Trocar gordura por músculos: é possível? Especialista explica como reduzir gordura de vez e para sempre - e ao mesmo tempo aumentar seus músculos gplus
   

Trocar gordura por músculos: é possível?

Especialista explica como reduzir gordura de vez e para sempre - e ao mesmo tempo aumentar seus músculos

Confira Também

A combinação de dieta equilibrada, exercícios aeróbicos e de força é o segredo para eliminar o excesso de gordura do corpo e ganhar os desejáveis "gominhos". Entretanto, muitos homens ainda têm dificuldades em relação ao índice de gordura corporal e como transformá-la em músculos. É claro que não existe nenhum tipo de milagre: para chegar até lá é preciso muita disciplina e até mesmo abrir mão de momentos prazerosos ao lado da comida.

VEJA MAIS:

"Durante o processo de emagrecimento saudável, induzido por dieta individualizada e prática de exercícios físicos específicos, há redução da gordura corporal e aumento da massa muscular. O que contribui para este efeito de "troca". Entretanto, ter uma dieta e segui-la a risca é essencial", afirma Thiago Moreira, professor da Smart Fit.

A combinação de musculação e aeróbicos é extremamente eficiente tanto para o ganho de massa muscular como para perder gordura. Isso porque quanto mais intenso é um treino, mais energia seu corpo usa para se recuperar depois. "Treinos cardiovasculares, preferencialmente os intervalados de alta intensidade adaptados para a realidade e nível de condicionamento do aluno, são efetivos para a redução da gordura corporal e preservação da massa magra, combinados aos treinos de musculação com o objetivo de aumento da massa muscular", explica Moreira.

Ainda segundo o especialista, é importante informar que não é possível "transformar" a gordura e massa, e sim fazer a troca gradativamente. Isso porque o músculo e as gorduras são feitos de tecidos diferentes e não existe a transformação milagrosa de um componente, pelo outro. O que acontece, de fato, é a perda gradativa de tecido adiposo e, simultaneamente, o ganho de massa muscular.

"O paciente perde peso, por meio de uma dieta ou exercício físico, ocorre a diminuição do tamanho da célula de gordura, e não a redução de sua quantidade. O tecido adiposo continua no mesmo lugar, mesmo depois de ter emagrecido", reforça o profissional.

Pelo fato de o corpo perder gordura no processo de reeducação alimentar, enquanto os músculos ganham força na musculação, pode ser comum confundir as informações e dizer que as curvas se transformaram. Afirmar que o corpo conseguiu "trocar gordura por músculos" é uma força de expressão, popular nas academias, mas que não tem nenhuma relação com a realidade.

Ingerir proteína e diminuir a quantidade de carboidrato pode acelerar esse processo de troca, isso porque a  ingestão frequente de proteínas ao longo do dia e em quantidades adaptadas para o aluno colaboram para a manutenção e aumento da massa muscular durante o processo de emagrecimento no qual o aluno está sob dieta com baixas quantidades de calorias. 

Por fim, Moreira enfatiza que o ganho de massa e o emagrecimento são dois processos distintos que exigem dois diferentes tipos de comportamento alimentar. Por essa razão é imprescindível que o atleta procure um nutricionista para estas adaptações na dieta.


Nathalia Marques