Traje esporte fino: dicas para se vestir bem Com dúvidas na hora de misturar o formal com o informal? Então veja essas dicas de como se vestir bem usando esporte fino gplus
   

Traje esporte fino: dicas para se vestir bem

Com dúvidas na hora de misturar o formal com o informal? Então veja essas dicas de como se vestir bem usando esporte fino

Confira Também

O traje esporte fino masculino é um dos mais vestidos hoje em dia, principalmente em eventos um pouco mais formais que permitem tal conjunto. O esporte fino masculino nada mais é do que uma mistura entre o formal e o informal, um traje social leve, em um estilo que visa manter o requinte de eventos formais como casamentos, formaturas e aniversários de 15 anos, mas com um toque moderno, despojado e confortável. O traje esporte fino é ideal para homens que estão acostumados a um estilo mais casual, mas não querem abrir mão do lado chique.

Neste visual, diferente do smoking, por exemplo, acessórios e itens de extrema formalidade são dispensáveis, tais como abotoadura, paletó e gravata. Já peças como blazer, cardigã e suéter são indispensáveis. No entanto, a escolha correta de cada item é fundamental para não parecer que você pegou qualquer roupa do armário.

No conjunto com o esporte fino você pode usar tendências do momento, por exemplo, e criar uma combinação muito interessante. Todo o visual, porém, deve depender de vários fatores: o evento, o horário e, claro, o seu estilo. 

Para que você não faça feio na hora de vestir um traje esporte fino, veja nossas dicas de como fazer a combinação certa e escolher as peças ideais.

#1 – JEANS: USAR OU NÃO USAR, EIS A QUESTÃO
O jeans, sem dúvida, é motivo de controvérsia no esporte fino masculino. Muitos especialistas não recomendam o uso do jeans no traje, mas alguns acreditam que pode ser usado –  se feita uma combinação com bom senso.

#2 – PODE USAR E ABUSAR DO BLAZER
O blazer é uma peça essencial do esporte fino masculino e provavelmente você já sabe disso. Mas hoje em dia os fashionistas estão procurando trazer alternativas para criar visuais mais despojados, sem sair da elegância. Uma dica bacana é manter o blazer aberto quando está sentado e abotoado na hora de ficar de pé.

[VEJA TAMBÉM: Aprenda a usar Blazer]

#3 – CUIDADO AO ESCOLHER A CAMISA
A camisa pode ser a tradicional lisa ou um modelo estampado. Com essa peça dá para inovar e usar a criatividade, mas também não precisa escolher um tipo tão chamativo, afinal, você não precisa ser o foco da festa.

#4 – QUERO USAR GRAVATA, MAS COMO?
As gravatas não são obrigatórias no esporte fino, mas podem ser um acessório muito bem recebido se bem utilizado. Se você quer dar um ar mais formalzinho, a gravata pode dar aquela levantada no visual. Você pode optar, por exemplo, por usar o modelo de gravata slim se quiser parecer mais moderno. Ou tradicional se quer passar um ar de mistério. Outra opção para dar um ar jovial é usar gravata em combinação com suéter ou cardigan.

#5 – DE OLHO NOS SAPATOS
O sapato para combinar com o traje esporte fino deve ser o social, mas com bico redondo e pouco fino, que não é tão formal. Mas, se você quer abrir mão desse tipo clássico, opte por um sapatênis neutro, que dá um charme a mais no visual.

#6 – NÃO QUER USAR JEANS? VÁ DE SARJA
Você não quer usar uma calça jeans porque fica informal de mais? Uma alternativa para esses casos é a calça de sarja, muito encontrada em tons terrosos como marrom e bege. Seu tecido é um misto social e descontraído, ideal para esporte fino.

#7 – CAMISA PARA DENTRO OU FORA DA CALÇA?
É melhor deixar para dentro se quiser passar uma imagem mais elegante e para fora se quiser se sentir mais descontraído. Caso opte pela primeira opção, leia o post que fizemos sobre como combinar cinto e sapato.

#8 – ACESSÓRIOS VEM OU VÃO?
O esporte fino masculino não dispensa obrigatoriamente o uso de relógio, chapéu, pulseiras, cachecol, colares, óculos escuros, entre outros acessórios masculinos. Se quiser, e a ocasião permitir, use e abuse deles.

VEJA MAIS:

#9 – ATENTE-SE AOS TONS E OS HORÁRIOS
O local e horário devem ser levados em conta na escolha do traje e tons do esporte fino masculino. Para a noite, uma produção mais sofisticada com tons escuros é essencial. Caso seja um evento durante o dia o ideal é usar um blazer mais claro, com calça idem, sapato social e meias que combinem.

#10 – O BÁSICO DO BÁSICO
As regras básicas de um vestuário comum permanecem no esporte fino. Isto é, o cinto deve combinar com o tom do sapato, assim como as meias. O caimento do blazer deve ser perfeito no seu ombro, assim como as camisas devem lhe servir perfeitamente. Já as jaquetas com um tecido mais nobre e suéteres combinam bastante com calças chino e podem ser utilizadas em dias mais frios, mas fuja das jaquetas jeans quando usar esporte fino.


Nathalia Marques