Aparador, lâmina ou navalha: qual é melhor para fazer a barba? Veja quais são os prós e contras de cada aparelho de barbear e como usá-los corretamente para garantir os melhores resultados gplus
   

Aparador, lâmina ou navalha: qual é melhor para fazer a barba?

Veja quais são os prós e contras de cada aparelho de barbear e como usá-los corretamente para garantir os melhores resultados

Confira Também

Parte importante da rotina de todo homem que optou por exibir um rosto liso no dia a dia, seja por motivos pessoais ou profissionais, fazer a barba é uma tarefa diária que requer tempo e cuidado. E há seculos buscamos por maneiras mais rápidas e práticas de nos barbear, sem precisar gastar preciosos minutos de cada dia. Das clássicas navalhas passamos às revolucionárias lâminas de barbear e, mais recentemente, aos aparadores elétricos - mas qual desses aparelhos será o melhor para fazer a barba?

LEIA TAMBÉM

Essa dúvida é mais comum do que você pensa - e muito difícil de responder. Afinal, cada homem possui um tipo diferente de barba, com suas próprias particularidades e necessidades. Assim, a escolha de qual aparelho de barbear usar costuma ser algo pessoal, que vai do gosto de cada um. Se você costuma gostar de fazer a barba (o que é difícil), um aparelho mais cuidadoso e preciso pode ser o ideal; já para quem prefere rapidez e praticidade, precisão não costuma estar na lista de prioridades ao se barbear.

Para saber qual o melhor aparelho para fazer a sua barba, saiba quais são as principais vantagens e desvantagens de usar aparadores, lâminas e navalhas.

NAVALHA, A FAVORITA DOS MAIS VELHOS

Quando o assunto é navalhas, é comum imaginarmos antigos barbeiros afiando suas lâminas em tiras de couro ou um avô barbeando-se cuidadosamente em frente ao espelho. Raramente usadas nos dias atuais no dia a dia, as navalhas são hoje muito associadas a figuras másculas do passado, mas poucos homens ainda sabem utilizá-las corretamente - e sem se cortar. 

Mas talvez seja uma boa ideia resgatar o uso das navalhas, já que elas são muito mais eficazes para garantir um barbear rente ao rosto e bem mais duráveis do que as lâminas descartáveis de hoje - uma boa navalha, se bem conservada, pode durar para a vida toda. E convenhamos: fazer a barba com uma navalha clássica é milhões de vezes mais legal do que usar uma simples gilete. 

Fazer a barba com uma navalha, porém, requer também muito mais habilidade e paciência em frente ao espelho. Além disso, dobrar os cuidados, tanto com o aparelho quanto com o rosto, é essencial para um bom barbear: preparar a pele com produtos específicos antes e depois de se barbear evita problemas desagradáveis que podem ser causados pela lâmina, como a foliculite. 

LÂMINA, A GRANDE REVOLUÇÃO DO BARBEAR

Popularmente conhecidas como giletes, as lâminas de barbear como as conhecemos hoje começaram a tomar forma há mais de um século atrás, em 1903, quando o inventor norte-americano King Camp Gillette, fundador da empresa que leva seu nome, criou um aparelho descartável, com um baixo preço e facilidade de uso - que rapidamente tornou-se um sucesso de vendas. 

Mais seguras do que as navalhas, as novas lâminas de barbear podiam ser usadas em casa mesmo, dispensando aquela visita semanal ao barbeiro. O fato das lâminas serem fabricadas com ano inoxidável, o que aumentava sua vida útil, também agradou. Com o tempo, as giletes evoluíram e ganharam mais acessórios e recursos que possibilitam um barbear fácil e bastante agradável.

Apesar de precisar do que menos cuidados do que uma navalha, a durabilidade das lâminas de barbear é consideravelmente menor, sendo necessário trocá-las a cada mais ou menos um mês de uso frequente. E a possibilidade de trocar apenas o cartucho que leva as lâminas, apesar de ser uma boa ideia, pode sair bem mais caro do que comprar um novo conjunto de aparelhos descartáveis.  

APARADOR, A 'NOVA' TENDÊNCIA DO MERCADO

Apesar de não serem nenhuma novidade de última geração, os aparadores, ou barbeadores elétricos, têm conquistado um espaço cada vez maior nos banheiros de homens que buscam por comodidade e rapidez em meio à correria da rotina. De olho nesse público, as marcas de barbeadores têm investido cada vez mais nesses aparelhos e prometido mais praticidade a cada novo modelo lançado.

E, de fato, os barbeadores elétricos têm provado serem a opção mais rápida, prática e eficaz para os homens mais apressados que não dispõem de muito tempo para cuidar da barba no dia a dia. A possibilidade de ajustar o tamanho do corte também tornou mais fácil aparar os pelos de acordo com o gosto pessoal. E a necessidade de um aplicar um bom pós-barba também ficou no passado. 

Mas como qualquer outra aparelho elétrico, os aparadores de barba precisam de manutenção periódica para continuar funcionando corretamente - e peças de reposição não costumam sair barato. Além disso, o próprio aparelho pode custar um bom dinheiro, dependendo da marca que você escolher. E esquecer de recarregá-lo pode significar ter que ir trabalhar com a barba por fazer.


Luis Carvalho