Ervas aumentam o ânimo no sexo Cientificamente, os afrodisíacos são mal vistos pela medicina tradicional, mas os homens ignoram o fato gplus
   

Ervas aumentam o ânimo no sexo

Cientificamente, os afrodisíacos são mal vistos pela medicina tradicional, mas os homens ignoram o fato

Confira Também

A maioria dos homens não sofre de disfunção erétil, mas morre de curiosidade para saber como ficaria seu desempenho sexual tomando o famoso comprido azul. Sem contar, é claro, com aqueles que já se arriscaram mesmo sem recomendação médica.

Pois bem, para os dois casos, há uma alternativa de sucesso: as ervas afrodisíacas!  

No Brasil, mais especificamente no Norte e Nordeste, o comércio de ervas movimenta milhares de reais anualmente. O guarajucapuama, extrato feito de marapuama e catuaba; o pó de guaraná, visto como energético; e o creme de jucá, que tem propriedades rejuvenescedoras, fizeram do Laboratório São Lucas, que os produz, uma empresa solicitada no mercado internacional, os gringos piram. 

"Os estrangeiros veem a Amazônia como um celeiro de afrodisíacos. Há plantas que tem essa propriedade, mas é bom lembrar que não são milagrosas”, alerta Célio Athayde, farmacêutico que trabalha com a manipulação de ervas há 33 anos. “Algumas inclusive, são indicadas para outros fins, como é o caso da semente do guaraná que é receitado para casos de estress e má digestão", esclarece.

De alimentos e bebidas a especiarias ou extratos de plantas até aromas e comidas caseiras, os afrodisíacos não se resumem a ervas.  “É um crença que vem de longe. Os povos antigos veneravam certas plantas e frutas, como a banana, porque se se assemelhavam aos órgãos genitais”, conta Athaide. 

Mestres hindus na arte do erotismo tinham o alho como um perfeito pré-coito. Na França do século XI, os recém-casados eram brindados com sopa de cebola na manhã seguinte à lua-de-mel, para que sua libido fosse recarregada. 

Para os americanos, sempre excêntricos em busca de novidades, a farinha da casca de ovos de ema é extremamente afrodisíaca.

O álcool também. Há registros históricos de que foi uma das primeiras substâncias utilizadas como afrodisíaco. "Sine ceres et libero friget venus", ou seja,  "Sem comida e vinho não há sexo".  Mas atenção, em grande quantidade o efeito do álcool pode acabar com seus planos sexuais.

O psicoterapeuta José Abrahão classifica os afrodisíacos em dois blocos: sensoriais e alteradores psíquicos. Ao primeiro, pertencem os fetiches (visual), a palavra certa dita na hora certa (auditivo), os aromas (olfatório) e os gustativos (paladar). No segundo bloco estão algumas drogas como o ecstasy e até mesmo a inocente catuaba. 

"Se você quiser experimentara Catuaba, faça com respeito pela substância que vai invadir seu organismo, da mesma forma que os indígenas fazem ao tomarem qualquer droga de alteração psíquica", ensina.

Em outra vertente, o que torna o desejo mais fácil e intenso e os orgasmos prolongados mesmo é a paixão. Segundo a terapeuta e presidente da Sociedade Brasileira de Estudos da Sexualidade Humana, Maria do Carmo de Andrade Silva, há muitas situações capazes de levar a um imenso prazer. “A variação dos parceiros, a quebra da rotina sexual, e a imaginação criativa são alguns ingredientes”, explica.

Cientificamente esses afrodisíacos são mal vistos pela medicina tradicional, pois além de não ter nada que comprove a eficácia, podem desencadear problemas crônicos como pedras nos rins e insônia. Por isso é bom consultar o seu médico antes de se arriscar. 

Ficou interessado? Fique de olho na lista que preparamos pra você!

AQUA MIRABILIS
Usada durante o século XVII como fortificante. Era preparada com canela ralada bem fina, raiz de gengibre, noz-moscada, rosmaninho e tomilho embebidos em vinho por uma semana.

ALMÍSCAR
Testículo, em persa.Trata-se de substância amarelada, produzida pela glândula do almiscareiro, mamífero da Ásia. O aroma é considerado estimulante.

AMENDOIM
Afrodísiaco preferido pelo povão. É ingerido de diversas formas: torrado, doce, salgado, e até em estado líquido, calibrado com pinga ou vodca. Diz a lenda que o amendoim consegue injetar uma dose cavalar de potência nos homens, reforçando energias e aumentando o pique.

ALCACHOFRA
Catarina de Médicis teria escandalizado a corte francesa por declarar sua paixão por alcachofras. Naquela época, apreciar um afrodisíaco não era uma atitude adequada para uma senhora de respeito.

CABRA CÓRNEA 
Esta erva tem sido usada na medicina chinesa há séculos. Pode ajudar a elevar os baixos níveis de testosterona e do hormônio da tireóide.

