, na vida dos jovens adultos), apontou que as pessoas que tiram um ano sabático após o término do colégio e antes do inicio da faculdade tendem a ser mais bem sucedidas em suas carreiras de escolha. Entre os motivos apontados, os jovens possuem maior facilidade em trabalhar em grupo e possuem motivações menos egoístas em seus trabalhos. 

Segundo o site da instituição que fez a pesquisa, esse ano livre pode ser a chance ideal para os jovens, principalmente aqueles que ainda não têm definidas suas escolhas de carreira e motivações, realizarem uma viagem, um estudo ou até mesmo uma pesquisa. Esse intervalo traria aos jovens, como benefícios, a chance de ganhar experiências reais e definir melhor o caminho que desejam trilhar antes de assumir um compromisso tão grande como uma faculdade.

Segundo o jornal americano The New York Times, dados indicam que o hábito de tirar um ano sabático entre o colégio e a faculdade está cada vez mais comum entre os jovens, ainda que menos popular no Brasil. Segundo os mesmos dados, um gap year tem mostrado diversos benefícios para o desenvolvimento dos alunos antes de entrarem em uma universidade, o que justifica a crescente adoção do hábito entre os mais jovens. 

Um exemplo a ser citado é o caso de Malia Obama, filha do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Aceita em Harvard em 2016, a jovem decidiu tirar um ano livre para encarar novas opções, sejam elas viajar, estudar fora, fazer cursos ou qualquer outra coisa antes de ingressar na universidade, em 2017. Apesar das críticas que possam apontar a escolha de Malia como algo facilitado pela posição política do pai, vale lembrar que a jovem não é a única a embarcar de cabeça nessa decisão. 

No Brasil, esse período sabático costuma acontecer através de um intercâmbio estudantil, no qual jovens em idade escolar vão para outros países de sua escolha para estudar e ainda aproveitar para entrar em contato com uma nova cultura, fazer novas amizades e desenvolver uma nova maneira de olhar o mundo, com resultados positivos ao retornarem para casa.

Se interessou? Concorda com a decisão ou acha que não deve haver pausa entre colégio e faculdade? Apesar das opiniões contrárias que possam existir, não há como negar que a ideia é tentadora. Afinal, quem nunca teve a vontade de largar tudo, mesmo que por um tempo limitado, e ser livre para fazer o que realmente sempre quis fazer, sem qualquer tipo de pressão que o desvie dessa realização pessoal? Uma coisa é certa: tirar um ano sabático é uma possibilidade a ser pensada, porém sempre com responsabilidade para que o que deveria ser uma experiência incrível na vida de um jovem não se torne algo pelo qual se arrepender.


Luis Carvalho