Estudo revela os motivos que levam as mulheres a depilar os pelos pubianos Mulheres jovens, casadas e com alto nível de escolaridade e renda tendem a tirar mais os pelos das partes íntimas gplus
   

Estudo revela os motivos que levam as mulheres a depilar os pelos pubianos

Mulheres jovens, casadas e com alto nível de escolaridade e renda tendem a tirar mais os pelos das partes íntimas

Confira Também

Pelos pubianos: algumas mulheres os mantêm outras os tiram. Nós homens até podemos ter nossas preferências pessoais, mas, ao certo, não sabemos os motivos que as levam a tirarem os cabelos de suas partes íntimas. Para solucionar esse mistério do mundo feminino, cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF) elaboraram uma pesquisa e descobriram que, apesar das causas serem variadas, decisão de aparar os pelos íntimos pode estar atrelada a idade, grau de escolaridade e renda.

Para a pesquisa, os cientistas da UCSF contaram com a colaboração de 3.316 mulheres americanas que responderam a um questionário sobre seus hábitos de depilação.

Os dados mostraram que 84% das mulheres tiram seus pentelhos. O estudo também revelou que essa prática é mais comum entre as jovens. Mulheres de 18 a 24 anos, em geral, tiram mais seus pelos íntimos do que aquelas com 45 a 55 anos.

Ter um parceiro fixo também pode fazer com que elas tirem mais seus pelos pubianos. Entre as entrevistadas que disseram que aparam os pelos debaixo 52% eram casadas e outras 8,5% moravam com seus namorados. Além das jovens e casadas, as mulheres graduadas e com alta renda anual (mais de 100 mil dólares) são as que mais tendem a aparar os pelos das partes intimas.

A maioria das mulheres que apara os pelos íntimos afirmaram que fazem isso para se sentirem mais limpas. Os dados apontam que 59% delas compartilham esse pensamento. Já “deixar a vagina com uma aparência bacana” é a razão que leva 31,5% das mulheres a terem esse hábito. Apenas 19,6% fazem isso para melhorar a qualidade do sexo oral.

Contudo, esses motivos podem ser variar de lugar para lugar. Ao site oficial da UCSF, o autor da pesquisa, Benjamin Bradley afirmou que “os cuidados com a aparência refletem a normas culturais e mostra que as mulheres podem ter diversas motivações que não são universais”.

De acordo com, Bradley, que já fizera um estudo sobre o mesmo tema há alguns anos, o hábito de tirar os pelos pubianos está se tornando cada vez mais comum. Segundo ele, isso acontece porque as mulheres estão baseando seus cuidados de beleza em padrões que, nessa última década, se tornaram ainda mais fortes na sociedade. Ou seja, aparar os pelos íntimos faz cada vez mais parte dos padrões de beleza impostos pela sociedade e as mulheres estão se adaptando a isso.


Guilherme de Souza Guilherme