Sai, chulé: como tirar e evitar o mau cheiro dos sapatos? Você é daqueles que deixa os sapatos impregnados após usá-los o dia todo? Então veja essas 7 dicas para acabar com o mau cheiro gplus
   

Sai, chulé: como tirar e evitar o mau cheiro dos sapatos?

Você é daqueles que deixa os sapatos impregnados após usá-los o dia todo? Então veja essas 7 dicas para acabar com o mau cheiro

Confira Também

A cena é familiar: você chega em casa exausto após mais um dia de trabalho e tudo que deseja é jogar-se no sofá, na cama, na sua poltrona favorita. Logo depois de atravessar a porta, você tira aqueles sapatos que estavam apertados nos pés o dia todo e logo sente aquele mau cheiro terrível subir. É o temido chulé.

O chulé, apesar de bem desagradável, até que é muito mais normal do que você deve imaginar. Todo mundo já passou por situação parecida ou convive com alguém que é um verdadeiro atrativo para as moscas quando tira os sapatos.

LEIA TAMBÉM

Mas não é necessário se desesperar caso você passe pela situação descrita acima todos os dias. Existem diversas formas de eliminar o mau cheiro dos seus sapatos, desde usando métodos mais caseiros do tempo da vovó até apelando para a tecnologia.

Aqui, separamos 6 maneiras para você combater o mau cheiro dos seus sapatos de forma simples e rápida e deixar a preocupação com o chulé para lá de uma vez por todas.

#1 - APLIQUE TALCO NOS PÉS ANTES DE CALÇAR AS MEIAS

O talco é um dos melhores amigos de quem sofre com os odores do chulé. Isso porque o produto absorve a umidade dos seus pés e minimizam o suor, principal causador do mau cheiro. E você pode tanto aplicar o talco nos pés antes de calçar as suas meias quanto aplicá-lo diretamente no seu sapato no dia anterior e durante a noite, retirando o excesso antes de utilizá-los no dia seguinte. 

#2 - DEIXE BICARBONATO DE SÓDIO NOS SAPATOS APÓS USÁ-LOS

Assim como o talco, o bicarbonato de sódio - que tem mil e uma utilidades caseiras - atua absorvendo a umidade nos sapatos para evitar o mau cheiro, mas por ser um produto mais agressivo que o talco, jamais aplique-o diretamente nos pés, sob o risco de causar queimaduras dolorosas. O ideal é preparar pequenos sachês com bicarbonato e deixá-los no sapato após o uso e durante a noite inteira, retirando-os pela manhã antes de calçá-los novamente.

#3 - DEIXE CASCAS DE LARANJA, LIMÃO, OU TANGERINA NOS SAPATOS

Não é só o bicarbonato de sódio que possui várias utilidades caseiras. As cascas de frutas, como laranjas, tangerinas e também do limão podem ser suas aliadas no combate ao chulé. Para isso, basta que você as coloque (já bem secas) dentro dos seus sapatos e deixe-as lá durante a noite e retire apenas pela manhã. As propriedades cítricas das cascas irão ajudar a eliminar o mau cheiro nos calçados. Além disso, você reaproveita as cascas em vez de jogá-los no lixo.

#4 - COMECE A UTILIZAR PALMILHAS COM CONTROLE DE ODOR

Como sempre, a tecnologia mais uma vez vem ao nosso socorro em um momento de grande necessidade: no combate ao temido chulé. Sua contribuição vem na forma de palmilhas desenvolvidas especificamente para diminuir os odores. Basta comprá-las, recortá-las no formato do sapato que você deseja calçar e deixar qualquer preocupação com o mau cheiro de lado pelo resto do dia. Você pode encontrá-las nas lojas a partir de R$ 19,90.

#5 - DEIXE SEUS SAPATOS NO CONGELADOR DURANTE A NOITE

Um dos métodos mais não convencionais de impedir que o sapato fique com mau cheiro após um dia inteiro de uso é, acredite se quiser, congelando-os. Isso mesmo que você leu. Apesar de não haver nenhuma evidência científica que comprove sua eficácia contra os odores, muita gente acredita ser possível eliminar os fungos e bactérias que causam o chulé apenas deixando os calçados dentro do congelador. Evite fazer isso se o material do calçado for sintético.

#6 - NÃO USE O MESMO PAR POR MUITOS DIAS SEGUIDOS

Se você sofre com os odores do chulé, uma dica bastante simples e eficiente é alternar entre mais de um par de sapatos durante a semana. Isso porque usar o mesmo par durante vários dias, semanas, meses seguidos aumenta as chances de "sobrecarregar" o calçado e contribui para a proliferação de fungos e bactérias que causam o mau cheiro. Por isso, tenha mais de um par à disposição e deixe os que não for usar muito bem guardados.

 


Luis Carvalho