Glândulas de Tyson: entenda o que são e por que elas aparecem Entre 8% e 12% dos homens apresentam glândulas de Tyson hipertrofiadas. Veja como tratar do problema e evitar constrangimento gplus
   

Glândulas de Tyson: entenda o que são e por que elas aparecem

Entre 8% e 12% dos homens apresentam glândulas de Tyson hipertrofiadas. Veja como tratar do problema e evitar constrangimento

Confira Também

É muito possível que você sequer tenha ouvido em falar delas – a menos que elas já tenham lhe incomodado -, mas saiba que elas não têm nada a ver com o famoso lutador de boxe norte-americano. As pouco conhecidas Glândulas de Tyson, batizadas em homenagem ao cientista que primeiro descreveu suas funções em 1694, são comumente confundidas com sintomas de DSTs e costumam causar preocupação aos primeiros sinais de sua manifestação. Porém, antes de qualquer conclusão ou ação precipitada, é melhor entender melhor o que são as tais glândulas.

VEJA TAMBÉM

Para tal, conversamos com Dr. José Windsor Angelo Rosa, médico urologista, integrante do Conselho Administrativo, Técnico e Operacional (CATO) da Central Nacional Unimed. Confira:

O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM AS GLÂNDULAS DE TYSON?

As Glândulas de Tyson são minúsculas estruturas presentes no pênis de todos os homens cuja função é proteger e lubrificar o órgão sexual masculino por meio da excreção de substâncias que, quando acumuladas, formam aquela secreção esbranquiçada no pênis, chamado esmegma.

QUE TIPO DE PROBLEMA PODE APARECER NAS GLÂNDULAS?

Estima-se que entre 8% e 12% dos homens no mundo todo apresentem um crescimento anormal dessas glândulas que as fazem ficar com aparência de pequenas bolinhas brancas ou crescimentos anormais de pele esbranquiçada na base da glande do pênis. "Apesar de eventualmente assustarem seus portadores, são benignas, ou seja, não cancerígenas", afirma o Dr. José Windsor, " mas é fundamental ir ao médico para que identifique se são mesmo glândulas de Tyson ou HPV (vírus do papiloma humano que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões). Há muita confusão entre as glândulas e HPV, mas o médico especialista faz o diagnóstico correto e acaba com esta dúvida", conclui o especialista.

QUAL O TRATAMENTO MAIS RECOMENDADO PARA AS GLÂNDULAS DE TYSON?

Apesar de serem consideradas esteticamente desagradáveis, infelizmente não há nenhum tipo de tratamento para fazer com que elas voltem a seu tamanho "natural". Isso porque as glândulas de Tyson não são consideradas um risco para a saúde do homem, então é comum médicos evitarem recomendar procedimentos desnecessários. Também não há pomadas ou cremes para tratar as indesejadas bolinhas no pênis.

O QUE UM HOMEM JAMAIS DEVE FAZER SE ESTIVER INCOMODADO COM SUAS GLÂNDULAS?

Nunca, de forma alguma, tente arrancar ou estourar as glândulas de Tyson, principalmente sozinho. Como as bolinhas brancas na glande costumam assustar muitos homens por sua semelhança com um dos principais sintomas do HPV, há casos de quem já tenha tentado removê-las com tesouras (acredite!) ou até mesmo espremendo-as como se fossem espinhas. Porém ambos os procedimentos podem machucar o pênis e necessitar de cuidados médicos urgentes, então pense melhor antes de arriscar-se.

A CIRURGIA É RECOMENDADA EM CASOS DE GLÂNDULAS MUITO APARENTES?

Como as glândulas de Tyson muito aparentes não são consideradas nenhum tipo de anomalia, a cirurgia não costuma ser uma opção. Porém, nos casos em que as bolinhas hipertrofiadas causam constrangimento no paciente, é possível que o médico realize um procedimento de eletrocauterização para removê-las. Porém, não é sempre que isso acontece e o homem pode ter que aprender a conviver com as glândulas "avantajadas" pelo resto da vida.

COMO EXPLICAR PARA SUA PARCEIRA SOBRE AS GLÂNDULAS DE TYSON?

Apesar da ocorrência de glândulas de Tyson não ter relação alguma com doenças sexualmente transmissíveis, principalmente o HPV, sua estranha aparência pode ainda ser um obstáculo no seu relacionamento, ainda mais se ele for recente. Com exames em mãos, sente-se com sua namorada e explique a ela o que são as tais glândulas e que não há motivo de preocupação. Se ela encanar com a aparência, você pode recorrer à eletrocauterização ou abrir mão de dispensar a camisinha durante o sexo.

É POSSÍVEL RECEBER SEXO ORAL MESMO TENDO GLÂNDULAS HIPERTROFIADAS?

Em teoria, a presença de glândulas de Tyson hipertrofiadas de nada interferem na relação sexual, mas como já foi dito anteriormente, seu aspecto incomum pode ser um problema para sua parceira. Caso você opte por não passar pela eletrocauterização para retiradas das bolinhas brancas, a melhor opção é que o sexo oral seja feito com camisinha para o maior conforto do casal.

 


Luis Carvalho