HIIT x Crossfit: qual a diferença entre os exercícios? Não sabe por qual exercício optar para alcançar seus objetivos? Saiba quais são as diferenças entre eles e como podem te ajudar gplus
   

HIIT x Crossfit: qual a diferença entre os exercícios?

Não sabe por qual exercício optar para alcançar seus objetivos? Saiba quais são as diferenças entre eles e como podem te ajudar

Confira Também

Os praticantes de treinamento funcional, HIIt ou Crossfit, todos os dias encaram verdadeiras lutas em seus treinamentos, procurando sempre quebrar obstáculos para realizar determinados exercícios. Para cada treino, sempre é apresentado novos exercícios, tirando o corpo da zona de conforto e trabalhando mais os músculos para alcançar os objetivos, que variam desde "trincar o abdômen" ou até mesmo ganho de massa magra. 

VEJA MAIS:

Devido a tanta intensidade, os dois tipos de treinos favorecem ambos os benefícios citados, mas em tempos e de maneiras diferentes. Ainda assim, muitas pessoas não sabem nem por onde começar quando o assunto é qual tipo de atividade seguir para chegar à meta traçada.

Pensando nisso, criamos um pequeno guia sobre as duas modalidades para te ajudar a tomar uma decisão. Curtiu? Então confira: 

TREINAMENTO CROSSFIT

Esse método se destaca por misturar duas ou mais diferentes modalidades, utilizando diversas estratégias para que o praticante venha obter melhores resultados no condicionamento físico. Puxar e levantar peso, girar roda de trator, saltar obstáculos, entre outros exercícios que exigem o máximo do corpo em um curto período de tempo são os mais comuns no Crossfit.  

O treino proporciona maior estabilidade na resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, maior flexibilidade dos músculos, ou seja, força, precisão, postura, agilidade e equilíbrio.

TREINAMENTO HIIT

HIIT é um dos pilares do Crossfit. Esse método de treinamento faz com que o praticante venha fazer um esforço de alta intensidade, seguindo por alguns períodos pré-estabelecidos de descanso, que podem ser ativos ou em repouso. A diferença é que a maioria dos treinamentos de HIIT não exige equipamento, a não ser o peso do seu próprio corpo, uma vez que o foco é aumentar sua frequência cardíaca e permanecer lá em cima.

Vale ressaltar que o esforço deve ser no máximo e individual, ou seja, se há duas pessoas realizando os mesmo procedimentos, claro que terão a maneira de execução diferente, levando seus ao limite. 

O QUE É MELHOR?

Muitos profissionais dizem que há uma relação direta entre duração do exercício e emagrecimento, isto é, um treino de alta intensidade e impacto emagrecer mais do que um treino leve de 1h ou 2h. Esta informação agrega duas grandes vantagens ao HIIT: treinos rápidos e convenientes, uma vez que você pode pratica-los em casa, na rua ou no parque, acabando, definitivamente, com aquela velha desculpa "não tenho tempo".

Por outro lado, segundo Greg Glassman, criador do Crossfit, o HIIT é apenas uma função extra, que, a longo prazo, deixará de fazer efeito. "No Crossfit, além da alta intensidade, há elementos como ginástica e weightlifting misturados aos treinos. Esses dois elementos contribuem significativamente para o ganho de força, cinestesia (popularmente chamada de consciência corporal) e potencialização do sistema nervoso", disse certa vez. 

Por fim, se o objetivo for emagrecer, é provável que os dois estilos de treino atendam a demanda. Porém, o CrossFit agrega muitos outros benefícios cardiovasculares, estruturais e neurológicos, que, seguramente, irão contribuir positivamente em todas as suas atividades diárias. 

ANTES, PROCURE UM MÉDICO

Para evitar que pequenas lesões se tornem um grande problema no futuro, nunca se esqueça de procurar ajuda profissional antes de iniciar treinos de alto impacto. Mesmo com inúmeros treinamentos na internet, sua necessidade de treino pode ser diferente dos que estão disponíveis online.


Nathalia Marques