CARACU COM OVO
O caracu é excelente garanhão, descendente de bovinos portugueses, trazidos para cá na época colonial. Por isso, a Skol escolheu-o como símbolo de uma das suas cervejas escuras. Nos botecos do Brasil, a bebida foi turbinada. Para dar ainda mais energia, é batida no liquidificador com ovo cru.

CASCA DE OVO DE EMA
A ema é uma grande ave corredora sul-americana. Os índios a chamavam de nandu. Lembra a avestruz, porém, é menor. O segredo da volúpia está na casca de seus ovos.

CAVIAR
Catarina, a Grande, imperatriz da Rússia, ganhou fama de ser insaciável. Achava que todos deveriam ter relações sexuais seis vezes ao dia. Parece que cumpriu a prescrição até morrer, aos 77 anos. Seu desjejum: chá com vodca e omelete de caviar.

CHOCOLATE
Contém alcalóide teobromina, que vicia e excita. As francesas de antigamente acreditavam tanto nos seus poderes que bebiam chocolate escondido para seduzir os homens. E conta a lenda que Montezuma, rei asteca, bebia 50 xícaras de chocolate ao dia para saciar a volúpia de suas 600 mulheres.

DAMIANA
O nome científico diz tudo: Turnera diffusa aphrodisiaca. É encontrada sob a forma de cápsula, tônico, tintura ou chá. Fala-se que a folha e o caule da damiana fazem pulsar os órgãos genitais de homens e mulheres. Para preparar o chá, ponha 1 grama de folhas secas em uma xícara de água fervente. Tome e aguarde o efeito.

GENGIBRE
É conhecido há muito tempo na China pelo poder de estimular a produção de hormônios sexuais.

GINKGO BILOBA
Árvore usada pela medicina chinesa para estimular a circulação sanguínea. O extrato pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, sob a forma de comprimidos. É vaso-dilatador que ajuda na ereção do pênis. Antes de tomar, consulte seu médico.

GINSENG
Significa "raiz do homem". É usado como revigorante na China Tibete e Coréia. A Pax ginseng é chamada de "a erva da longevidade".

KAVA KAVA
Da família das pimentas, produz efeito calmante, reduzindo a ansiedade quanto ao desempenho sexual. Também usado em casos de ejaculação precoce. É vendido em lojas de produtos naturais.

LARGININA
Trata-se de um aminoácido existente nos laticínios, na carne, nas nozes e no chocolate. Ajuda na liberação do óxido nítrico, neurotransmissor que mantém o pênis em ereção prolongada.

MACA
Planta andina que demonstra ser um valioso auxiliar no tratamento da disfunção erétil.

MAIRAPUAMA
Curandeiros da Amazônia garantem que seu chá é uma verdadeira poção do amor. Há quem diga que a ingestão de alguns gramas do extrato intensifica o impulso sexual.

NOZ-MOSCADA
Em seu livro "O Gozo das Feiticeiras", Márcia Frazão recomenda massagem de noz-moscada em pó com óleo antes do ato sexual. Se for consumida ralada, a noz-moscada é também bom estimulante.

OVO DE CODORNA
Símbolo de fertilidade, item obrigatório da cultura erótica. Supõe-se que ele levanta o ânimo dos sexagenários, cura a indiferença e regenera o ventre das mulheres inférteis. O ovo de codorna é saudável: não contém colesterol.

PALMEIRA SERENOA REPENS
Fitoterápico obtido do extrato de uma palmeira nativa da América do Norte, inibe a enzima que transforma a testosterona em di-hidrotestosterona.

PAU-DE-CABINDA
Muito usado pelos africanos. Eles receitam o chá de pau-de-cabinda para casos de impotência.

RAIZ DE MANDRÁGORA
Um dos ingredientes mais utilizados nos filtros de amor da Idade Média e do Renascimento. Devia ser colhida ao pé dos patíbulos porque se acreditava que brotava da terra por causa do esperma dos enforcados.

RAIZ DO FO TI 
Ajuda a manter a cor do cabelo e fortalece os olhos, glândulas endócrinas, sangue, ossos e músculos.

SALSAPARRILHA
Contém testosterona. Antigamente era muito usada para fazer refrescos. Os índios mexicanos sempre a colocavam na comida para restabelecer o ardor viril dos deprimidos e desesperados.
Terrestris do Tribulus

VINHO
Uma taça de vinho é o suficiente para dilatar os vasos sanguíneos, levar mais sangue aos órgãos genitais e prolongar a ereção. Desinibe, alegra e relaxa. Mais de duas taças é besteira - pode dar o maior somo na hora H. Recomenda-se o tinto Burgundy oferecido por Rabelais a Gargântua e Pantagruel.

YOHIMBINA
Erva indicada para o tratamento da impotência, a yohimbina funciona carregando sangue para dentro dos tecidos do pênis. Dessa forma, provoca ereções que os especialistas dizem ser duras feito pedra. Em doses excessivas, causa náuseas e insônia.