Barriga de tanquinho: 6 dicas de como ter uma Listamos algumas dicas importantes para você se preparar para a estação mais quente do ano com o abdome trincado gplus
   

Barriga de tanquinho: 6 dicas de como ter uma

Listamos algumas dicas importantes para você se preparar para a estação mais quente do ano com o abdome trincado

Confira Também

Saiu o inverno e entrou a época de primavera/verão. Nesses tempos de calor é super comum nós optarmos por roupas mais frescas e nos preocuparmos mais com a nossa saúde e alimentação, afinal, como brincam os nutricionistas, calor é sinônimo de cuidados com o corpo para os brasileiros. E não seria para menos, não é? Nessa época temos muito mais disposição para treinar e, consequentemente, lotar as academias do país em busca da sonhada barriga de tanquinho (ou o mais próximo disso).

VEJA MAIS:

Todos nós sabemos que não é algo tão fácil e rápido de se conseguir, mas há alguns atalhos. Para fazer com que a região abdominal alcance esse nível de condicionamento físico é preciso aliar uma boa dose de disciplina durante os treinos com outros detalhes, que certamente fazem a diferença, sendo determinantes para que a campanha “vem Verão” seja bem sucedida.

Para você que sabe que ainda dá tempo de correr atrás do tempo perdido e conquistar a sonhada barriga de tanquinho, nós listamos algumas dicas importantes e fáceis de encarar para você se preparar para a estação favorita do ano com o abdome trincado. Confira aí!

#1 – COMA (MUITO) BEM

Cerca de 80% de uma verdadeira barriga de tanquinho vem de uma boa alimentação, ou seja, ela começa na cozinha e continua na academia. Para emagrecer e conquistar os gominhos, sua dieta deve ser primeiramente acompanhada por um bom nutricionista, em seguida, é preciso cuidado para equilibra-la com proteínas magras, gorduras saudáveis e carboidratos complexos, de lenta digestão (arroz integral, feijão, batata doce). 

O consumo diário de uma quantidade adequada de proteínas irá permitir que seus músculos se desenvolvam e que você queime mais gordura, além de auxiliar no aumento de massa magra.

Carboidratos também são terríveis inimigos. Além de reterem água, promovem a liberação de grande quantidade de insulina, um hormônio que contribui para o acúmulo de gordura abdominal. E se não tiver carboidrato disponível, o corpo será obrigado a recorrer às gorduras como fonte de combustível para suas atividades. 

#2 – EXERCÍCIOS EM DIA

Segundo os profissionais de educação física, para auferir os resultados desejados não basta simplesmente exercitar o corpo. Antes disso, é preciso saber como fazê-lo apropriadamente. A musculação é um grande auxiliador para o crescimento de massa magra e, consequentemente, ajuda na barriga de tanquinho. No entanto, são mesmo os exercícios aeróbicos que são os maiores responsáveis pelos resultados.  Eles promovem a queima da gordura extra que se acumulou no entorno do abdômen. 

Além dos exercícios abdominais convencionais, existem, precisamente, nove variações de exercícios muito eficazes: abdominal sobre a bola suíça, abdominal inferior, abdominal oblíquo, abdominal com braços estirados, abdominal com as pernas suspensas, abdominal com suspensão da cintura, abdominal ponte, abdominal invertido, e o abdominal com a ajuda de uma corda elástica.

E se você é sedentário, não tem jeito: a menos que tenha contraindicação médica, tem que calçar mesmo o tênis de academia e se movimentar. Pode ser caminhada, corrida, spinning, pular corda, enfim, escolha o melhor exercício que se encaixa no seu estilo e na sua rotina.

#3 – TOME MUITA ÁGUA

Além de descanso e proteína, os músculos precisam de bastante água, também. As células musculares crescem mais rápido quando estão bem hidratadas. Isso sem contar que, se você está fazendo muito exercício, precisa repor todo o líquido que perdeu na transpiração – e em dias quentes isso é ainda mais importante. Por tanto, tome sempre, no mínimo, dois litros de água por dia.

#4 – DÊ PREFERENCIA A ALIMENTOS NATURAIS E POBRES EM GORDURAS

As gorduras são importantes para o bom funcionamento do organismo e não devem ser eliminadas do seu cardápio, nem mesmo em quem busca definição. Sempre que for comer uma refeição, troque as gorduras saturadas de origem animal por gorduras saudáveis, como o azeite extra-virgem, as nozes, abacate e peixes de água fria (salmão, atum, sardinha).

Prefira também as carnes vermelhas magras, e opte sempre que possível por frango, peixes e proteínas vegetais, que fornecem nutrientes sem o excesso de lipídios das carnes gordurosas.

Quando aos alimentos naturais, muitos sabem que os doces, frituras e refrigerantes são todos inimigos de uma barriga tanquinho, e ainda assim continuam comendo. Não há como ter uma barriga tanquinho rápido só comendo alimentos processados, ricos em gordura, sal e açúcar. Um abdômen definido passa antes por uma dieta adequada, com muitas verduras, legumes e frutas de baixo índice glicêmico. Além disso, os vegetais são ricos em fibras ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, diminuindo o inchaço na barriga e contribuindo para deixar a região mais lisinha.

#5 – MELHORE A SUA POSTURA

Além de provocar uma série de problemas a coluna em longo prazo, a má postura ainda interfere no aspecto ostentado pela região abdominal. Assim, andar curvado e sentar-se de maneira inadequada são hábitos que ajudam a produzir a temida “barriga de chope”. Essa consequência acontece porque enquanto a coluna não está ereta ocorre um relaxamento de toda a área na qual estão dispostos os ombros, situação análoga à região da cintura e dos glúteos. Os especialistas geralmente recomendam levantar-se em intervalos aproximados de uma hora para que você não acostume mal a sua coluna, além de procurar se policiar para sentar ou deitar de maneira adequada.

#6 – DURMA BEM

Parece uma dica óbvia, mas ela faz TODA a diferença se você quer ter mais disposição durante os treinos e garantir melhor resultados. Se você dormir as 7 ou 8 horas recomendadas pelos especialistas, será muito mais fácil acordar cedo para as atividades físicas, além de que seus músculos estarão devidamente descansados dos exercícios intensos. Uma boa noite de sono influência não só na sua disposição, mas também em várias outras áreas do organismo que irão te ajudar a manter o seu metabolismo saudável.


Nathalia Marques