Como evitar dores musculares após o treino As dores musculares às vezes são um bom sinal, mas mesmo assim incomodam. Veja dicas do que fazer quando isso acontecer gplus
   

Como evitar dores musculares após o treino

As dores musculares às vezes são um bom sinal, mas mesmo assim incomodam. Veja dicas do que fazer quando isso acontecer

Confira Também

Muitas pessoas, principalmente os iniciantes, sentem o corpo dolorido após os treinos. Essa dor pode surgir logo após os exercícios ou até 24h depois, e é completamente normal. A dor muscular pós-treino é reflexo da resposta dos músculos para reparar o dano sofrido - quando você se exercita, são criadas micro lesões que o corpo cura naturalmente, tornando-se assim mais forte.

VEJA MAIS:

Ainda assim, muitos ficam tentados a tomar um remédio para dores musculares, o que não é muito recomendado, de acordo com Fabiano Cunha, ortopedista especializado em medicina do esporte do hospital Santa Paula, em São Paulo. Isso porque os músculos recebem os nutrientes necessários e estes pequenos machucados se reparam, formando novas fibras e aumentando o músculo. Quando o remédio é ingerido, o processo de recuperação é interrompido.

Mas por que será que essas dores musculares pós treino surgem? E como eliminar o problema sem fazer uso de remédios, como anti-inflamatórios? Descubra agora:

AS CAUSAS DAS DORES MUSCULARES APÓS O TREINO 

A dor é um efeito natural resultante da prática dos exercícios e geralmente significa que os músculos estão obtendo benefícios de todo o esforço realizado. É um sinal que o músculo não está acostumado com determinada carga naquele movimento. E isso acontece com qualquer esporte ou atividade que requer esforço muscular. 

As dores costumam aparecer entre 12h e 24h após a realização do exercício. Entretanto, conforme o praticante continua a se exercitar na mesma intensidade e o corpo vai se adaptando e criando tolerância aos estímulos, o que torna o incômodo menos frequente.

COMO ELIMINAR AS DORES MUSCULARES PÓS TREINO

#1 - DESCANSE 
A melhor receita para acabar com as dores musculares após treino é dar ao corpo o descanso que ele merece. Isso significa deixar que ele se recupere naturalmente antes de fazer a próxima sessão de exercícios. Portanto, se você está sentindo uma dor enorme em determinado músculo, não é uma boa ideia já realizar um novo treino "em cima" da área.

#2 - CONTE COM OS ALIMENTOS
Outra tática para minimizar as dores é utilizar gengibre e açafrão (cúrcuma), que são anti-inflamatórios naturais e podem ajudam a minimizar as dores. A suplementação com ômega-3 também pode ser benéfica já que estudos mostraram seu poder anti-inflamatório. Dentre os alimentos ricos em ômega estão o abacate, salmão, nozes e linhaça.

#3 - GELO
A aplicação de gelo também pode ser adotada para acabar com as dores musculares depois do treino. A dica é começar a usar o gelo de maneira preventiva, fazendo a aplicação nos locais onde você imagina que sentirá mais dores.

#4 - ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO
Depois dos dois primeiros dias após o treino, as chamadas atividades de recuperação também podem ser realizadas para ajudar a aliviar as dores. São exercícios de intensidade bem menor do que os que causaram as dores mais fortes. Por exemplo, se os músculos doeram após uma corrida puxada, seu exercício de recuperação será uma caminhada leve.

#5 - NÃO EXAGERE NAS CARGAS 
Treinar com cargas maiores não representa um treino melhor. É comprovado que para obter melhores resultados, deve-se aumentar a intensidade do treino e não as cargas, indo além do que se pode aguentar. Foque nas execuções e nos intervalos pré-definidos durante os exercícios. Isso ajudará a diminuir as dores e também maximizar os resultados.

COMO PREVENIR AS DORES MUSCULARES 

Uma dica da American College of Sports Medicine (Instituto Americano de Medicina Esportiva, tradução livre, ACSM, sigla em inglês) para se prevenir contra as dores musculares é avançar devagar ao começar um novo treinamento, oferecendo tempo para que o corpo se adapte e se recupere. Ou seja, nada de começar na academia pegando o maior peso. 

Outra dica é fazer um aquecimento apropriado, com alongamento dinâmico, antes de começar a sessão do treinamento, assim como fazer exercícios de esfriamento após a finalização do treino em questão.

Além disso, é importante certificar-se de tomar a quantidade suficiente de água de maneira que o organismo fique bem hidratado - isso porque a desidratação aumenta as dores e as cãibras musculares.

OUTROS CUIDADOS

É importante saber que não é todo tipo de dores musculares que podem ser consideradas normais, ok? É fundamental exercitar-se sempre acompanhado de um profissional para saber até onde é o seu limite. 

Além disso, ao experimentar dores durante a prática dos exercícios ou perceber que as dores demoram mais do que alguns dias para passar, recomenda-se procurar um médico de sua confiança para checar o problema de maneira mais aprofundada, pois pode ser que tenha lesionado algum tendão ou músculo. 

Por fim, entenda que talvez você nunca se veja livre por completo dessas dores, já que elas são uma consequência da intensidade dos exercícios. No entanto, não deixe de tomar os cuidados de prevenção e apoiar-se nas táticas que tornam mais simples passar pelo período dolorido.


Nathalia Marques