Tatuagem em pele negra: veja dicas e cuidados na hora de fazer a sua Por conta da melanina, os cuidados ao tatuar a pele negra devem ser redobrados. Veja nossas dicas gplus
   

Tatuagem em pele negra: veja dicas e cuidados na hora de fazer a sua

Por conta da melanina, os cuidados ao tatuar a pele negra devem ser redobrados. Veja nossas dicas

Confira Também

Não é segredo para ninguém que tatuar pele negra é diferente de tatuar pele branca, não só pela óbvia distinção do contraste da cor da tinta com a pele, mas principalmente porque nem tudo que funciona bem em um tom de pele pode funcionar em outro. A pele negra possui ainda uma maior dificuldade de cicatrização e facilidade na formação de queloides. Tudo isso faz com que os cuidados em tatuar uma pele um pouco mais escura sejam dobrados. 

E são muitos os negros e as negras que desejam tatuar a pele, usando e abusando dos tons de tintas e rabiscos para deixar a tatuagem como desejam. Entretanto, são poucos os estúdios e profissionais que buscam entender a diferença nos tons de pele e as consequências que uma tinta mal aplicada pode gerar com o passar do tempo. Por esta razão, é imprescindível acompanhar o trabalho de um profissional cuidadosamente antes de fazer ou retocar uma tatuagem em um tom de pele mais escuro, principalmente quando pretende utilizar mais de uma cor.

“Quer dizer que não pode fazer tatuagem colorida, então?” Não é isso. Como disse ali em cima, a tinta tende a “grudar” mais na pele branca, enquanto a pele negra requer mais cuidados, já que são mais propensas a manchas por conta do nível de melanina presente na pele. 

Por possuir essa alta concentração de melanina, os negros normalmente tem a pele mais oleosa, influenciando assim as cores na hora de tatuar. É claro que não existem tipos de tintas diferenciadas para os negros, mas o que existem dicas que você deverá seguir como: escolher um bom tatuador, tipos de tatuagens, bom uso de sombras, a forma correta de manusear a agulha na pele, entre outros cuidados.

PROFISSIONAL

Já falei e repito: na hora de fazer a sua tatuagem, procure por um bom profissional. Se ele tiver experiência no seu tipo de pele siga as orientações e sugestões dele(a) em relação ao desenho, cores e cuidados necessários com a sua tatuagem para evitar futuros arrependimentos.

CORES

Ao escolher o desenho que irá aplicar, converse e explique todos os cuidados e problemas que podem acontecer com o tatuador ou um dermatologista. Geralmente, as tatuagens em preto e cinza são as mais indicadas, mas nada impede que sua tatuagem tenha cores, no entanto, só é preciso pensar quais são as mais indicadas para cada tonalidade. 

Tatuagem com cores quentes, por exemplo, não costumam pegar bem em peles mais escurar. Já as cores frias aderem melhor. Mesmo assim, por conta da melanina, a tinta precisa ser de tom mais escuro, pois é aplicada embaixo da epiderme – por isso as tatuagens com tons preto são as mais indicadas. 

A tinta branca também não é nada indicada para quem tem a pele negra. Isso porque a cor clara é mais densa e pode dificultar ainda mais a cicatrização. Sem contar que o contraste entre as tonalidades é muito intenso. Vale mais a pena investir na cor branca apenas nos detalhes sua tatuagem, ok?

CICATRIZAÇÃO

Para não haver problemas na hora de tatuar, é recomendável conversar com um dermatologista para saber se você tem maior propensão a quelóides - aquelas cicatrizes mais altas na pele e que geralmente só saem com cirurgia - que podem acabar interferindo no desenho e na cicatrização da tatuagem.

TUDO FEITO

Depois de tatuar, aí sim os cuidados a seguir serão os mesmos que o de qualquer outra tatuagem: usar e abusar do protetor solar, fazer uma limpeza diária com sabonete neutro, hidratar frequentemente, usar pomadas recomendadas para a cicatrização acontecer sem grande problemas, se alimentar bem e, claro, não tomar sol na tatuagem em hipótese alguma pelos próximos quarenta dias. 


Nathalia Marques