Quer virar vegetariano? Especialista dá dicas de por onde começar Saiba como mudar seu estilo de vida e se tornar vegetariano gplus
   

Quer virar vegetariano? Especialista dá dicas de por onde começar

Saiba como mudar seu estilo de vida e se tornar vegetariano

Confira Também

Virar vegetariano é uma decisão que assusta algumas pessoas, mas encanta muitas outras. Ainda mais quando essa escolha vem de forma genuína, como forma de protesto a matança de animais de forma cruel para servir de alimento para nós. Ainda sim, alguns não abraçam a ideia por medo de restringir a alimentação e da dificuldade em encontrar produtos que os satisfaçam – assim como aquele pedaço de bacon costumava fazer.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com muitos nutricionistas, o vegetarianismo colabora para uma saúde mais rica longe do comércio de alimentos de origem animal. Ainda reduz o desmatamento e agressões ao meio ambiente, já que o consumo de carne é um dos maiores causadores de derrubadas de florestas.

E quem pensa que carne é fundamental na dieta, está enganado: o Guia Popular para a Alimentação Brasileira reforça que o consumo de carnes ou derivados de animais não é imprescindível para ter uma alimentação saudável, e que mesmo vegetarianos precisam evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e dar preferência a alimentos mais naturais. Mas há ressalvas. “Muitos aspectos das condutas da dieta vegetariana são benéficos à saúde, no entanto, não consumir proteína e não ter um substituto 100% gera um equilíbrio de macronutreintes”, afirma Fúlvia Hazarabedian, coordenadora do Programa Bio Nutri da Bio Ritmo.  

Ainda de acordo com a profissional, não há piora à saúde ao deixar de comer carne, desde que a pessoa não troque as carnes por queijos e doces. Além de os queijos serem mais gordurosos, os doces contêm um perfil nutricional totalmente diferente da carne. Quanto ao ferro, em 100 g de carne vermelha há 2 mg. Absorvemos 18% do nutriente, ou seja, 0,36 mg. Em uma concha de feijão temos 4,2 mg de ferro, sendo absorvido 10% dele, resultando em 0,42 mg. Assim, vemos que a carne contém ferro de maior absorção, mas pelo fato de os feijões conterem mais ferro que elas, eles ainda preservam maior absorção. 

Fúlvia diz que alimentos como o ovo, vegetais verde escuros (couve, espinafre, escarola) leguminosas (feijões, lentilha, soja) e cogumelos são os melhores para substituir as proteínas e ferro que a carne contém. Mas, ainda assim, será muito difícil se tornar vegetariano? Quais são os passos que se deve seguir para alcançar uma alimentação livre de produtos animais? Fique atento a algumas dicas e descubra que não é tão difícil quanto parece:

ESTILO DE VIDA
É essencial ter a consciência de que o vegetarianismo não é apenas uma moda passageira (embora pareça). Trata-se de um novo padrão de vida e é necessário deixar de lado alguns costumes, como frequentar churrascos e rodízios de carne. É preciso se desapegar também do antigo paladar carnívoro.

É PRECISO REPOR AS PROTEÍNAS
É necessário repor a proteína que o organismo necessita para sobreviver. A soja é rica em proteína vegetal, mas a alimentação não pode ficar só a base de soja, é preciso buscar alimentos que contenham proteína, fibras e minerais também, como legumes, verduras e frutas em geral. Também é importante consultar um nutricionista para se informar dos novos padrões de alimentação a serem seguidos. “Qualquer pessoa que queira cuidar do corpo, manter a saúde, prevenir doenças e busca bem-estar, deveria ser acompanhado por um profissional nutricionista. Para pessoas que tenham dietas específicas, é ainda mais importante”, lembra a profissional. 

UM PASSO DE CADA VEZ
Vá substituindo sua alimentação e deixando aos poucos a carne, assim seu organismo não sofre com a queda de nutrientes. Retire primeiro as carnes mais pesadas, como carne de porco e carnes vermelhas. Posteriormente retire as carnes brancas, como frango e peixe. “A escolha por deixar de consumir carnes é pessoal e envolve muitos aspectos. Ser gradativo pode facilitar a adaptação da pessoa, mas não existe uma regra”, garante Fúlvia.

FRUTAS SÃO ESSENCIAIS
Consuma frutas variadas e sucos naturais, eles ajudam na composição de vitaminas e sais minerais necessárias para o organismo.

TRANSFORME-SE EM UM ESPECIALISTA EM ALIMENTOS
Invista em bons livros de culinária e acompanhe programas do gênero que costumam elaborar boas receitas para vegetarianos e informar os nutrientes de cada alimento e como eles agem no corpo.

CONTE COM AS CARNES PARA VEGETARIANOS
Se você quer bacon, poderá contar com um tofu defumado que tem um sabor parecido. Ou se quiser comer um bife ou uma carne-moída, troque-o pela versão de soja. Uma feijoada vegetariana vai tudo, menos carne animal para dar a vez a ingredientes mais leves e nutritivos, por exemplo. Você sempre encontrará versões vegetarianas ou veganas para os seus pratos favoritos, basta procurar.

NÃO FUJA DE CHURRASCOS
Quem disse que churrasco é lugar de carnívoros, se engana. O evento pode ser igualmente divertido se você souber se adequar, assim como em todas as mudanças que enfrentará neste caminho. Troque o churrasquinho tradicional por legumes, espetinho de queijo coalho, proteína de soja ou cogumelos, fica uma delícia.


ANTES DE TUDO, VÁ A UM NUTRICIONISTA
Quem é vegetariano precisa cuidar dos seus níveis nutricionais e, portanto, fazer exames frequentes para avaliar as taxas de ferro, magnésio, potássio e cálcio, dentre outros, no sangue. O sol, que nos ajuda a fabricar a vitamina D, é diariamente fundamental (pelo menos 15 minutos ao dia) e, como já dissemos lá acima, manter um bom nível de vitamina B12, para não adoecer. Para que você cumpra toda sua dieta e ainda tenha certeza que seu corpo está respondendo bem ao novo estilo de vida, é imprescindível consultar um nutricionista. Só ele irá saber como você irá adaptar seu corpo e paladar a nova dieta. 


Nathalia Marques