Como viajar sem gastar muito dinheiro Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo a sua viagem e fazer economia gplus
   

Como viajar sem gastar muito dinheiro

Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo a sua viagem e fazer economia

Confira Também

Muita gente deixa de viajar pelo mesmo motivo: a falta de dinheiro. Você não precisa ser rico para conhecer o mundo, encarar aventuras e explorar novas culturas. Basta ter tempo e saber planejar bem. A organização antecipada é a palavra de ordem para saber onde e no que gastar e economizar o máximo quando se chega ao destino desejado. Confira algumas dicas para deixar sua viagem mais barata e faça as malas: 

Viaje na baixa temporada
Não fique triste se não viajou no fim de ano ou nas férias. Descubrir quais são os períodos de baixa temporada nos destinos que deseja conhecer (no Brasil, geralmente de março a junho e de agosto a novembro) e embarcar nessa época pode deixar seus gastos bem menores com passagens e hospedagens. Além disso, viajar na baixa temporada evita enfrentar grandes aglomerações nos principais pontos turísticos do lugar que você escolheu.

Pague menos pelas passagens
A compra da passagem é um dos investimentos mais caros de uma viagem. Entretanto, há formas de esse gasto ser amenizado. Como pesquisar é o melhor jeito de pagar mais barato, ficar de olho nas promoções é fundamental. No Brasil, vale consultar sites que informam sobre descontos em passagens aéreas, como o Melhores Destinos. Outra forma de ficar por dentro é acompanhar as postagens de companhias aéreas nas redes sociais: elas costumam anunciar suas promoções por lá. Sites que comparam os preços das passagens – como decolar.com e Submarino Viagens, por exemplo – também são de grande ajuda.

Atenção às casas de câmbio
Se for para outro país, você terá que se antecipar e "comprar dinheiro" para levar na viagem. Pesquise a casa de cambio que, aqui no Brasil, ofereça mais moeda estrangeira (normalmente dólares ou euros) por menos reais. O site Melhor Câmbio é uma boa opção para fazer esse tipo de pesquisa. Se seu destino não for os Estados Unidos ou países da União Européia, é muito provável que você tenha que trocar seus dólares ou euros quando aterrissar. Evite fazer grandes transações em casas de câmbio que ficam dentro de aeroportos, pois elas costumam pagar menos. A menos que seu aeroporto fique no deserto, troque somente o necessário e procure outra casa de cambio que valorize mais seu dinheiro..

Viaje à noite
Se você estiver disposto a economizar com hopedagem e não se importar com um certo desconforto, deslocar-se enquanto dorme pode fazê-lo economizar uma diária de onde você for se hospedar e ameniza as entediantes horas de espera até chegar ao destino.

Vá de hostel
Em vez de pagar caro por um hotel fuleiro, se hospedar em hostel fará bem para sua viajem e, claro, para sua carteira. Além de ser uma hospedagem mais barata, os hostels proporcionam ambiente favorável à interação com outros viajantes, o que pode render alguns amigos para a vida. Normalmente os dormitórios são compartilhados por pessoas do mesmo sexo. Às vezes são mistos, dependendo do hostel. Em sua maioria, os banheiros e cozinhas também são coletivos. Mas há hostels que oferecem dormitórios individuais por um preço um pouco maior, caso você preze pela privacidade. Para evitar imprevistos na hora de encontrar sua acomodação, antes de viajar, deixe sua reserva agendada. Books Hostel  e World Hostels são bons lugares para fazer uma pesquisas sobres os hostels disponíveis em seu destino e os preços que eles cobram.

Use transporte público
Muitos destinos, principalmente os centros urbanos da Eurpoa e América do Norte, possuem bons serviços transporte público. Além de contarem com vastas linhas de trens e ônibus, grandes cidades europeias, como Londres, Paris e Barcelona, oferecem tickets e/ou cartões que diminuem os gastos com o serviço. Como esses locais costumam receber turistas o ano inteiro, alguns tickets/cartões funcionam somente por alguns dias, o que aumenta seu o custo-benefício.

Coma mais por menos
Se você realmente estiver com pouca grana, uma das melhores formas é comprar os alimentos no supermercado e fazer a sua própria comida no hostel que você estiver hospedado. Quem sabe você não impressiona outros hospedes com seu talento culinário.  Entretanto, se você quiser conhecer mais sobre a cultura gastronômica do seu destino (ou, como eu, não suporta cozinhar fora de casa), o jeito é encarar o restaurante. Na hora de escolher onde comer, leve em consideração os mais frequentados pelos nativos. Eles costumam oferecer culinária local e cobrar menos pela refeição.


Guilherme de Souza Guilherme